web page hit counter
Terça-feira, Dezembro 27, 2005

Shirle estréia em disco na cola de Elis

Resenha de CD
Título: Nada Será como Antes
Artista: Shirle de Moraes
Gravadora: Sony & BMG
Cotação: * * *

Shirle de Moraes é gaúcha. Como Elis Regina. Projetada em escala nacional na edição 2005 do programa Fama, do qual conseguiu ser uma das finalistas, a cantora acabou contratada pela Sony & BMG e estréia em disco, aos 27 anos, com repertório ousado. Nada menos do que oito das 12 músicas de Nada Será Como Antes foram extraídas do cancioneiro gravado por Elis nos anos 70 e 80. Shirle persegue não somente o repertório, mas também o estilo da Pimentinha. E o produtor Guto Graça Mello - talvez instruído pela diretoria da gravadora - ainda realça essa perseguição. O arranjo da faixa-título, por exemplo, parece xerox do registro de Elis.

Ainda que esteja muito na cola de sua saudosa colega conterrânea em faixas como Vecchio Novo e O Rancho da Goiabada (dois inspirados lados b da discografia de Elis), Shirle de Moraes mostra - por isso mesmo - que é boa cantora. Tem voz segura, afinada e de razoável extensão. Além de um suingue que a faz subir e descer com desenvoltura os contornos da Ladeira da Preguiça (Gilberto Gil) - somente para citar uma das melhores interpretações do disco. Nem parece uma principiante. Depois de Roberta Sá, Shirle é a participante do Fama que apresenta o melhor disco, com grandes chances de permanecer no mercado fonográfico.

O disco é bacana, mas seria ainda melhor se o produtor tivesse podado os excessos vocais da cantora em Boneca de Cera, rock-balada do repertório do Ira! - faixa pop que entra em sintonia com as duas inéditas fornecidas por Vanessa da Mata. Sem Saída e Acode confirmam a inspiração da compositora mato-grossense - hábil na construção de melodia, ritmo e versos que parecem feitos uns para os outros. No meio de inéditas de Vanessa e de sucessos de Elis como Aprendendo a Jogar, em que Shirle tenta em vão reeditar as piruetas vocais da Pimentinha, ainda há espaço para delicada toada, Por Causa de uma Paixão, parceria inédita de Alexandre Leão e Manuca Almeida. A faixa mostra que, se tivesse tido a paciência de garimpar repertório próprio, Shirle de Moraes poderia ter feito disco estupendo. Mas Nada Será como Antes é promissor começo. Apesar de tantas desnecessárias referências a Elis...

19 COMENTÁRIOS:

Rodrigo said...

Assisti a última edição do "Fama" e fui cativado pela voz e carisma de Shirle.
Fico feliz, que ela já tenha lançado disco. Tô louco pra ouvir.

19:05  
Anonymous said...

Bem, o disco ta indo bem ans prateleiras! A primeira tiragem ja foi embora! Bem é o q a loja de cd q eu fui comprar meu cd disse! Q por causa do recesso do fim de ano a gavadora so lança nova tiragem ano q vem!

19:10  
Diogo ! said...

Assisti o Fama e me lembro dela . Realmente canta bem e lembra ( um pouco ) Elis .

Não sei se precisava " ficar na cola " da pimentinha . Mas pelo menos está imitando o que é bom , ou melhor ótimo .

Quero ouvir esse CD , o da Roberta Sá me surpreendeu . Tomara que o da Shirle também me surpreenda ! Esse ano nào tivemos nenhuma grande revelação ...

Sucesso pra ela .

OBS : Pra mim o melhor CD de MPB do Ano foi o Tanto Mar de Fafá de Belém .

Mauro ? Não vai falar dele não ??

Foi bem de vendas ? Fafá soube escolher bem o ( longo ) repertório de Chico . Outra coisa , já está certo que Teresa Cristina lance um CD só com sambinhas de Chico ano que vem ?


Parabéns pelo Blog !

01:47  
Claudio said...

