web page hit counter
Domingo, Janeiro 15, 2006

Babado Novo faz sucesso com disco de repertório aquém do padrão pop baiano

Verdade seja dita: o Babado Novo é um sucesso. O recém-lançado quarto disco do grupo, O Diário de Claudinha, já vendeu 50 mil cópias no embalo do estouro da faixa Bola de Sabão, uma das músicas mais tocadas atualmente nas rádios de todo o Brasil. Se estivéssemos em tempos pré-pirataria, o CD certamente já teria ultrapassado os 100 mil exemplares vendidos.

Fala-se muito no carisma da vocalista do grupo, Cláudia Leite (foto), para justificar tanto sucesso. O argumento deve ter algum fundamento, pois a música do Babado Novo - e aí devem ser incluídos todos os discos da banda e não apenas o recente O Diário de Claudinha - sempre esteve muito aquém do padrão pop baiano. No gênero rotulado como axé music, já houve bandas muito melhores. Quem duvida que ouça um disco antigo de Cheiro de Amor, Eva ou Banda Mel para comprovar a queda de qualidade!!

Com ou sem carisma, o fato é que Cláudia Leite canta um axé de nível mais rasteiro do que o gravado por cantoras como Daniela Mercury, Margareth Menezes e mesmo Ivete Sangalo, que, exceto por uma ou outra música, tem gravado repertório bastante irregular em sua carreira solo.

O Diário de Claudinha é um CD fraco. Tão ruim quanto os três anteriores do Babado Novo. Mas Bola de Sabão pegou. O inegável sucesso do disco e a lotação dos shows da banda - que tem reunido multidões como a que fez tremer o Aterro do Flamengo em recente apresentação ao ar livre - são indícios que o padrão da axé music baixou. Pena, pois os compositores do gênero ainda produzem músicas boas. Basta ouvir Balé Mulato, o último disco de Daniela Mercury.

13 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Dá-lhe Mauro e sua eterna mania de puxar o saco de Daniela Mercury. Até para falar do Babado Novo o dito "crítico musical" (está mais para fofoqueiro de plantão) tem que dar uma forcinha à sua protegida Daniela Mercury!

Fala bem de Daniela, mas chama Simone e Ana Carolina de bregas. E ainda tem gente que acha que Mauro leva em consideração apenas a música!

Mas é isso aí. Daniela tá mesmo precisando de um empurrãozinho na carreira e são poucos os críticos musicais que se prestam a esse papel!

15:48  
Anonymous said...

Peraí... existe axé que não seja rasteiro? Cotonete nesses ouvidos, meu caro Mauro.

20:50  
Anonymous said...

Se o cd do Babado Novo é ruim, o da Ivete Sangalo é péssimo. "O Diário de Claudinha" supera e muito o "As Super Novas". Mas isso ninguém fala, só pq Ivete Sangalo agora está no auge e é a queridinha da mídia.

22:48  
Anonymous said...

Hahahaha...

Não vemos no cd As Super Novas músicas como Piriripiti, Sucuturo e Pororoca.

Tirando pororoca, alguém sabe o que significa Piriripiti e Sucuturo?

Babado Novo nunca gravou um cd bom. Pelo contrário, forjou um disco ao vivo com o "Sem-vergonha ao vivo", que todos sabem que foi gravado em estúdio e adicionadas palmas e assobios no estúdio para parecer "ao vivo."

Não é à tôa que Cláudia é conhecida como clone de Ivete e vive à sombra da mesma!

O "Diário de Claudinha" supera mesmo o "As Super Novas". Supera em mau-gosto e em bobeiras!

06:45  
Anonymous said...

A diferença entre Ivete e Cláudia é que Ivete tem 12 anos de carreira sólida, construída com honestidade. Ivete nunca precisou clonar ninguém para aparecer na mídia ou para divulgar suas músicas.

Ainda que As Super Novas esteja aquém do talento de Ivete, ela tem anos de estrada. É natural que, em algum momento, todos os grandes artistas cometam equívocos em sua carreira. Viram o que aconteceu recentemente com Maria Rita?

