web page hit counter
Terça-feira, Outubro 25, 2005

Ivete põe funk, disco music, zouk e lambada no seu axé populista e festivo


Resenha de disco
Título: As SuperNovas Vol. 01
Artista: Ivete Sangalo
Gravadora: Universal
Cotação: * *

"O meu foco é o povo, a galera." A declaração de Ivete Sangalo abre o texto de apresentação de seu sexto disco solo, As SuperNovas Vol. 01, já nas lojas com expressiva tiragem inicial de 150 mil cópias. A frase funciona como uma autodefesa para a opção por um repertório populista, de refrões carnavalescos. Mas, justiça seja feita, a cantora baiana está procurando incrementar a receita de seu festivo axé com ingredientes incomuns no gênero. A capa do CD - cuja foto de gosto discutível remete às coletâneas de música pop dos anos 70 e 80 - já traduz a opção por uma estética renovada.

Referências é o que não falta no repertório de fácil digestão. Se Abalou (Gigi) evoca a batida do funk-soul americano, Zum Zum Ê (Augusto Conceição, Fábio Alcântara e Elivandro Cuca) traz elementos do pancadão carioca do DJ Marlboro, colaborador da faixa, ao lado de Carlinhos Brown. Já Poder (Ivete Sangalo, Gigi e Radamés) tem um clima de disco music, enquanto o samba-reggae Pra Sempre Ter Você (Eva Cavalcante) ganhou levada e leveza pop.

As citações são múltiplas, mas nem por isso As SuperNovas Vol. O1 deixa de ser disco moldado para os trios elétricos. Faixas como Galera (Augusto Conceição, Fábio Alcântara, Elivandro Cuca, Rayala e Sá Trindade) e Eh, Maravilha (Gigi) garantirão a temperatura quente na folia baiana e nas micaretas realizadas Brasil afora - inclusive por conta de suas melodias e letras primárias, escoradas na força do ritmo.

Entre balada banal de refrão melodioso (Quando a Chuva Passar, com o autor Ramón Cruz tentando soar como Herbert Vianna) e um apimentado samba-reggae com todo jeito de hit carnavalesco (Mega Beijo, de Lourenço, o autor do sucesso Sorte Grande), Ivete surpreende positivamente ao inserir na sua moqueca o tempero do zouk, ritmo africano evocado em Cadê Você? (Márcio Brasil). E tudo termina, não em samba, mas em lambada. Com poderoso trio de metais em brasa, a cantora exuma Chorando se Foi, hit mundial do efêmero grupo Kaoma em fins dos anos 80, com molho de dendê. A gravação, feita ao vivo, é incendiária e mostra que, no palco, Ivete Sangalo é massa. Em disco, ela ainda continua devendo um trabalho à altura de seu carisma.

31 COMENTÁRIOS:

wagner said...

Excelente critica. fiquei com vontade de ouvir apenas por curiosidade em relação ao ritmo Zouk ! Não gosto de axé e afins mas Ivete Sangalo sempre foi corajosa e tem forte carisma !

16:28  
Rodrigo said...

Ok! Mais uma crítica às músicas de Ivete! E mais um disco de sucesso absoluto na carreira dela!

Críticas sempre existirão pelo fato de Ivete ser cantora popular e não inventar demais para parecer diva, como muitas outras fazem.

E, nesse ponto, Ivete e Daniela Mercury sempre souberam ousar e arriscar, não se importando com críticas!

O sucesso incomoda...

16:38  
Anonymous said...

Deus nos livre !!

17:18  
Anonymous said...

sucesso pra ela!

19:14  
Anonymous said...

capa chupada do novo disco da madonna...

20:56  
Anonymous said...

ROSEMBERG

TENHO CERTEZA QUE A CONVIDADA DO PROGRAMA DO FAUSTÃO ESSA SEMANA VAI SER A IVETE.
NÃO SO DESSE DOMINGO, MAIS DE TODOS OS PROXIMOS DOMINGOS QUE FALTAM PARA ENCERRAR ESSE DECEPCIONANTE ANO DE 2005( em todos os sentido não só musical).
SOTE É PARA QUEM TEM.
E HAJA JABÁ
COM TODO RESPEITO AOS FÃS DA CANTORA
BERGRJ@HOTMAIL.COM

06:00  
Anonymous said...

