Mercado do disco volta a se retrair - Ser� que h� luz no fim do t�nel fonogr�fico?

E continua grave a crise no mercado fonogr�fico!!! Segundo relat�rio divulgado pela Associa��o Brasileira de Produtores de Discos (a ABPD, formada pelas gravadoras multinacionais), houve no primeiro semestre de 2005 queda de 19,4% nas vendas de CDs e DVDs em rela��o ao mesmo per�odo de 2004. O faturamento tamb�m caiu 12,9%. Presidentes e diretores das principais companhias j� desfiam a mesma ladainha e culpam a pirataria de CDs nos camel�s e a onda crescente de downloads ilegais na internet - um tipo de pirataria mais invis�vel, mas nem por isso menos corrosiva.
� fato que a pirataria agrava a crise. Mas n�o � menos verdade tamb�m que a ind�stria est� ap�tica, refrat�ria. A pol�tica parece ser sempre aumentar os pre�os dos CDs, em vez de apostar corajosamente em repert�rio in�dito e em artistas novos (a independente Deckdisc, por exemplo, investiu em Pitty e colhe os louros de seu bem-sucedido investimento). O DVD - at� ent�o a salva��o da lavoura - come�a a dar lentos sinais de desgaste, pois a ind�stria tamb�m suga o formato com avidez, pondo nas lojas t�tulos muitas vezes dispens�veis e repetitivos.
No Brasil, os sertanejos - como Bruno & Marrone (foto) e Leonardo - lideraram a lista de CDs mais vendidos, ao lado de Ivete Sangalo, uma das campe�s de 2004 por conta de seu CD e DVD MTV ao Vivo. S�o ind�cios claros de que - Maria Rita � parte - a tradicional MPB j� tem vendas e aten��es reduzidas por parte de um p�blico de perfil majoritariamente jovem e que usa a internet para baixar seus discos preferidos em vez de pagar mais de R$ 30 por um CD nas lojas. Por isso, discos de bandas como Los Hermanos e Tit�s n�o vendem na propor��o em que s�o ouvidos.
� injusto p�r a culpa da crise somente nas gravadoras. N�o foram as companhias que inventaram a internet e o MP3. Tampouco cabe culpar o consumidor que, com pouco ou nenhum dinheiro, nem sempre vai querer pagar pelo que pode obter de gra�a na rede ou por um pre�o muito mais em conta no camel�. O fato � que a crise � do CD como formato, n�o da m�sica. Esta ser� sempre consumida com entusiasmo por p�blicos de todas as idades. A quest�o da ind�stria � como reverter a renda deste consumo para os cofres das companhias. Nesse sentido, parece n�o haver luz no fim do t�nel. E salve-se quem puder...
11 COMENTÁRIOS:
com o cd caro do jeito que t�, o lance � baixar mesmo na net, cara. n�o tem nem o que pensar.
Bem, se a crise de deve ao esgotamento do CD, do jeito que novas m�dias aparecem a cada dia, a crise n�o terminar� nunca. Eu n�o consigo comprar um disco pirata, ali�s, n�o consigo comprar nada que n�o seja original. Se n�o posso comprar um Adidas, compro um outro mais barato, mas nunca um Adidas falso.
o an�nimo a� de cima deve ter dinheiro. eu tamb�m prefiro tudo original, mas, se a grana � curta...
T� faltando ousadia. Das gravadoras, produtores e at� dos pr�prios artistas. O modelo � antigo. Sou compositor, vivo de direito autoral. A solu��o t� em ser mais criativo. Inovar dentro de cada estilo (principalmente o sertanejo que tem um poder enorme). A culpa n�o � s� da pirataria. � da falta de criatividade.
Meu temor � que, com o agravamento deste cen�rio, as gravadoras multinacionais que atuam no Brasil resolvam encerrar suas atividades, levando consigo todo o seu precioso cat�logo,que faz parte de nossa cultura, privando para sempre povo brasileiro de ter acesso a esse material,j� que n�o h� legisla��o que pro�ba a sua retirada do pa�s.
