web page hit counter
Sábado, Dezembro 10, 2005

Ana tenta renovar sua obra com Jorge, mas não consegue perder a aura brega

Resenha de CD e DVD
Título: Ana & Jorge ao Vivo
Artista: Ana Carolina e Seu Jorge
Gravadora: Sony & BMG
Cotação: * *

O encontro de Ana Carolina e Seu Jorge no DVD e CD Ana & Jorge ao Vivo não chega a ser surpresa. No disco anterior da cantora, Estampado (2003), Ana apresentou duas parcerias com Jorge, Não Fale Desse Jeito e O Beat da Beata - gravada com o parceiro em clima eletrônico. A evolução do trabalho culminou com um show dividido pela dupla no projeto Tom Acústico, da casa paulista Tom Brasil. O show, que ia durar um fim de semana, ganhou apresentação extra na segunda-feira, 15 de agosto, para possibilitar seu registro em DVD que, mais tarde, acabou originando também um CD.

Afinidades à parte, Ana e Jorge são como água e vinho no mercado. Contratada pela major Sony & BMG, ela vive estupendo momento comercial. Com toda a pirataria, sua recente coletânea na série Perfil (da Som Livre) foi grande sucesso de vendas. Inserido no circuito fonográfico indie, ele vende pouco disco e acabou de lançar um segundo trabalho, Cru, que deixou no ar certa decepção pela comparação com o primeiro, Samba Esporte Fino. Mas é reverenciado no Brasil e virou figura requisitada na Europa por conta do sucesso mundial do filme Cidade de Deus - ainda que todo esse culto não tenha se traduzido em expressivas vendagens de discos. Em bom português, Ana tem o sucesso comercial que falta a Jorge. Jorge tem o prestígio que falta a Ana, cuja obra está caindo progressivamente numa aura brega reforçada com o hit radiofônico de Ana & Jorge, É Isso Aí, a controvertida versão de Ana para The Blower's Daughter, obra-prima do compositor irlandês Damien Rice.

Esperta, Ana sabe que é hora de renovar sua obra antes que fique definitivamente marcada por canções sentimentais de cunho passional. Sua inusitada parceria com Tom Zé em Brasil Corrupção (Unimultiplicidade) - alardeada pela dupla na mídia, na carona da perplexidade da nação com o escândalo do mensalão - foi um primeiro passo nesse sentido. O projeto com Jorge - que traz a música, precedida pela leitura do texto Só de Sacanagem, de Elisa Lucinda - é o prolongamento desse passo com a gravação de repertório que adquire viés político em outra inédita de Ana (Notícias Populares, composta pela cantora depois de ter sofrido um assalto) e em temas como Problema Social e Zé do Caroço (na parte solo de Jorge).

O problema que insiste em rodear Ana é a irregularidade de seu repertório. Se a melodiosa Brasil Corrupção ainda segura um registro ao vivo e deixa boa impressão, Notícias Populares (sintomaticamente incluída apenas no DVD) mais parece um rascunho de música. O vigor da letra é diluído pela fragilidade da melodia. A outra inédita de Ana - Nega Marrenta, mais próxima da brasilidade que permeia a música de Jorge - também em nada contribui para mudar o panorama irregular da obra autoral da compositora mineira. Não é à toa que, mesmo inédita, foi excluída da seleção final do CD. Das novidades, a melhor é Comparsas, embolada em que Ana e Jorge trocam elogios no tom arretado dos repentistas nordestinos. É um número realmente bacana - assim como Vestido Estampado, belo samba do disco anterior da cantora em que Jorge toca clarinete com elegância.

A propósito, o show é fiel ao tom acústico do projeto que o originou. A sonoridade é estruturada nos violões viris de Ana e Jorge, com eventuais incursões do violoncelo de Flávia Mascareño. O charme extra é ver Ana trocar o violão pelo baixo para acompanhar Jorge em Tanta Saudade, a bissexta parceria de Djavan e Chico Buarque, de 1980. Como intérprete, Ana é excelente e segura, mas às vezes carrega demais nas tintas como nas interpretações gritadas de Garganta e Chatterton, versão de Jorge para o tema de Serge Gainsbourg. Já Jorge parece meio deslocado quando visita com paradoxal elegância o repertório sentimental de Ana, como no dueto de Pra Rua me Levar.

Nos extras do DVD, a dupla canta com mais informalidade sambas de Ivone Lara em roda armada no Bar da Maria (SP). É quando Ana pega o pandeiro que a marcou já em seu primeiro e melhor disco. Enfim, a cantora está procurando novos ares e tons para renovar sua música. Essa busca é salutar e merece ter continuidade - ainda que esse Ana & Jorge ao Vivo peque pela irregularidade.

