web page hit counter
Terça-feira, Dezembro 27, 2005

Retrô 2005 - O segundo morno de Rita

Maria Rita dia desses foi ao programa de Ana Maria Braga, exibido nas manhãs globais. Já esteve também no de Marília Gabriela, no canal GNT. E acabou de posar nua para a capa da revista Bizz de dezembro. Tudo isso quer dizer que a filha de Elis Regina teve que descer do salto - lhe imposto no álbum de estréia pela diretoria de marketing da gravadora Warner - e batalhar pela divulgação de seu novo disco como qualquer cantora mortal. Definitivamente, o Segundo de Rita não é um fracasso de vendas. Mas também não sai das prateleiras com a rapidez imaginada pelos figurões da Warner. O CD pecou ao repetir a fórmula do primeiro com repertório menos inspirado. Mas confirmou o talento da artista, que está cantando mais leve e parece tirar da voz, aos poucos, o peso de ser filha de Elis. Só que o morno show de lançamento de Segundo - mais comentado pelo horrendo figurino do que pelo roteiro sem novidades - mostrou que, em cena, a cantora cresce quando soa dramática. Enfim, Maria Rita já tem seu futuro garantido na MPB, mas vai precisar se reinventar no terceiro - até porque os fãs de Elis já saciaram a curiosidade de ouvir a voz de sua filha para amenizar a saudade da Pimentinha.

22 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Mauro....ela é uma cantora. Será que dá pra vc entender??????????
O que importa é o seu canto...não importa se ela está nua, mal vestida, de saia, de calcinha, etc....
Nos poupe desses comentários inúteis e incompetentes que você vive traçando sobre os artistas. Você deveria ser critico de moda, acho que escolheu a profissão errada...

07:04  
Anonymous said...

hahahahaa concordo!!! Por mais que tenha repetido a fórmula é, sim, um dos melhores cds do ano. chega de expectativas e cobranças. Deixa isso pra gravadora. O critico deveria se preocupar mais com a arte do que com o mercado.

07:26  
Anonymous said...

O JORNAL O GLOBO ELEGEU "SEGUNDO" COMO O MICO DO ANO. FAZ SENTIDO

08:15  
Anonymous said...

Mesmo "repetindo a formula" do primeiro, "Segundo" continua sendo um disco original e com uma linguagem diferente do que se costuma ver por aí. Os argumentos são simples:
1) A banda tocando ao vivo, ao mesmo tempo na hora da gravação (incluinda a Maria Rita) dando uma vivacidade e uma verdade à música.
2) Disco sem edições. Ou seja, o que foi tocado é exatamente o que ouvimos, não há consertos feitos pelo computador.
3) Lançamento de novos compositores. Hoje, Gal e Bethânia voltaram a procurar os novos valores, mas é inegável que foi a Maria Rite quem puxou esse novo ciclo, quem se abriu pra rapaziada com talento. As outras "divas" só perceberam que isso tinha se tornado novamente um nicho mercadológico, nada mais.
4) Os músicos têm liberdade pra colocar a sua personalidade nas músicas, ao contrário de "discos de produtores" tão comuns atualmente, em que a pasteurização e a despersonalização prevalecem.

Por essas e outras é que mesmo tendo realmente uma sonoridade parecida com o primeiro, o novo disco atravessa a mesmice da MPB nos dias de hoje.

08:40  
Julio said...

Putz, Bethânia já gravou Chico César, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Ana Carolina, Totonho Villeroy, Vanessa da Mata e foi a Maria Rita quem chamou a atenção das divas...só rindo mesmo.

09:58  
Anonymous said...

Caro Mauro

Mais uma vez voce está corretíssimo na sua análise. Quebrado o encanto de quem pensava que a "clonagem" já é possível, os viúvos, viúvas , orfãos e órfãs de Elis Regina, caíram na real.

Maria Rita tem seus méritos, sem dúvida alguma. Mas tem de ter mais "estrada", tem de apanhar como todos e todas apanham. No mundo artístico como no mundo real, não basta apenas ser filha de "Maria Alguém". É preciso suar.