Pode ter certeza que ela estará em todos os programas da Globo, na Hebe, Gugu...tocando em todas as rádios popularescas. Que Deus nos ampare numa hora dessas, porque ninguém merece a voz estridente dessa moça. Mauro como ficam os outros artistas que ganham duas estrelas e tb "demonstram disposição de renovar sua fórmula"?
Você deveria ser mais coerente e mandar 2 estrelas mesmo... sem dúvida é o que ela tá merecendo!!

06:20  
Rodrigo said...

O sucesso incomoda MESMO!!!!!!!!!!!

E como incomoda!!!!!!!!!!

08:01  
Anonymous said...

ROSEMBERG

COM CERTEZA O FAUSTÃO VAI ALARDEARR QUE O DISCO JÁ VENDEU UM MILHÃO DE COPIAS NO PRIMEIRO DIA DO LANÇAMENTO, MAIS ESTAMOS LENDO AQUI QUE VENDEU 150 MIL.
PORTANTO, FÃS DA IVETE, NÃO PRECISAM SE DESSESPERAR PORQUE AS LOJAS AINDA ESTÃO CHEIAS DE CDS PARE SEREM VENDIDOS.

BERGRJ@HOTMAIL.COM

08:04  
Anonymous said...

Ninguém merece! Faustão, Ivete...o Brasil já foi melhor em termos culturais. Hoje é esse lixo! e QUE DEUS NOS PROTEJA!!

09:30  
Anonymous said...

Ai que saudade eu tenho da Bahia...Saudade de Caymmi, Jorge Amado, da cultura baiana, que depois nos deu Gil, Caetano. E o que restou? Saudades, de uma música que permance, que é sempre lembrada, gravada, não morre! O que vem hoje da Bahia, que faz sucesso,mas é descartável, jamais fará parte da história da nossa música... como já disseram é lixo, e esse nem dá pra reciclar, infelizmente.

09:44  
Anonymous said...

ROSEMBERG

O SUCESSO QUANDO VEM DE FORMA ESPONTÂNEA ENGRANDECE O ARTISTA.
QUANDO É IMPURRADO GOELA ABAIXO SEM MERECIMENTO INCOMODA MESMO.
BERGRJ@HOTMAIL.COM

11:09  
Rodrigo said...

Bom saber que os grandes admiradores de nossa cultura, aqueles que sentem saudade de Gil, Caetano, aqueles que admiram o sucesso quando vem de forma espontânea mal sabem escrever o nosso bom e velho português!

Ou seja, querem nos "EMPURRAR" goela abaixo suas opiniões, fingindo conhecerem nossa cultura.

Sabem falar mal, mas saem distribuindo vírgulas por todos os cantos, mal sabem construir períodos, mal sabem expressar o que pensam. E ainda querem falar de cultura!? Tão cultos que esquecem o uso correto de nossa língua pátria!

Por isso que os comentários aqui postados não incomodam! Esses, sim, são lixo! E não influenciarão em nada no sucesso de Ivete!

Ivete continuará a incomodar! Por que é autêntica, não se faz de "culta" para agradar meia dúzia de invejosos e frustrados!

Em tempo, o verbo IMPURRAR não existe em nossa língua!

Quem será o próximo a assassinar a língua falando mal, em vão, de Ivete? Porque, pelo visto, a cultura de vocês não é tão extensa assim! Deviam parar de falar mal de Ivete um pouquinho e procurar uma gramática urgente! Assim, quem sabe, entenderiam melhor o que é CULTURA!

11:38  
Rodrigo said...

