Retrô 2005 - A MTV perde força
Em 2005, como em anos anteriores, a MTV se dedicou a rebobinar o pop nacional em CDs e DVDs editados em parceria com a indústria fonográfica. Alguns dos principais grupos (Barão Vermelho, Capital Inicial, O Rappa, Titãs) lançaram projetos retrospectivos com o aval e o selo da emissora. A novidade é não houve nenhum estouro de vendas. Nem o virtual e apelativo dueto de Cazuza com Frejat foi suficiente para tornar o azeitado MTV ao Vivo do Barão Vermelho um campeão de vendas. Os Titãs (foto) fizeram algum furor na mídia com a irada Vossa Excelência - furioso protesto dirigido aos políticos envolvidos no escândalo do mensalão - e nem assim viram seu MTV ao Vivo decolar nas paradas. Já o Rappa surpreendeu ao convidar Maria Rita para Acústico MTV produzido com requinte. Mas a qualidade das músicas inéditas deixou claro que Marcelo Yuka ainda faz muita falta à banda... Já o Capital Inicial pegou o viés histórico e registrou na série MTV Especial o repertório (parcialmente inédito) do lendário grupo brasiliense Aborto Elétrico em vigoroso CD de caráter documental que, no entanto, ainda não seduziu os órfãos de Renato Russo.
2 COMENTÁRIOS:
ouvi o acústico do rappa, gostei e não senti falta de yuka.
Tb acho que o Yuka não faz falta alguma ao Rappa. Em o "Silêncio Q Precede o Esporro" eles já haviam provado que assimilaram bem a saída do Yuka, emplacando hits como "Rodo Cotidiano", "Reza Vela", "O Salto" e "Mar de Gente" (a propósito, qtos hits o F.U.R.T.O. emplacou mesmo?). O forte do Rappa é a sua sonoridade, deixa qq outro grupo brasileiro no chinelo.
Tirando esse acústico e o projeto do Capital (que têm qualidade e valor artístico) o resto dos álbuns que levam o selo MTV são francos caça-níqueis (Titãs achar que estão fazendo música de protesto xingado os políticos é de uma pobreza de dar dó; o Barão apelar para um dueto póstumo então é de lascar). Q bom q o público não caiu nessas armadilhas, sinal de que nem tudo está perdido...
Postar um comentário
<< Home