web page hit counter
Segunda-feira, Dezembro 05, 2005

Bethânia remonta seu teatro em delicado show perpetuado em seu terceiro DVD

Resenha de DVD
Título: Tempo Tempo Tempo Tempo
Artista: Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * *

Intérprete de crenças e tradições firmes, Maria Bethânia remonta seu teatro a cada show com números e textos autoreferentes. Dirigido por Bia Lessa, o atual espetáculo da cantora - Tempo Tempo Tempo Tempo, ora lançado em DVD pela Biscoito Fino com gravação realizada em agosto, em minitemporada na casa paulista CIE Music Hall - procura costurar em roteiro de 43 números a homenagem prestada a Vinicius de Moraes no disco Que Falta Você me Faz com músicas inéditas e com momentos importantes das quatro décadas de carreira da Abelha Rainha. Embora bom, o resultado decepcionou quem esperava um show à altura do grandioso Brasileirinho, também dirigido por Bia Lessa. Mas o tempo tem sido grato a Bethânia. Aos 59 anos, no melhor da forma vocal, a cantora compensa a costura nem sempre bem-acabada do roteiro com sua imponente força cênica.

A linguagem teatral de seus shows não impede que Bethânia vá afinando (ou desafinando) o roteiro a cada apresentação. O show perpetuado em seu terceiro DVD - o de maior requinte na filmagem e na edição - não é exatamente o mesmo que estreou (mal) no Canecão (RJ), em fevereiro. Tampouco é exatamente o espetáculo que está de volta este mês ao mesmo Canecão, em temporada popular. No vídeo, o show conserva a delicadeza do disco Que Falta Você me Faz. Em cena, Bethânia procura tons mais suaves e menos teatrais para dizer os textos e as músicas do Poetinha que, na sua leitura, soam como íntima ode à mulher (uma das maiores paixões de Vinicius, a propósito).

Há quem tenha avaliado injustamente que tem Vinicius de menos no roteiro. Pura implicância! Tem (muito) Vinicius e na medida certa, pois, nas entrevistas em que anunciou o show, antes da estréia, Bethânia já ressaltou que se tratava do espetáculo comemorativo dos 40 anos de sua explosão nacional, em 1965, no Opinião, show celebrizado por sua visceral interpretação de Carcará - música, aliás, que abre o segundo ato de Tempo Tempo Tempo Tempo. A retrospectiva até acabou embaçada pelos temas de Vinicius e pelas inéditas de safra irregular. Destas, a mais bonita é a canção Estranho Rapaz, parceria de Roberto Mendes e Capinam. Entre as novidades, há ainda Planície de Prata (melancólica toada de Almir Sater e Paulo Solimões que não resiste à comparação com obras-primas do gênero como Tocando em Frente, presente do mesmo Almir para Bethânia em 1990), o manemolente samba baiano Um Dia pra Vadiar (Totonho Villeroy) e a menos inspirada Foguete (Roque Ferreira / J. Veloso).

O roteiro prioriza Vinicius no primeiro terço para depois abrir leque estético que vai de Benito Di Paula (Vai Ficar na Saudade, jóia popular infelizmente reduzida na gravação do DVD) ao recorrente Chico Buarque (Terezinha, Olhos nos Olhos, Quem te Viu Quem te Vê). São músicas ligadas mais pelos versos do que pela unidade melódica. E que acabam montando o habitual mosaico de (res)sentimentos amorosos desfiados pela cantora em seus shows. Em sua praia, Bethânia sempre reina, com maior ou menor intensidade. Por isso mesmo, soa totalmente deslocado o número roqueiro com Vem Quente que Eu Estou Fervendo (Carlos Imperial e Eduardo Araújo), fora do tom delicado do show.

Nos extras, a cantora abre as portas de sua casa e - no aconchego de sua biblioteca - recita poesias e canta no mesmo registro imponente do palco. No set caseiro, entre leituras de versos de seus poetas preferidos, apresentados com alegria infantil, Bethânia recorda a intimidade de seu pai com os livros e entoa músicas como Tocando em Frente, Tristeza do Jeca (número em que explora os agudos de sua voz) e Ciclo, poema de Nestor de Oliveira que, musicado por Caetano Veloso, deu título ao interiorizado disco lançado pela cantora em 1983. São nestes números informais que fica ainda mais claro como o tempo tem sido generoso com Maria Bethânia.

24 COMENTÁRIOS:

César said...

"Tempo Tempo Tempo Tempo" é o show mais fraco de Maria Bethânia. Principalmente para quem assistiu aos irretocáveis "Maricotinha" e "Brasileirinho". Mas isso não quer dizer que não tenha seu valor, afinal, com a falta de personalidade e firmeza dos novos artistas, uma apresentação de Maria Bethânia é sempre um alento para os olhos e ouvidos.