Feliz 2006
Eulalia
eulalia@agencianoticias.com

10:17  
Anonymous said...

Maria Rita tem uma linda voz, canta muito bem, é um grande talento. São fatos inegáveis. O Cd Segundo é um disco bom. Mas não é ótimo, e está a léguas de ser um dos melhores do ano. Algumas interpretaões são mesmo muito fracas, sobre todas as coisas, por exemplo, está a léguas da gravação soberba de Zizi Possi.

Com certeza Maria Rita já está na história, mas seu segundo Cd não.

Doug

PS: Mauro Ferreira, pelo menos aqui é um canal para se saber as novidades da música, como não se vê em outro lugar. Parabéns pra vc.

10:22  
Alex Abreu said...

Tb não me empolguei a comprar esse "Segundo". Apenas o ouvi em casa de amigos. Apesar de trazer uma releitura ótima de "Minha Alma" achei o disco chatooo, muito chaaatooo. Realmente, regravar "Sobre Todas As Coisas" depois da gravação antológica da Zizi Possi só se fosse pra acrescentar alguma novidade e, infelizmente, não é o caso. Adoro a Maria Rita, mas concordo com o Mauro que é hora dela se reinventar, plugar-se talvez. Melhor sorte no próximo disco Maria Rita!
Feliz 2006 a todos e Mauro, continue com o seu blog que sem dúvida é o melhor na Net pra quem gosta/ouve/consome/respira música. Parabéns!!!

14:04  
Claudio said...

Acho o CD bastante digerível, como o primeiro o qual não trouxe grandes novidades a não ser o próprio lançamento da cantora no mercado.
Ela é competente e o CD é agradável de se ouvir. E é apenas o segundo CD de Maria Rita. Simples assim.

14:43  
Anonymous said...

Concordo com a análise. O Cd é muito chato, acadêmico demais, pretensioso... Errou a mão feio, mas que ela é uma boa cantora, isso é. Mas nem só de boa voz se vive uma artista.

15:26  
Anonymous said...

A Maria Rita é uma boa cantora, mas preferiu se vender para a Warner e ser a filha de Elis. Embora ela negue o tempo todo que imita a mãe e diz, sempre se martirizando, que é verdadeira, que é autêntica etc, fica claro que ela é dirigida para ser igual à Elis, além de ter um discurso pronto por terceiros, para se martirizar e fazer o público ter peninha dela. Nos cartazes dela distribuídos pelas lojas de disco de Portugal, aparece com todo o destaque possível a frase "Filha da grande cantora brasileira Elis Regina". E ela ainda tem coragem de dizer que não usa a imagem da mãe. Dizem que ela é parecida por causa da genética. O próprio pai dela, o César Camargo, já falou que a voz da Maria Rita tem o registro completamente diferente da voz da Elis. O primeiro CD da Maria Rita foi bom. Mas o segundo é completamente preparado pela gravadora. A gravação do Rappa e da música do Jorge Drexler são claras imposições da gravadora, apesar da Maria Rita contar historinhas que ela é amiga do Rappa e que o Drexler deu a música de presente para ela. A gravação da canção do Chico e do Edu nada acrescenta às gravações do Gil, da Zizi e do próprio Chico. As únicas músicas que se salvam no CD são Caminho das Águas e Ciranda do Mundo, do Pedro Luis. Pelo visto esse segundo disco da Maria Rita nem com a vergonhosa distribuição de iPods convenceu. Ou ela se liberta de grandes gravadoras e busca fazer um trabalho independente no terceiro disco, numa Trama ou Biscoito Fino, ou sua carreira continuará o processo de decadência iniciado neste segundo disco.

16:08  
Anonymous said...