O problema do Babado Novo é que desde o começo o grupo se equivoca. Qual a grande canção do Babado Novo? Safado, Cachorro, Sem vergonha? Cai fora? Sucuturo? Tenham paciência...

Babado Novo vai seguir o mesmo caminho do É o Tchan. Fez sucesso mas foi esquecido! São até do mesmo empresário, né?

Antes de falarem de Ivete Sangalo, procurem ouvir a poesia da música Lirirrixa, do Babado:

"Lirirrixa de baleia, badala, badala, badala, rucutu, tam tam tam..."

07:13  
caçula said...

claudinha leite é uma gracinha !

daniela faz new mpb
maga faz world musica
ivete , bem ivete deixa pra lá ...

07:34  
Carlos said...

Cládia Leite é uma tentativa desesperada da gravadora Universal em criar uma nova Ivete Sangalo.
Infelizmente nosso povo se acostuma, cada vez mais, a consumir música em qualidade. Acho lamentável que grupos como Babado reinem nas programações da radios.

13:22  
Anonymous said...

Fãs do Babado falarem mal de Ivete Sangalo soa como piada.

Cláudia copia os passos de Ivete, tanto que é considerada cópia dela. O diferencial é o axé de "nível rasteiro" que Cláudia canta, como disse o Mauro Ferreira.

O mais interessante é que os fãs do Babado sabem que Cláudia está num nível bem inferior. Aí usam o nome de Daniela para tentar desmerecer Ivete.

Graças a Deus Ivete nunca nos obrigou a ouvir músicas tão "poéticas" como Lirirrixa!!!!

Ivete faturou no ano passado o prêmio TIM de música e um Grammy Latino. Quando será que Cláudia vai faturar esse tipo de prêmio, hein???

Não é à toa que Babado e o É o Tchan pertencem ao mesmo grupo/empresário. O empresário em questão é mestre em inventar porcarias!

13:56  
Fernando said...

Anônimo, não precisa se esconder, é nítido que os 3 comentários que defendem a Ivete Sangalo foi feito pela mesma pessoa, tem o mesmo conteúdo e forma de escrever.
E não adianta comparar letras, que a Ivete tb tem muitas letras podres. Isso é característica de hits do axé. Não estou julgando as cantoras em si. Até acho a Ivete Sangalo melhor cantora e com melhor trajetória que Claudia Leite. Estou julgando é o último trabalho delas. E é inegável que o último cd do Babado novo é melhor que o Super Novas. Ivete errou feio nesse trabalho, parece que fez às pressas e não escolheu direito. Está lamentável. Sempre admirei o trabalho dela e por isso mesmo esperava uma coisa boa, ainda mais depois de 4 anos sem um cd de músicas inétidas e deu até raiva quando escutei o novo cd.

08:40  
Anonymous said...

Mano Freire disse:

É perda de tempo ficar fazendo comentários em relação a esse pessoal chato que ainda faz música baiana.Os fãs de Ivete, Daniela e essa Claudinha que foi uma porcaria no especial do chatólogo Roberto Carlos, ainda tem duvidas que essas cantoras foram feitas pra enchear os caixas das grvadoras picaretas da vida? E da pirataria também? Gente, é a mesma coisa de sabonete e perfume pra vender....Atrás da axé-music, só vai quem já morreu. Discutir os discos dessas figuras é mesmo que dicutir fotonovela e livros de Sabrinha. Me ajude pelo amor de Deus. É por isso que a Globo manda e desmanda nesses otários.

16:58  
said...