29 COMENTÁRIOS:

Juliana said...

Ana Carolina é popular, sim, e duvido que queira trocar sua popularidade pelo prestígio de Seu Jorge.

10:45  
Anonymous said...

Ana Carolina surgiu como uma benfazeja sombra de novidade, quando gravou o primeiro CD. Uma intérprete de voz linda e marcante, extremamente personal. Porém, a partir do sucesso da música "Quem de nós dois", realmente ela (a gravadora???) tem insistido demais numa fórmula de sucesso comercial fácil, apesar do verniz bem acabado. Tá na hora dela acordar, e ver que sucesso comercial fácil dura pouco, e quando acaba, é ostracismo, por melhor cantora que ela seja. Haja visto casos como o de Rosana, por exemplo, uma excelente cantora, que está definitivamente marcada como como intérprete de canções de segunda categoria, mesmo tendo feito trabalhos com repertório de qualidade depois, que não fizeram sucesso algum depois de passado o boom inicial. É melhor vender poucas cópias sempre e manter o prestígio e ter um nome (o que ocorre com 80% dos bons intérpretes da MPB), que 1 milhão de cópias durante dois anos para um público que depois não vai mais ligar pra cantora. O que mentêm um artista em evidência durante anos à fio é prestígio mesmo, não é sucesso comercial (Chico, Mílton, Gal, Bethânia, Gil, Djavan, Ivan Lins, Alceu, Elza etc etc etc). Seguindo por esse caminho, Ana, uma ótima cantora, pode estar indo direto à médio prazo, pro fim, o que seria uma pena.

11:23  
Anonymous said...

Deus queira que essa mulherzinha arrogante e coça saco deixe o cenário musical logo logo...

13:25  
Lena said...

Bobagem o que disse o anônimo aí de cima. Popularidade é que garante vida longa aos cantores. Taí Roberto Carlos que não me deixam mentir. Se Roberto fosse ligar para crítica e para "prestígo", talvez já tivesse sumido.

13:42  
sergio said...

agora q vc percebeu q ana carolina é uma cantora brega? a propósito, chega de "enfim" no final das resenhas....abraço

13:51  
Anonymous said...

ela grita muito!! brega mesmo!!

15:55  
Anonymous said...

Lena, Roberto Carlos é umm caso à parte e único, de artista que decaiu vertiginosamente e mantêm o mesmo sucesso (se bem que ele tem prestígio...).

A propóstio a postagem a nônima é somente por ser mais prática.

Meu nome é Douglas.

23:54  
Leila said...

Ana é uma cantora autêntica que canta o que sente para um público fiel. eu faço parte desse público com muito orgulho. não comprei seu dvd porque ainda não chegou nas lojas, mas já tenho o cd e garanto que é muito legal. o resto é intriga da oposição.

12:20  
Anonymous said...

Concordo com o comentário do primeiro anônimo de cima, mas acho q não somos nós os ouvintes que devemos alertar uma cantora q parece não percerber seu declínio a nível musical, só se importanto em ascender financeiramente. Talvez esteja certa em termos de mercado, porém deixa muito a desejar em termos de música.
Não vou repetir sobre os gritos, acho q isso já saturou, porém em termos de qualidade tanto de letra qto de melodia, quem dera se ela conseguisse a inspiração de seus 2 primeiros cds. Acredito muito q a mesma inspiração tenha ido embora juntamente com sua primeira empresária cuja crença em seu talento era latente, ao contrário do atual momento onde prevalece o lucro a qq preço. O cd com seu Jorge é muito ruim, uma dupla q realmente deveria ter acabado, ainda bem q foi rápido.

07:28  
Anonymous said...

Gente por favor!!! Não vamos colocar Roberto Carlos no mesmo post de Ana Carolina e seu Jorge, isso não se faz.
Ana Carolina deveria voltar lá pra Minas Gerais e começar de novo, porque se perdeu no meio do caminho, não sabe se vai ou se fica. Começou tão bem, e depois de quem de nós dois (seu grande sucesso), perdeu completamente a linha que seguia. E para piorar ainda encontra com seu Jorge, que a mídia insiste em fazer com que achemos o cara bom, faça-me um favor!!!!

07:34  
Anonymous said...

Ana Carolina tem é que tirar férias, assim descansa os nossos ouvidos, ouvir junto com o seu Jorge só pode ser castigo, pelo amor de Deus.

08:28  
Anonymous said...