Ela é ótima. Achei que o Guto seria mais a original, mas pelo visto ficou no óbvio. Acho que isso vai prejudicar a chegada dela no mercado. Afinal, é um fardo girar em torno de Elis. Que o diga a Maria Rita!

07:32  
Errudito said...

Pena que ela não ganhou, merecia. Tomara que ela segure as pontas da carreira. A Shirle era vocalista de uma banda que fazia um sonzinho bem bacana na região aqui, a "Macacos de Bermuda".
Abraços
Reges
Ijuí/RS
errudito.blogspot.com

08:37  
digo said...

Coitada. Pode até ser talentosa, mas com uma estratégia dessas, está ferrada. Imagina, repertório da Elis... que idéia de gerico. Esses diretores artísticos de gravadoras continuam os mesmos imbecis de sempre. E o pior é que se acham gênios. É por isso que essa porcaria de indústria fonográfica está falindo. Combater a pirataria e diminuir os preços dos cds eles não sabem. O que eles sabem fazer bem mesmo é alimentar o mercado negro do jabá, fabricando grupos de pagode, funk, duplas sertanejas, popzinhos tolos e pagando uma fortuna pras rádios tocarem. E, quando aparece uma boa cantora como a Shirle, o que eles fazem? Acabam com ela, jogam-na aos leões. Elis Regina... francamente... me poupem. Com tantos Marcelo Camelo, Rodrigo Maranhão, Edu Krieger, Fred Martins, Pedro Holanda, Rubinho Jacobina, Raphael Gemal e Alfredo Del penho compondo por aí, a menina lança um disco com músicas do repertório da Elis. Tadinha.

15:01  
Anonymous said...

A propósito, as duas faixas não foram por Vanessa da Mata. Elas foram mesmo ROUBADAS de uma demo pré-Sony da cantora. Se você quiser checar isso, pode render bom caldo pra sua coluna.
Vanessa, aliás, ficou bem brava quando ficou sabendo que suas músicas tinham sido lançadas por essa Shirle.

09:37  
Anonymous said...

A propósito, as duas faixas não foram FORNECIDAS por Vanessa da Mata. Elas foram mesmo ROUBADAS de uma demo pré-Sony da cantora. Se você quiser checar isso, pode render bom caldo pra sua coluna.
Vanessa, aliás, ficou bem brava quando ficou sabendo que suas músicas tinham sido lançadas por essa Shirle.

09:38  
Luiz said...

Shirle é grande cantora, com carisma próprio e um desenho que emociona mesmo. Mas, um disco que sai às pressas sempre cometerá alguns pecados. Comprei e gostei muito do trabalho, porém poderia ser melhor. A culpa é da gente, que estava ansiosa demais em ouvi-la em CD. De qualquer modo, parabenizo pela qualidade dos arranjos, pela vontade da Shirle em trabalhar bem, e principalmente pelas belíssimas fotos do CD. A gravadora agora deve a ela e ao público um trabalho com chance de conquistar o Brasil, porque ela pode.

12:44  
piu said...

Luiz, a culpa é da gente é o cacete! A culpa é da gravadora!

15:34  
Ricardo said...

A moça é muito boa. Eu já tinha visto alguma coisa dela no FAMA. Tem boa voz, extensão e timbre agradável. Além de ter atitude.
Agora, que covardia colocá-la, em seu trabalho de estréia, para gravar o repertório de Elis! Gravadora é foda mesmo...

Mas ela tem um futuro promissor... Qdo lançar um trabalho mais autoral, montar SEU repertório, pode fazer um disco brilhante. Esse cd eu gostei, mas poderia ter gostado mais. Ela tem muito potencial a ser explorado ainda. Só precisa de um disco feito com mais calma... mas esse aí mostra q ela tem futuro!

20:55  
Dani said...