Gosto muito da Ivete Sangalo e da Cláudia Leite. Não concordei com a crítica do anônimo, já que a música "arerê" da Ivete, segue o mesmo tipo, e mesmo assim estourou. Não sei o que é "arerê", talvez na Bahia as pessoas saibam o que é (isso não é crítica nem nada, apenas moro em Minas, não sei se isso é uma gíria regional ou apenas uma palavra inventada). "Um lobby, um hobby, um love" também, mesmo que arerê tenha algum significado, acaba com o sentido do refrão.
Tudo bem, esse álbum da Cláudia exagera no quesito "músicas sem sentido algum", mas isso não quer dizer que o álbum seja ruim. Porque não criticaram "uôô verdadeiro amô..." da Daniela Mercury, em "O Canto da Cidade"? O verdadeiro amor dela mora nessa cidade, é isso?
Todo mundo sabe que a maior preocupação no axé não é fazer versos de Camões, é fazer uma música leve e descompromissada,que agite as pessoas e que cause empatia. Gosto de axé, gosto da Ivete e gosto muito de Cláudia Leite. Dizem que ela imita a Ivete e dizem que ela canta mal. Ora, se ela realmente imita a Ivete, ela não deve cantar mal, porque a Ivete não canta mal.
E essa história de imitar a Ivete Sangalo... se fosse mesmo imitação, ela já teria caído, não teria lançado quatro CD's, não faria sucesso, não teria tantos fãs e não levantaria a platéia em seus shows. Ninguém vai a um show pra ver imitação, e se Cláudia Leite e o Babado Novo fazem sucesso, talento eles têm.

21:43  
Ylos said...

Não concordei com a crítica feita pelo usuário anônimo, alfinetando as músicas Piriripiti, Sucuturo e Pororoca.

Lembrem-se que Arerê segue o mesmo esquema "música sem sentido", e foi sucesso.

Ao falar de Lirirrixa, ele se esquece de "arerê ê ê um lobby um hobby um love com você..." ou qualquer outra coisa, porque, mesmo gostando muito da Ivete, tenho que confessar que esse verso não fez sentido nenhum. E nem deve fazer, não é obrigação de uma música de axé. "Boquinha da Garrafa" do Tchan é uma música sexista repleta de segundas, terceiras e quartas intenções, mas estourou e marcou uma década.

Gostei muito desse álbum do Babado Novo, como aliás gostei de todos os outros, sempre escuto e acho que ela nem é mais uma promessa, ela já começa a se consolidar como uma musa do axé. Não terei a pretensão de colocá-la no patamar da Ivete (patamar não de talento, ou de concorrência, mas de tempo de carreira e de prêmios, já que Cláudia é nova e Ivete é veterana, mas não dá sinal de fraqueza e tem décadas pela frente).

Não estou desmerecendo a Ivete Sangalo, pelo contrário, não tem nem como não gostar dela, bonita, canta muuuito bem, é simpática e levanta multidões. Mas Cláudia Leite faz isso também, e muito bem.

O usuário anônimo também alega que o grupo Babado Novo não tem uma grande canção. Não quero colocar minha teoria como verdade absoluta, nem quero ficar rendendo conversa, o fato é que me pareceu que, pra ele, grandes músicas são de "Festa" a "Poeira" etc. Não, concerteza, o Babado Novo (ainda) não tem, mas muitas músicas caíram no gosto popular. E até o rei gostou, senão, não teria ele mesmo feito o convite pra Claudinha cantar no especial de final de ano.

Cai Fora, Eu fico, Amor Perfeito (do Roberto Carlos), Bola de sabão, Safado cachorro sem vergonha, todas elas são grandes sucessos do Babado Novo sim, mesmo não tendo conquistado proporções imensas como Poeira (cantada até na Copa), ficaram na boca do povo.

Ivete Sangalo, ao sair da Banda Eva, não caiu no trono em que está hoje. Passou por muitas provações, amargou uma queda significativa da venda de cópias, mas ainda assim se tornou a mulher do axé music. Então, porque o Babado Novo e Cláudia Leite não podem se consolidar também, mostrarem seu talento? Talvez essa seja a provação que eles estejam passando, e estão passando sobre ela muito bem...

21:58  
Rá e Ylos said...

Só lembrando: Rá e Ylos são a mesma pessoa. É porque eu olhei e não vi o cometário que eu tinha feito, só depois de escrever o outro que eu percebi que havia moderação nos comentários e por isso ainda não tinha sido publicado. E eu tinha esquecido meu nome, mas isso é outra história, porque eu costumo esquecer qualquer coisa.

09:27  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006