Ola

Acho que o pessoal aí de cima está sendo muito rigoroso com esse último trabalho da Ana Carolina. Não é a minha cantora preferida mas fui assisti-la aqui no Credicard Hall de São Paulo, no "Estampado" e apesar do "circo excessivo"( não me conformo com a harpista) que ela montou no palco, Ana Carolina tem presença, tem voz, personalidade, é uma "força da natureza". É um ar fresco na MPB.Muitos pontos acima das Vanessas da Mata, Marias Ritas e outras enganações que andam por aí. As nossas carreiras são como as nossas vidas: fases melhores, felizes, quando tudo dá certo e fases menos felizes. Ana Carolina vai dar a volta por cima. Talento não lhe falta. Sou muito mais Ana Carolina do que Gal Costa, a tal que erra seguidamente e insiste, porque os seus erros são apenas chamados de "equívocos". A crítica é demasiadamente benevolente com Gal, Bethânia ( Tempo, tempo, tempo, é um horror). E excessivamente dura com Ana Carolina e Simone, por exemplo, que cometeu erros mas que é uma das grandes vozes da MPB.
Volte Ana Carolina, "mostre as suas garras", deixe o Seu Jorge ( esse fenomeno temporal, esse cult de país subdesenvolvido que até aplaude o Bonde do Tigrão). A gente desculpa esse "equívoco".
Abraço
Eulalia
eulalia@agencianoticias.com

09:14  
Anonymous said...

Já que tá na pauta a "guerra santa"... Simone só passou a pisar na maionese do brega e sucesso comercial inversamente proporcional a qualidade somente depois de mais de UMA DÉCADA desde que começou a gravar, ou seja, 10 LPS depois ela começou a pisar na laminha do brega ... Tá até hj tentando se livrar da marca, embora tenha feito bons trabalhos ultimamente, Aninha Carolina tá se sujando já no terceiro trabalho .... Hum ... sei ñ ... Então me diz ... Bem ou mal Simone tá aí, 33 anos depois ...

09:36  
Simone said...

Concordo com a Eulália, todo mundo comete equívoco, o da Ana Carolina está em sua equipe de trabalho que permite certas coisas, tal como essa de aceitar um trabalho com seu Jorge, será que todos ali só visam o lucro?
Infelizmente a Ana Carolina depois do segundo CD só cometeu equívocos, realmente o show estampado é um "circo excessivo", o show do segundo CD , era muito melhor, um capricho , mesmo enquanto ela cantava ainda com a perna quebrada.
Ana Carolina tem talento para a música, mas assim como todos os outros, precisa ser mais bem assessorada, distinguir entre dinheiro e carreira é tentador,mas conciliar os dois é melhor, ela parece que se perdeu entre o segundo e o terceiro cd.

Simone

09:39  
tic said...

Viva Ana Chatolina e Seu Porre!

12:17  
Anonymous said...

Ana Carolina é muito chata, ela não canta...grita!!!!

18:13  
Anonymous said...

ROSEMBERG

GOSTO DA ANA CAROLINA, ELA TEM PERSONALIDADE E UMA VOZ PODEROSA.
ACHO QUE PRECISA PARAR UM POUCO, DAR UMA DESCANSADA. QUEM SABE ASSIM POSSA DAR UMA RENOVADA NA CARREIRA E VOLTE COM UM CD TÃO BOM QUANTO FOI O SEU PRIMEIRO CD.

BERGRJ@HOTMAIL.COM

05:00  
Anonymous said...

Ana Carolina é amelhor cantora da atualidade e gostaria mto de saber pq toda semana o totalmente entendido Sr. Mauro Ferreira, o PHd de assuntos musicais publica uma matéria, uma notinha, por menor que seja sobre a Ana...ou é vontade de ser como ela ou desejo escondido (tendo em vista q ela não gosta da fruta!!!).
Ela foi, é e sempre será a MELHOR VOZ DA MPB...
E pra completar....SALVE SEU JORGE!!!!!!!

08:34  
Lia Priscila said...

Realmente o cd 1 é o melhor e dps o 2 , mas o 3 não foi tão bom assim.O show Ana Rita foi sem dúvida o melhor de todos..devia ter sido gravado um dvd dele tbm.
o show estampado está muito mecânico. O que mais amava no "Ana Rita", era a diferença de um pro outro..um show nunca era igual o outro.Ela sempre trazia uma música nova um conto ..uma brincadeira..um caso de sua vida etc.Agora um show está idêntico o outro.Essa realmente nao foi a Ana q conhecemos.MAs mesmo assim eu sei q ela é um talento nato, e que isso foi apenas uma fase, ela vai voltar no seu 4º cd muito melhor.assim nós, fãsincondicionais da cantora esperamos.Ela já alcançou o seu público fiel e eu estou com ela sempre.sei q não é uma cantora passageira, ela veio pra ficar e vai superar isso.tenho certeza, pq talento nao se compra, vc nasce com ele, e a Ana Carol é um talento!!!

