CD lembra Gardel, morto há 70 anos
Carlos Gardel - Uma Paixão Argentina é a coletânea (capa à esquerda) da Warner Music que lembra os 70 anos da morte do cantor de tangos Carlos Gardel - desaparecido precocemente aos 44 anos, em 24 de junho de 1935, quando o avião que o levaria da Colômbia à Argentina explodiu na decolagem. A compilação reúne 20 gravações feitas por Gardel entre dezembro de 1927 (Mano a Mano e La Cumparsita, sucessos registrados na cidade espanhola de Barcelona) e março de 1935 (Volver, El Dia que me Quieras, Lejana Terra Mía, Guitarra Mía e Sus Ojos se Cerraron - fonogramas gravados em Nova York). Apesar da projeção internacional conquistada nos anos 20 e 30, Gardel era de fato a paixão argentina da época, mas vale lembrar que nascera na França, em Toulouse, em 11 de dezembro de 1890.
4 COMENTÁRIOS:
Homenagem mais do que justa e merecida reunindo as principais canções de um dos artistas mais expressivos da Argentina, ao lado Piazolla ! Indispensável !
Grande GARDEL !!
Oi, Mauro, existe uma grande controvérsia sobre essa certidão de nascimento do Gardel.
Parece que ele na verdade é uruguaio. Inclusive amigos argentinos o chamavam de "o oriental" - relativo à República Oriental do Uruguai.
Veja mais aqui, ó:
http://www.tacuy.com.uy/gardel/
grande abraço
Pedro Só
Caríssimo Pedro Só, grato pela informação. Eu me baseei na recém-lançada biografia de Carmen Miranda do Ruy Castro, que, ao falar do sucesso da cantora na Argentina, o contextualiza em relação a Gardel.
Postar um comentário
<< Home