15:04  
Fernanda said...

Um show de Maria Bethânia deveria ser obrigatório para as novatas...mas, será que elas aprenderiam alguma coisa ? risos

15:06  
Anonymous said...

esse show tinha um roteiro sem pe nem cabeca, e utilizava a imagem do vinicius no cartaz mas so tinha 5 ou 6 musicas do poeta. engodo total. fiquei decepcionada. o cd e lindo , mas o show, quanta decepcao.....

15:24  
Julio said...

Realmente o roteiro do show é muito fraco e, no começo, vendia-se um espetáculo calcado nas músicas de Vinicius sim. Tanto é que os cartazes traziam a mesma foto utilizada na capa do CD.
De qualquer maneira, é sempre bom ver Maria Bethânia.

15:36  
Igor said...

Eu gostei muito do show e domingo estarei lá pra ver de novo

00:24  
Anonymous said...

MARICOTINHA + BRASILEIRINHO +TEMPO
TEMPO TEMPO TEMPO TEMPO = A BENÇÃO MARIA BETHANIA QUE COMEMORANDO SEUS 40 ANOS DE CARREIRA HOMENAGEIA TODOS ESSES GRANDES COMPOSITORES E NOS BRINDA COM MAIS ESTE MAGNIFICO SHOW E DVD.SARAVÁ!
EM TEMPOS TÃO DIFICIL, DE CONSEGUIR PRODUTORES ,E PATROCINADORES, VALE A PENA IR ATÉ O CANECÃO PARA VER ESSA GRANDE PRODUÇÃO COM UM CENARIO MARAVILHOSO E ESSA MULHER OPERARIA DE SEU CANTO EM CENA!

VALEU BETHANIA!
ARP-










=

01:02  
Anonymous said...

ROSEMBERG

CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTÁRIO QUE DIZ QUE BETHANIA É UMA OPERÁRIA DA CANÇÃO.
ACHO QUE NO BRASIL NUNCA EXISTIU UMA CANTORA QUE FAZ DA ARTE DE CANTAR A SUA PROPRIA VIDA.

NUM PAIS COMO NOSSO, QUE CERTAS "CELEBRIDADES" SÃO CAPAZES DE ATITUDES QUE BEIRAM AO RIDÍCULO PARA TEREM UMA NOTINHA NAS REVISTAS SEMANAIS, BEHANIA MOSTRA E PROVA QUE PARA PERMANECER NO TOPO PRECISA MAIS QUE ISSO.

APRENDI A GOSTAR DE BETHANIA, OS 7 ANOS DE IDADE, MINHA MÃE SEMPRE PUNHA SEU DISCO MEL PRA TOCAR NA VITROLA DO BARRACO EM QUE EU MORAVA EM CAXIAS ENQUANTO FAZIA OS AFAZERES DOMÉSTICOS.
E HOJE, ADULTO, CONTINUO ADMIRANDO SEU CANTO E SUA PERSONALIDADE.
FOI GRAÇAS A ESSE CANTO QUE AQUELE MENINO FAVELADO, SEM GRANDES SONHOS E ESPECTIVAS DE VIDA, PÔDE SER APRESENTADO A POESIA DE FERNANDO PESSOA, CLARISSE LISPECTO, FERREIRA GULART, CHICO BUARQUE E TANTOS OUTROS GRNDES.
DEVO ISSO A BETHANIA E POR ISSO SEMPRE PEÇO A DEUS E SÃO JORGE QUE ILUMINE SEU CANTO, PARA QUE SUA VOZ ULTRAPASSE AS LIMITAÇÕES SOCIAIS IMPOSTAS PELA VIDA, E MOSTRE QUE A POESIA TORNA A VIDA MUITO MAIS BONITA.

DESCULPE PELOS ERROS.
BERGRJ@HOTMAIL.COM

06:00  
Anonymous said...

Nunca tive essa grande admiração por Maria Bethania, acho teatral demais, faz cena demais, talvez se seu canto fosse mais simples eu gostasse mais.

06:47  
Anonymous said...

O repertório desse novo show de Bethânia é um apanhado das canções que ela cantou ao longo de seus 40 anos de carreira.Inclusive, a maioria delas esteve presente nas outras turnês da cantora. Agora, aparecem pessoas dizendo que o repertório é fraco.Então porque elas mesmas não escrevem músicas melhores e enviam para a Bethânia gravar ou cantar em seus próximos shows?

07:03  
Ricardo said...

Porque a cantora é ela, porque o público não é compositor, porque podemos não gostar de um show de Maria Bethânia, porque as músicas podem ser boas, mas o roteiro não é.