Comprei o cd e gostei bastante. Apesar da "pressa" em lançá-lo no mercado, os arranjos estão muito bacanas, pois os músicos são realmente muito bons. Está na cara que gravar essas músicas que a Elis interpretou foi uma exigência da gravadora. Mas a Shirle é uma cantora bastante segura, com um timbre lindo, forte, porém doce ao mesmo tempo. Creio que quando se apresentar em shows, as interpretações das músicas do cd crescerão e ela poderá mostrar mais sua personalidade, acrescentando um repertório de seu gosto como rock anos 70. Essa é uma outra qualidade dela: habilidade e desenvoltura para interpretar diversos estilos musicais. Também acredito que, em seu próximo trabalho, terá mais tempo para pesquisar um repertório que mostre mais sua identidade musical. Muito sucesso a ela!

21:11  
Cristiane said...

olá, lendo aqui esse comentários todos, tive que falar que eu tenho a absoluta certeza que esse repertorio foi escolhido pela propria Shirle. Alem de ela ser fã de Elis, cai bem na voz dela. Ela deu uma entrevista pra um jornal daqui de Três de Maio, cidade vizinha de Horizontina, RS, dizendo que a gravadora tinha dado total liberdade de escolha a ela no repertorio. E a reportagem que saiu no O Globo essa semana ou semana passada, ela mesmo afirma que gravou Elis justamente por ter coragem e mostrar que ela é diferente da Elis. Eu achei ela muito corajosa, fez bem. Aprovo o cd dela de cabo a rabo. Está ótimo!

23:30  
Juliano said...

Ela teve total liberdade pra escolher o repertório? DUVIDO MUITO.

Artista nova em uma gravadora grande como a SonyBMG... Ou é como eles querem ou nada.
A gravadora quis mesmo foi aproveitar ao máximo a semelhança entre ela e a Elis, vindo com essas 8 músicas da pimentinha em um cd de 12!

Tive a oportunidade de ouvir o disco.É bom. Ela canta muito bem. Se tivesse montado seu próprio repertório poderia ter arrebatado. Mas ela tem tempo...é só não se deixar levar pela "artimanhas" do mercado.

16:28  
Milena said...

Uma das maiores qualidades da Shirle é a atitude ao se apresentar e a personalidade que demonstra em suas interpretações. Não concordo com o comentário de que a Shirle "tenta em vão reeditar as piruetas vocais da Pimentinha". Deve-se ouvir o cd pensando na Shirle, e não na Elis (por mais maravilhosa que fosse). Creio que a cantora fez lindas releituras das músicas que Elis gravou. Novas versões sempre são bem-vindas, ainda mais de músicas "lado B", menos conhecidas, como o próprio Mauro Ferreira colocou. Acho que não importa a quantidade de músicas da Elis... o que importa é a qualidade das interpretações! E que voz ela mostra!!!! Acho que a Shirle não poderia perder mesmo essa oportunidade de projeto que pensaram pra ela no momento. Ela tem muito talento e competência pra continuar apresentando diferentes e belos trabalhos. Sua chegada ao mercado engrandece a música brasileira, tão carente de novas intérpretes versáteis e seguras.

13:33  
Paulo vitor said...

Shirle de Moraes é uma excelente cantora !!
Está mandando MUITO bem nesse cd !!
Apesar de ser a maioria das músicas do repertorio ...SHIRLE DE MORAES mostar que veio pra ficar e tem sua MARCA !!
Seu cd está MUITO BOM , está vendendo bem !!
ICO FELIZ COM UM CD TÃO BOM DE UM EX-FAMA !!

nota 10 !!

15:42  
TioD+ said...

This post has been removed by the author.

17:20  
TioD+ said...

This post has been removed by the author.

17:36  
Wudson Wucco Caillean Carvalho said...

Gostaria de deixar somente uma coisa clara:
Shirle não canta nenhuma música da Elis...
Que eu saiba essas músicas são do João Bosco, do Chico Buarque, do Gilberto Gil....
É, E TEM GENTE QUE NÃO SABIA DISSO E SE ACHA DIGNO DE JULGAR UM TRABALHO IMPAR NA NOSSA MÚSICA.........

20:12  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006