08:45  
Pri Almeida said...

Ana Chatolina e Seu Porre... ha ha ha, muito bom!

10:01  
Anonymous said...

mas esse Mauro Ferreira q se diz jornalista é um bosta, e pelo visto está tentando se promover criticando o trab da Ana Carolina.O bicha invejosa, seu sonho era estar no lugar dela nao é? cara nojento, brega é vc!!!!

12:13  
Diego trancoso said...

é sr Mauro, vc deveria estar ao lado do Leão Lobo, é a sua cara aquele programa, vê se esquece a Ana Carolina, ela não precisa dos seu pitacos de merdaaa.

12:17  
Anonymous said...

A Ana Carolina é realmente brega.exagerada e cafona.O que me surpreende é que o jornalista Mauro tenha essa percepção.Ele costuma adorar essa laia.Seu Jorge é um ladrão de músicas cheio de marra!

11:55  
Anonymous said...

Ana Carolina, pesadíssima!!!!! Péssima compositora, com pose de grande. Quando apareceu, achei interessante, depois ficou chata, com aquelas músicas sem inspiração. Prefiro Zélia Duncan!

23:11  
Anonymous said...

Fui ao último show da Ana, Estampado. Que decepção: foi um show totalmente burocrático. Agora, vocês hão de convir...Sobre a Simone, chamada, cigarra erg!!!...o que se deve esperar de alguém q grava um cd de natal pra lá de brega a troco de uma mercedez branca conversível?

23:13  
Anonymous said...

É extremamente preocupante os comentários passionais que se fazem a respeito de um artista, seja ele qual for.
O fato de terem convencionado que a música "A" ou "B" são bregas não torna este ou aquele artista menos talentoso. Ana Carolina prova que seu talento não está à prova. Mostra que sabe tocar, compor e vender, sim. O mais interessante que qualquer coisa que caia no gosto popular é taxado de brega imediatamente. Seja como for, acho que críticos de arte são simplesmente seres de outros plantas porque, ao se excluírem do povo, seja classificando-os pelos seus gostos ou submentendo-os à banalizações, provam que não têm a menor condição de julgar músicas porque simplesmente são diferentes... São " melhores" e como tais devem permanecer ali, parados em seu mundinho e não mexerem com a pobre alegria de dos bregas mortais...
Muito obrigada Ana por fazer música brega, música boa, música popular, ou simplesmente por cantar...
Isso faz a mim, uma pobre e brega ouvinte, um pouco mais feliz.
Lívia B Marinho

23:00  
Bruna said...

Porque ela é chata...
Porque ela é brega...
Porque ela grita...

Realmente, muito enriquecedor os comentários acima!
Na verdade, críticos como Mauro Ferreira, não deveriam ser levados tão a sério...Tratam-se de meras opiniões, que retratam o ponto de vista de uma só pessoa!
O que isso me interessa?
O que isso pode acrescentar para um artista??

O talento e competencia de Ana Carolina já não está mais em xeque.

Ela já se consagrou como uma das melhores, sem que precisasse distribuir "presentinhos" para a crítica especializada como uns e outros...

O reconhecimento de nomes como Chico Buarque, Alcione, Adriana Calcanhoto, Maria Bethania entre outros, esses sim, devem ser considerados. E ela já os tem.

O reconhecimento do público, dos fãs que lotam as casas de show por todo o Brasil, e fazem Ana Carolina ser recordista de vendas na atualidade, esses sim, devem ser levados em conta e tenho absoluta certeza, de que é isso que importa para ela.

Afinal, uma pessoa que se declara BI SEXUAL na revista Veja, não deve ser preocupar muito com a opinião das pessoas!!!

12:48  
Eduardo Lima said...

Fórmula para ser aceito pelos críticos:

- Não ser um sucesso de vendas
- Não ser um CD ao vivo
- Não ser um CD acústico

Os 3 ingredientes se encontram em seu mais novo trabalho!

Precisa dizer mais algum motivo pelo qual Ana Carolina está sendo criticada dessa forma???

12:51  
Anonymous said...

Carol é muito over e suas letras são prolixas ao extremo. Laudas e mais laudas para dizer o que uma Calcanhoto, por exemplo, diria em dois versos. Tem talento, sem dúvida, mas deve ficar esperta pq tá muito massificada e isso pode destruir a carreira de um artista.

19:35  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006