Mauro, que coisa ridícula sua crítica. O que importa é que ela canta e como canta, se sua roupa não estava adequada, se ela é gordinha ou não, tudo isso foge do mais importante que é o que ela faz com a voz. Espero que vc o ano que vem não cometa tantas bobagens como ficar preocupado com figurinos, lenços, etc e tal, ou será que está se sentindo um Clodovil, ou um Ronaldo Esper? Francamente!!! Viva Maria Rita!!

17:54  
Anonymous said...

A questão, meu caro, é que quando o artista não consegue mais aparecer só com o seu trabalho, começa a ter que distribuir iPods pra jornalistas, fazer virar matéria o vestido que deixou gorda, fazer capa pelada pra revista etc.
Será que alguma vez a roupa da Elis foi matéria? O trabalho da Elis bastava. No caso da Maria Rita só o trabalho dela é pouco para mantê-la na mídia.

18:21  
Anonymous said...

É uma chata cantora de boa voz...Não há muito o que dizer deste disco insosso.

23:20  
Diogo ! said...

Olha , eu gostei do Segundo de Maria Rita !

CASA PRÉ - FABRICADA (dos Los Hermanos , tbm gravada por Roberta Sá ) é linda e ficou suave na voz dela . O mesmo posso falar de CAMINHOS DAS ÁGUAS que foi exaustivamente tocada nas " rádios adultas " . SOBRE TODAS AS COISAS , de Chico ( sempre ele )é emocionante ... Enfim um ótimo disco , uma ótima cantora .

Sobre as vendas , até onde eu sei já está na casa das 300 .000 cópias vendidas . Dado o momento econômico do país ...

Eu acho que ela tem que ir sim na TV divulgar o CD , e com banda de preferência . Sem falar na demolidora releitura de RODO COTIDIANO do Acustico do O Rappa , Arrepiante !!!!!! Onde Maria Rita mostra sua face roqueira .

Não achei o disco " insosso nem morno " .

Ela repetiu a formula do primeiro ? Sim ! Mas em time que se ganha não se mexe ... não é ?

Sucesso pra Maria Rita em 2006 !
Salve a MPB !!

01:58  
zig said...

Está havendo um equívoco: Maria Rita nunca distribuiu Ipods pra ninguém. Isso foi parte de uma estratégia equivocada da Warner. E o jornal O Globo não elegeu o disco "Segundo" como o mico do ano. O jornal referiu-se somente - e tão somente - a tal estratégia da Warner. Pessoal, vamos criticar, mas sem deturpar os fatos, ok?

15:07  
Tereza said...

EU AMO "SEGUNDO", AMO "CAMINHO DAS ÁGUAS", AMO "CIRANDA DO MUNDO" E AMO VOCÊS (SEM IRONIA). FELIZ 2006!

15:09  
Print said...

Tá. O disco pode até ser chamado de "morno", porque não é dançante. É suave, é delicado. É pra ouvir e reouvir. Tá bom, é morno, então. Mas as músicas... ah, as músicas! São tão lindas, tão maravilhosas! Que repertório maravilhoso! Adorei o disco "morno". Que venham outros!

09:48  
Rafael Felício said...

Até eu lanço disco assim... Papai César Camargo Mariano comprando espaço e reportagem no Fantástico pra lançar na mídia... Ele só se esqueceu que ela iria precisar de TALENTO e LUZ PRÓPRIA para continuar a jornada.

22:44  
feliciano said...

Ela tem talento, luz própria e isso, sem dúvida, causa uma inveeeeeeeeeeeeeeeeeeeeja...

22:05  
dig said...

Nossa! O César Camargo Mariano ficou tão rico assim, a ponto de ter cacife pra comprar espaço e reportagem no Fantástico? Caramba! Ser músico tá dando grana mesmo! Mais do que ser banqueiro ou deputado! Acho que vou estudar piano. E viva Maria Rita, viva o "Segundo" e que venha o próximo e já esperado terceiro cd!

22:07  
Cleide Cabral said...

Realmente, o Cd da Maria Rita é um encanto. São músicas de alta qualidade. Só que ninguem consegue agradar a todos (a inveja não deixa). Continue assim Maria Rita.

15:18  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006