N�o tenho dinheiro n�o, como disse antes, se n�o posso comprar o original prefiro n�o ter.
Realmente � muito perigosa a situa��o: se as gravadoras encerrarem suas atividades voltaremos a tocar m�sica estrangeiras nas r�dios como antigamente.
As gravadoras acham que podem mandar no gosto popular e monopolizar a cultura como a rede globo. estamos passando por um periodo de transicao e logo as coisas vao se acomodar. pior pra os empresarios da industria fonografica que estao tao distantes do conceito original da musica quanto um p�lo do outro. a musica nao vai acabar mas a tecnologia � hoje o maior pilar democratico do planeta e estou muito orgulhoso de participar disso baixando musicas, conhecendo novos artistas a partir dai e movimentando cenas que ate entao se encontravam esmagadas pela massifica�ao imposta pela industria. vamos procurar a musica que nos agrade nao a que nos � imposta. CD � algo que compramos quando sobra dinheiro e nao deveria custar mais que 15 reais de jeito nenhum.
Quanto ao an�nimo acima.
Concordo sim, a tecnologia est� a�. Mas onde ficam os direitos autorais? Baixar m�sica que quizer, de gra�a, no Kaaza e outros? O CD � caro sim, concordo.
As m�sicas devem ser comercializadas na internet tamb�m, por um pre�o razo�vel. O p�blico teria mais poder de escolha. Mas baixar de gra�a, na pirataria, � uma vergonha. Tudo tem que ser revisto.
ROSEMBERG:
PODE SER POLITICAMENTE INCORRETO.
MAIS ULTIMAMENTE COMPRO TDO PIRATEADO.
INFELIZMENTE N�O TENHO DINHEIRO PRA COMPRAR UM CD A 30 REAIS E UM BOM DVD A 50 REAIS.
SOU APRECIADOR DA BOA MUSICA POPULAR BRASILEIRA TIPO CHICO, CAETANO, BOSCO, BETHANIA, GIL E OUTROS, MAIS, OS CDS DESSES ARTISTAS COSTUMAM SER MAIS CAROS DO QUE O CD POR EXEMPLO DO DETESTAVEL KLB.
ASSIM N�O D�.
SE A BOA MUSICA POPULAR BRSILEIRA ESTA EM BAIXA � PORQUE ESSES GRANDES CANTORES SE AFASTARAM DO POVO, PRIVILEGIANDO APENAS O PESSOAL DA ZONA SUL FAZENSDO SHOWS APENAS EM CASAS DE ESPET�CULOS QUE, DEVIDO AOS ALTOS PRE�OS POV�O N�O PASSA NEM PERTO.
ADORARIA PODER COMPRAR TUDO ORIGINAL PARA PODER LER A PARTE TECNICA DO TRABALHO, SABER O NOME DOS COMPOSITORES DE CADA MUSICA, MAIS CARO DESSE JEITO N�O D�.
BERGRJ@HOTMAIL.COM
Realmente o cd t muito kro, mas parece q essa crise tem afetado menos o mercado gospel n�?? Pelo q eu ando sabendo o mercado gospel ta faturando muitoo!
Todo consumidor deve exigir pre�o justo pelo que est� comprando. Uma m�dia de qualidade no volume que as gravadoras compram n�o custa mais do que 1 real. A caixinha, a mesma coisa. Um encarte colorido com 16 p�ginas e papel de qualidade n�o custa mais do que outros 2-3 reais. Ponha mais 150% em cima disso pra lucro, pagamentos da estrutura, e direitos autorais (vamos em 5 a 7 reais) e mais 100% para impostos, transportes e outros custos n�o diretos (9 a 12 reais)... e temos o pre�o justo... agora me conven�am que 30 reais se justifica ?
Quanto aos DVDs, vejam o exemplo da Ana Carolina... 3 DVDs do mesmo disco... isso � pensar que o dinheiro do consumidor d� em �rvore...
Um abra�o,
Rodrigo
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