08:49  
Vera said...

O show é mediando e o cenário, francamente, é de lascar. Tanto que a Biscoito Fino pagou matéria, no Globo, para tentar explicá-lo - já que a maioria saiu decepcionada e criticando o mesmo na estréia, em fevereiro.

08:50  
Rodrigues said...

Adoro Maria Bethânia, tenho todos os seus discos de carreira, mas concordo quando dizem que este show não é tão bom.

08:51  
Anonymous said...

Parabéns Rosemberg...um belo depoimento!!

15:47  
Anonymous said...

FRACO SHOW DE BETHANIA
O MAIS FRACO SHOW DE BETHANIA
ASSISTI E NAO GOSTEI.DETESTEI
GASTEI ,MEU DINHEIRO A TOA....
BETHANIA NAO ME PEGA MAIS
DVD SO PIRATAO POR 10

12:01  
Anonymous said...

acho que alguns comentários vem de pessoas acostumadas a ouvir musicas tipo"festa no apê". por isso deve ser muito dificil entender uma musica tipo "tocando em frente".
só lamento.

07:46  
Beatriz said...

O DVD TEMPO TEMPO TEMPO TEMPO É LINDO LINDO LINDO LINDO MARAVILHOSO MARAVILHOSO MARAVILHOSO MARAVILHOSO
SARAVAH GRANDE MARIA BETHÂNIA

15:36  
Cláudio said...

O DVD assim como o show Tempo Tempo Tempo Tempo são lindos, tenho pena dessas pessoas e desse crítico que só falam asneiras.
Parabéns à cantora número um do Brasil: a maravilhosa Maria Bethânia.

07:35  
Anonymous said...

Nesta altura do campeonato, um show de Bethânia não é melhor nem pior que o(s)anterior(es). O público vai ali para tentar se irmanar com a aura e o magnetismo que exalam de sua figura impressionante. Não é outro o ofício dos verdadeiros artistas e quem, neste país ensandecido, transborda mais ARTE do que esta cantora célebre?

20:36  
Aline Teodoro said...

Dona do Dom que Deus lhe deu, Maria Bethânia segue célere, aspergindo beleza e arte por onde passa. Que privilégio dividir com ela este tempo tão desorientado.

20:39  
J.S.F. said...

Maria Bethânia é um fio imperturbável de inteligência e bom senso na Música Popular Brasileira. Está deslumbrante no Tempo Tempo Tempo Tempo e, esta inquietude em produzir, dos últimos tempos, é um bálsamo para quem se identifica com sua maneira de fazer e revelar a arte.
A Abelha Rainha sempre foi uma devotada obreira; qual a novidade? (ou alguém acredita que ela chegou onde chegou fazendo caras e bocas para alimentar esta neura geral que se estabeleceu por aí?!)
Viva BETHÂNIA para que com ela sobrevivam talento, elegância, profissionalismo e VERDADE. Nós, brasileiros, sabemos bem o quanto estas coisas estão fazendo falta...

10:32  
Anonymous said...

Eu só daria uma aparada na cabeleira da Rainha e retocaria aquele batom na segunda parte do show; seria fundamental. Quanto a pequenos detalhes como repertório, talento e personalidade, ah, deixa pra lá, os "sertanejos", os grupos e cantoras de axé, as cachorronas do funk e afins, já enobrecem suficientemente a contemporânea música popular brasileira, este orgulho nacional (???).

23:40  
Anonymous said...

Já estou com saudade da Bethânia e ansioso por seus novos projetos.

14:42  
Anne Scardot said...

Comprei ontem o DVD e amei. Tinha assistido a trechos em Paris, onde fiquei por um ano e onde nossa baiana é respeitada e muito amada. Não discordo do repertório embora trocasse uma coisinha aqui outra acolá; normal, afinal ninguém agrrada a todos o tempo todo. O importante é que a cantora está cada vez melhor, a mulher é um charme só e sua competência em cena é indiscutível. Tamanho domínio de palco, luz, banda, andamentos, platéia, só vi em Barbara Streisand, outra artista que conseguiu domínio completo de sua arte e do espetáculo. Em Bethânia nada soa amadorístico, despropositado, inacabado. Esta é a característica do artista realmente maduro. A tomá-la como exemplo, a passagem do tempo pode ser realmente frutífera. E o mais bacana: A Senhora não perdeu o frescor. Viva Bethânia!

13:00  
Anonymous said...

MARIA BETHÂNIA É A MAIOR ARTISTA EM ATIVIDADE NESTE PAÍS. HAJA FÔLEGO!!!!!!

19:38  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006