Cultura:

Rosemberg postou:

COM CERTEZA O FAUSTÃO VAI ALARDEARR(?) QUE O DISCO JÁ VENDEU UM MILHÃO DE COPIAS NO PRIMEIRO DIA DO LANÇAMENTO, MAIS( não seria MAS?) ESTAMOS LENDO AQUI QUE VENDEU 150 MIL.
PORTANTO, FÃS DA IVETE, NÃO PRECISAM SE DESSESPERAR (não seria DESESPERAR?) PORQUE AS LOJAS AINDA ESTÃO CHEIAS DE CDS PARE(não seria PARA?) SEREM VENDIDOS.

Como se vê, o tempo que perdem falando mal de Ivete poderia e deveria ser usado para aprender a escrever!

Só falta querer "IMPURRAR" goela abaixo os erros primários de português!

"IMPURRAR" foi bom... hahahahahah

11:43  
Anonymous said...

O professor de português só precisa melhorar seu gosto musical, quem sabe um dia...

13:20  
Anonymous said...

Rosemberg, que Deus tenha piedade de nós, não merecemos, aliás os nossos ouvidos não merecem...

13:27  
Jr said...

Realmente, achei estranho ter levado três estrelas...duas já estariam de bom tamanho pela importância popular e carisma dela. Doce ilusão minha achar que poderia ouvir algo de bom nesse Super Novas. Uma boa voz perdida no meio de bobagens absurdas. Nem pra pular esse cd tá prestando. Só uma frase: S-O-F-R-Í-V-E-L!!!

19:01  
Anonymous said...

Que perda de tempo discutir Ivete...

19:13  
Diogo ! said...

Me disseram que teria no repertório Vanessa da Mata e HeberT Vianna . Tem ?

No primeiro album de Ivete foi " Se eu não te amasse tanto assim " que salvou o ( fraco ) cd .

No seguinte Ivete mandou a bela " Meu Abraço " lembrando ( de longe , claro ! ) Marisa Monte , sua referência declarada .

Depois só Axé - populista ! Dá - lhe : Festa , Flor do Reggae , Sorte Grande ...

A nova música " Abalou " segue a mesma formula ... Mas ao que parece não terá muito fôlego.

É esperar p/ ver !

Bem , Rita Lee disse recentemente que Ivete é " Maravilhosa " .

Que ela é , eu sei . Tem umas pernas que Deus me ajude !!!!!!

Canta bem e é carismática , mas no tabuleiro dessa baiana podia ser posto algo mais .

01:31  
Anonymous said...

Ceus !!!!!

Ivete e Latino ao mesmo tempo !!!!!!!!!!!!!

Quem vai ganhar ? Não sei...

Quem vai perder ? Nossos ouvidos !!!!!

Haja Vaso sanitário para tanta MERDA !!!!

02:04  
Anonymous said...

acho que ela deveria sair nua na capa!

03:26  
Anonymous said...

ROSEMBERG

RODRIGO QUANTO VC COBRARIA PARA DAR AULA DE PORTUGUES?

O FATO DOS DEFENSORES DA NOSSA CULTURA, ESCREVEREM A LINGUA PORTUGUESA ERRADO, SO ME PROVA MAIS UMA VEZ QUE MESMO UM "ANALFABETO" PODE TER BOM GOSTO E NÃO ACEITAR AQUILO QUE NOS TENTAM ENPURRAR GOELA ABAIXO.
UM ABRAÇO

ROSEMBERG

04:33  
Anonymous said...

ROSEMBERG

RODRIGO, HUMILDEMENTE ACEITO SUAS AULAS DE PORTUGUES.
MAIS FAÇO QUASTÃO DE TE APRESENTAR A VERDADEIRA E BOA MUSICA POPULAR BRASILEIRA.
TAMBEM LEVAREI VC A UM PSICÓLOGO QUE CERTAMENTE LHE MOSTRARÁ O QUE TE LEVA A SER TÃO ARROGANTE E PREPOTENTE.
VC SABE TUDO E EU NADA SEI...
É A VIDA
ESPERO TER COLOCADO TODAS AS VÍRGULAS NO SEU DEVIDO LUGARES.
UM ABRAÇO
BERGRJ@HOTMAIL.COM

04:41  
Anonymous said...

