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Sexta-feira, Outubro 07, 2005

Montenegro volta a 'Léo e Bia' em trilha revista por time afinado de convidados


Resenha de disco
Título: Léo e Bia 1973
Artista: Oswaldo Montenegro e convidados
Gravadora: Jam Music
Cotação: * * *

Oswaldo Montenegro tem discografia irregular, mas é fato que sua obra inicial tem momentos inspirados. A trilha de Léo e Bia é um deles. Por conta da remontagem do musical, em cartaz por várias capitais, o compositor se sentiu motivado a regravar as canções do espetáculo com a adesão de convidados. Os incansáveis detratores de Montenegro podem tapar os ouvidos, mas o CD Léo e Bia 1973 é bacana e reabilita o cantor no mercado depois de alguns discos desiguais.

Somente a participação de Ney Matogrosso - abrindo e fechando o CD com gravação delicada do tema que batiza o musical (em andamento mais lento do que o de registro do autor) - já valeria o disco. Mas Léo e Bia 1973 também traz Zé Ramalho (com seu habitual tom apocalíptico caindo muito bem em Anjos e Demônios), Sandra de Sá (melodiosa em Por Descuido ou Displicência e à vontade no tom afro de Vida de Artista), Jorge Vercilo (lírico em Janelas de Brasília) e Moska (que reconstrói Pra Longe do Paranoá com a divisão personalíssima de seu canto).

Montenegro faz dueto com a maioria dos convidados (Ney e Moska são as exceções). E algumas participações têm valor afetivo. Zélia Duncan - que iniciou sua carreira na Capital no início dos anos 80 e transitou na época pelo universo de Montenegro - regrava Coisas de Brasília no espírito folk com o qual tem intimidade. E Glória Pires, que chegou a gravar um disco ao lado do cantor em meados da década de 80, recita e canta (timidamente) os versos do medley que une Release, Éter no Cristal e Trem de Brasília.

No mais, a seleção musical de Léo e Bia ainda esconde canções com pinta de sucesso. É o caso de Sonho Molhado. Outras, como Quem Diria, são menos inspiradas, mas não tiram o brilho desta nova versão da trilha. Oswaldo Montenegro tem - e sempre teve - o seu valor.

6 COMENTÁRIOS:

Vicente Martins said...

É isso aí, Mauro. Nunca entendi esse papo de que Oswaldo é chato.

10:21  
Anonymous said...

Esse disco deve ser muito bom mesmo... Quando chega às lojas???

14:55  
Priscila said...

Admiro Ney cada vez mais. Seu disco Canto em Qualquer Canto é de um requinte exemplar. Mas desconhecia essa sua gravação de Leo e Bia.

15:46  
Anonymous said...

o Oswaldo Montenegro é muito chato com aquelas canções melosas dele

19:15  
Anonymous said...

Sobre Oswaldo Montenegro, tengo el hermoso recuerdo de "Seu Francisco" un emotivo C.D."Ao Vivo" sobre Chico Buarque. Y sobre Ney Matogrosso ¿Qué decir? ¡Cada día es más maravilloso! ¡Cada canción es más grande y refinada luego de que él las cante... Desde La época de Secos e Molhados, Ney viene haciendo una carrera espectacular, llena de vericuetos que van desde participaciones con Antonio Chaínho, Edson Cordeiro, Fênix, Caetano Veloso (¿qués sino "Cálix Bento" sino un tema de Ney, apenas subrayado por Caetano?)
Adorei Ney, adorei Oswaldo... ¿Alguien olvidó que Ney cantó "Sujeito estranho" e "Só"?

14:16  
JEFFERSON ALVES VIEIRA said...

MEU CAMARADA, FIQUEI SATISFEITO EM VER COMENTÁRIOS QUE VALORIZAM A OBRA DE OSWALDO. PRINCIPALMENTE A GRAVAÇÃO DE NEY MATOGROSSO QUE REALMENTE VOCÊ ACERTOU E MUITO EM COMENTAR A PRECIOSIDADE QUE FICOU. AGORA, VOCÊ COMETE O ERRO BRUTAL AO DIZER QUE A DISCOGRAFIA DE OSWALDO É IRREGULAR. COMO ALGUÉM QUE EM POUCO MAIS DE 26 ANOS DE CARREIRA E COM MAIS DE 30 TRABALHOS NA DISCOGRAFIA PODE TER UMA OBRA IRREGULAR? PRINCIPALMENTE SE FORMOS VER SEU ÚLTIMO TRABALHO AUTORAL DE MÚSICAS INÉDITAS, ESTRADA NOVA, VEREMOS QUE OSWALDO É UM DOS MAIORES COMPOSITORES DO BRASIL, ATÉ MESMO, PARA O DESPEITO DE ALGUNS, MELHOR QUE CAETANO VELOSO. SERIA MAIS JUSTO SE VOCÊ AVALIASSE A OBRA DE OSWALDO NÃO SOMENTE PELO QUE TOCA NAS RÁDIOS QUE É DEMASIADO REPETITIVO PARA QUEM, COMO ELE, TEM UMA OBRA VASTA E BELA. MAS APESAR DISSO, VOCÊ FEZ ALGUNS COMENTÁRIOS PERTINENTES. UM ABRAÇO!
javmail1@gmail.com

17:48  

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