A versão de Zélia para Rice é a melhor
Com o lançamento esta semana do DVD e CD Ana & Jorge ao Vivo, gravados por Ana Carolina e Seu Jorge com a versão de The Blower's Daughter feita pela cantora, cabe ainda um posicionamento em relação ao controvertido fato de Zélia Duncan também ter vertido a mesma música do irlandês Damien Rice para a gravação simultânea de Simone: a letra de Zélia é a melhor. Ao criar os versos de Então me Diz, Zélia se aproximou mais da refinada poética de Rice. Intitulada É Isso Aí, a letra de Ana não alcança o mesmo grau de sofisticação atingido por Zélia - ainda que sua versão seja realmente a mais melódica, a que mais gruda no ouvido, a que mais tem jeito de hit popular. Por conta do tom visceral da cantora. Mas a gravação de Simone, delicada e sem tanto apelo, tem mais a ver com o universo da novela Belíssima, de cuja trilha é um dos principais destaques. Enfim, aparentemente acalmados os ânimos dos fãs das intérpretes, cada um que curta a sua versão preferida em paz! Ou então que ignore ambas, pois vale ressaltar novamente que nenhuma das duas sequer roça o tom sublime do registro original de Rice.
16 COMENTÁRIOS:
Até que enfim o colunista manifesta uma opinião lúcida, sem rancores, quanto a questão. Nada tenho contra ou a favor de Ana ou Simone, mas me parece evidente que a letra de zélia é mesmo a melhor.
Sim, concordo. A letra de Zélia tem mais a ver com a original, mas acho desnecessário voltar a este assunto.
Na minha pequena opinião, ambas foram infelizes em suas versões!
A original não merecia nenhuma versão... Pq nem de longe elas nos permite ter a beleza da original..
Mass.. a Zelia pode até ter feito uma letra melhor, que tb concordo.. Porem é horrível ter que escutar a voz da Simone interpretando, soando sempre o "Então é Natal", parece que ela perdeu sua identidade depois dessa música.
Por isso, a Ana e o Seu Jorge, estão mil anos a frente em sua interpretação, mesmo com uma letra mais pobre.
Nunca fui fã de Simone, mas qualquer pessoa de bom senso ouve uma versão, ouve a outra e sabe que a letra de Zélia carrega imagens poéticas mais trabalhadas.
Acho as duas uma droga! Que mania dessas mulheres - versões - essa canção é daquele tipo que fica ridícula traduzida.
ROSEMBERG
GOSTO DA VERSÃO DA SIMONE, MAS ACHO QUE SE A MUSICA NÃO TIVESSE SIDO INCLUIDA COMO TEMA DOS PROTAGONISTAS DA NOVELA DAS 8, NÃO TERIA ESSA REPERCUSSÃO TODA.
BERGRJ@HOTMAIL.COM
MAURO NAO EH O UNICO QUE ACHA ZELIA E SIMONE MELHORES....
Entao me diz///Eh ISSO AI
CULTURA
27/11/2005 - 21h25m
Zélia Duncan e Simone fazem a melhor versão de 'The blower's daughter', de Damien Rice
Jamari França - Globo Online
RIO - Ana Carolina e Zélia Duncan, autora da versão gravada por Simone, não estão sós no encantamento pela canção "The Blower's daughter", do trovador irlandês Damien Rice. A canção transformou "O", um álbum feito em casa com tiragem inicial de mil cópias, num sucesso com vendas planetárias superiores a 2 milhões de cópias.
O filme "Closer - perto demais" não seria o mesmo sem esta música, que potencializou as histórias de amor cruzadas entre a fotógrafa Anna (Julia Roberts), o médico Larry (Clive Owens), o jornalista Dan (Jude Law) e a stripper Alice (Natalie Portman).
A letra original é enigmática já no título, "A filha do soprador", que Damien não explica. Em entrevistas, ele disse que muitas músicas deste disco de estréia são sobre uma mulher por quem foi obcecado. Sites de fãs dizem que a letra é sobre a filha do professor de clarinete dele.
Damien não é adepto de letras explícitas: "É isso aí/ Exatamente como você disse que seria/ A vida me trata bem/ A maior parte do tempo/ É isso aí/ A história mais curta/ Sem amor, sem glória/ Nenhum herói em seus céus."
Ana e Zélia se inspiraram no original e usaram principalmente o verso repetido obsessivamente "Não posso tirar meus olhos de você", ao qual Zélia deu uma abordagem mais poética ao escrever "eu não sei olhar sem você", com as variações "eu só tenho olhar para você" e "Eu só sei olhar para você".
Já Ana Carolina usou uma variação do original "eu não sei parar de te olhar", alternada com "não vou parar de te olhar" e "Eu não me canso de olhar". Zélia foi igualmente enigmática na estrofe "Então me diz/ Faz frio agora/ A musa inglória partiu/ Negando seu papel".