A pergunta que não quer calar: Por que 3 estrelas, se na verdade merecia 2? Tá parecendo proteção, que critério é esse do colunista? Sr. Mauro, vamos rever as outras críticas e fazer tudo de novo, ok?

06:03  
dude said...

Valeu, Rosemberg! Humilhou o rodrigo... coitado do rapaz, se acha tão culto mas na verdade é tão clichê. Mesmo assim eu me divirto com ele, huahuahuahuahua!

10:35  
Ricardo said...

O colunista já mostrou diversas vezes que não tem critérios, nem coerência. Tanto para as estrelas, quanto pra vendagem.
No caso da Ivete Sangalo ele diz "com expressivas 150 mil cópias iniciais". No caso do último cd da dupla Sandy e Junior que saiu com a mesma tiragem inicial ele disse "com baixíssima tiragem inicial, que evidencia uma forte queda no mercado fonográfico da dupla", e falando que eles estão fracassados...
Cadê a coerência? Cadê a imparcialidade? Lamentável.

13:58  
Anonymous said...

Parabéns Mauro Ferreira, voltar atrás não é desmérito, pelo contrário, é virtude, pois da maneira como a crítica estava sendo conduzida, infelizmente, acabava dando margem a que nós leitores pudessemos pensar que o crítico não estava sendo criterioso, como normalmente parece ser. Parabéns novamente!!

17:25  
Jr said...

É isso mesmo, ** estrelas já está ótimo pra ela que anda alardeando por ai que não faz trabalho pra agradar os críticos. O único compromisso dela é com o dinheiro que ela chama de "público", mas ainda tem aqueles que optam pelo eufemismo, chamando de alegria...como se alegria fosse sinônimo de música ruim.

Essa figura só presta pra se vê mesmo, é realmente muito bela, enche os olhos de qualquer um, mas produz um ruído ardoroso para os ouvidos! Ivete, fecha a boca!!!!

13:19  
Anonymous said...

Este novo CD da Ivetinha Alegria é tão bom quanto os anteriores. Vá, continue mostrando ao Brasil como se canta e como se dança! Parabéns. Deixe que falem, que digam .......
O sucesso incomoda! Vá em frente!Vcs não viram o que falaram da Isabella Taviani (Ver arquivo de 09/10 a 15/10). Uma injustiça com essa grande cantora que pertence a mesma gravadora da Ivete! Quero ver quando a Isabella chegar aqui em Salvador e cantar junto com a Ivete num mega show. Vai ser o máximo!!!!!

21:42  
Anonymous said...

Aí vai ser dose...uma estridente e a outra gritando... Meu ouvido não é penico!!!

07:22  
O mundo do Furacão said...

Será que outra cantora conseguiria vender 600 mil cópias através de uma rede de comestis popular como é a Avon? Há uma mentira em afirmar que comprando o perfume vc ganha o cd, a verdade é um desconto na compra do mix que é o perfume e o cd, se vc ñ comprar o cd vc ñ vai ganhar o cd de graça. A Avon já anunciou antes do Natal que encomendaria mais 350 mil cópias do cd, se as vendas continuassem no ritmo que estavam tendo, nas lojas, o cd de La Sangalo é um dos mais vendidos. Que preconceito é esse com Ivete? Será porque a mesma afirma que é cantora popular? Ninguém pode nega que Ivete tem tentando "experimentar outros ritmos. As Super Novas é um cd que causa um estranhamento no principio, mas depois de ouvi-lo algumas vezes, já estará curtindo várias músicas. E ñ me venha falar que eu ñ sei de música, tenho um conhecimento musical muito grande, o meu intelecto musical ñ é feito pela moda, e sim pelo meu gosto pessoal e pela qualidade, e Ivete além de ser uma grande cantora, isso ela entende. A Avon e a Rede Globo ñ apostaria nesse fenômeno musical se ñ valesse a pena. Qualquer contato o meu email é : furacaocandango@yahoo.com.br - Paulo, pode mandar as suas opiniões.

09:27  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006