Ana também fez mistério com "um vendedor de flores ensina seus filhos/ A esconder seus amores", que talvez só faça sentido pela necessidade de rimar.
Em compensação foi feliz nos versos "É isso aí/ Há quem acredite em milagres/ Há quem cometa maldades/ Há quem não saiba dizer a verdade".
Simone fez uma interpretação intimista, mais sintonizada com o original, incluída em seu CD ao vivo, lançado pela EMI, mas como faixa bônus, numa gravação em estúdio. A canção rende bem na sua voz quente, pontuada por um cello como na gravação de Damien.
Ana gravou ao vivo com Seu Jorge num disco dos dois lançado pela Sony BMG. Ana ficou em seu estilo berrado e arrastou Seu Jorge junto, levando a canção do intimismo para o desespero. As intervenções da platéia também cortam o clima. O esforço conjugado de Simone e Zélia teve o melhor resultado. A canção está na novela ''Belíssima", como tema da personagem Júlia Assumpção (Glória Pires). ..
COITADINHA DESSA CAROLINA
MENINA LIMPA ESSE TEU OUVIDO SUJO E SAIBA DIFERENCIAR AS MUSICAS SUA BURRA,
DESDE QUANDO UMA COISA TEM HAVER COM OUTRA
RIDICULA E RECAUCADA
NO MINIMO GOSTARIA DE TREPAR COM A SIMONE E COM A ZELIA, MAS EH FEIA E AS CANTORAS NAO QUEREM VOCE.....HEHEHEHEHEHEHE
VIVA ZELIA
VIVA SIMONE
Detesto versoes.
Porem a da ZELIA DUNCAN Na interpretacao QUENTE da Simone ta nota 10!!
A DA ANA E SEU JORGE EU TO FORA E ATE JA BRIGARAM ....A ANA E SEU JORGE CAIRAM NA PORRADA!!!! SERA POR CONTA DA MUSICA E OLHA QUE O DVD NEM SAIU DIREITO AINDA....
são duas versões medíocres que parecem ter saído do diário de um adolescente...muito fracas mesmo!
A versão de Simone condiz melhor...
SIMONE POR MILTON NASCIMENTO
PARA A NOVA GERAÇÃO-
la me foi apresentada por Hermínio Bello de Carvalho, logo nas
primeiras horas de sua vida estelar. Já chegou de branco, em
respeito a Pai Oxalá, cresceu imediatamente dentro do meu coração
sem pedir licença e foi totalmente aceita, na música e na amizade.
Hermínio e eu produzimos seu disco "Gotas D'Água" e daí pra frente,
foi só colher os louros.
Este novo CD e DVD foi pra mim uma comemoração de tudo o que
vivemos, os compositores, autores e parceiros na voz. Daí, reunir
Zélia Duncan, Ivan Lins e eu, foi fácil.
Só pegar o telefone e dizer: - "Venham". E nós viemos.
Repertório lindo, direção maravilhosa e músicos idem. Só podia dar
no que deu: muita beleza.
O Bituquinha estava com muita saudade e ficou super feliz.Todos os
que participaram ficaram felizes e emocionados. E o público!!! Que
público!!! Todos cúmplices desse templo de amor.
Simone, beleza, amada, querida.
Parabéns e muito obrigado.
Te amo muito!
Beijos mil do seu servo,
(Bituca) Milton Nascimento
...Mauro Ferreira voce fica repetindo notas!!!deve ser pq Ana Carolina atrai leitores né...esta nota é repetida e desnecessária, vc pretendia criar novamente polemica...desta vez não rolou...nos de informações, não fofocas, acaba os leitores colocando textos de outros jornalistas...
Não tem como ficar repetindo Mauro.
Já está claro que a Ana Carolina só quer encher o bolso, deixa a menina vender, ela precisa disso, está cercada de sangue suga, deixa ela, a música fica dividida entre os que cantam e os que ganham...um dia quando acordar vai começar a ouvir a Zélia, A Adriana, a Simone, a Verônica Sabino, a Monica Salmaso, a Teresa Cristina, a Renata Arruda e quem sabe ela perceba o que fez da carreira, né? Porque o dinheiro compra muita coisa, mas bom gosto ou se tem ou não se tem, e ela começou bem, a primeira versão da carreira foi sensacional, e lhe rendeu reconhecimento e dinheiro, a versão atual lhe rende dinheiro, a próxima, ninguém sabe....
A versão da Zélia é melhor porque se encaixa na trama da novela? Faça-me um favor.
Ana Carolina é notícia! Deve ser por isso que esse carinha escreve tanto sobre ela,né? Ou será que ele é mais um fã disfarçado? Fala sério,né?
Postar um comentário
<< Home