web page hit counter
Terça-feira, Outubro 04, 2005

Daniela Mercury inclui releitura de 'Aquarela do Brasil' no seu 'Balé Mulato'

Nas lojas no fim de outubro, o décimo-primeiro disco solo de Daniela Mercury, Balé Mulato, traz no repertório uma regravação de Aquarela do Brasil, o clássico internacional de Ary Barroso. Outra releitura é Meu Pai Oxalá, da lavra da dupla Toquinho & Vinicius. A cantora chegou a cogitar inserir esta faixa como bônus das tiragens recentes de seu último CD, Carnaval Eletrônico, mas acabou desistindo da idéia - até porque o disco teve pouco fôlego no mercado.

Outras faixas de Balé Mulato são Levada Brasileira e Balé Popular, de Pierre Onasis e Edílson. A música de trabalho é Topo do Mundo, de Jauperi e Gigi. A cantora também regrava Pensar em Você - balada de Chico César - e Tonelada de Amor, de Márcio Mello.

32 COMENTÁRIOS:

Valéria Braga said...

OU MUITO ME ENGANO OU PELO REPERTÓRIO DANIELA VAI TENTAR REPETIR A FÓRMULA DO FEIJÃO COM ARROZ.

19:08  
Anonymous said...

Lá vem esta "cantora" destruir mais alguns clássicos da MPB. Ela não se enxerga mesmo...

20:37  
Rodrigo said...

Calma aí!

Nas notícias anteriores, referentes a Daniela Mercury, critiquei alguns comentários dos próprios fãs de Daniela que tentavam desviar a atenção falando mal de Ivete!

Particularmente não gosto das "inovações" de Daniela, acho que ela força a barra para parecer moderna, quando na verdade está tentando retomar um sucesso perdido no meio do caminho.

Mas não concordo com o pré-julgamento que estão fazendo do novo cd dela. Acho que devemos esperar, ouvir e dizer se gostamos ou não!

O fato de não gostar de Daniela não pode nos impedir de reconhecer o talento dela como cantora, embora ela cometa alguns deslizes, como o álbum Carnaval Eletrônico que, segundo o próprio Mauro, não teve muito fôlego no mercado!

O sucesso que ela fez no passado, o prestígio que tem hoje e sua legião de fãs não são coisas descartáveis!

Que Daniela tenha mais sorte neste novo trabalho! Ela merece!

20:56  
Anonymous said...

Em alguns casos , não se precisa esperar pra ver o que vem por aí.... Daniela é um caso assim...
Ela ainda não se tocou que o negócio dela é CARNAVAL, TRIO ELÉTRICO e SÓ!!!!!
Tinha que deixar MÚSICA , pra quem sabe cantar e interpretar.

23:12  
Rodrigo said...

Precisa esperar, sim!

Afinal, Clássica era pra ser um super cd e, no entanto, virou mais um tapa-buraco na carreira de Daniela, assim como o Carnaval Eletrônico.

Daniela precisava, na verdade, se tocar que o negócio dela é CARNAVAL, TRIO ELÉTRICO e SÓ!!! Toda vez que ela sai disso, acaba fracassando, vide MTV ao vivo, Carnaval Eletrônico e o Clássica!

Ontem eu não havia escutado a música nova de Daniela e, por isso, disse que devíamos ouvir antes de julgar...

Hoje eu ouvi e posso dizer: vem aí mais um super fracasso de Daniela. Musiquinha muito chata e Daniela com a velha mania de GEMER pra dizer que está cantando no estilo "MPB"!

Essa mulherzinha ainda não se tocou que o timbre de voz dela não serve para cantar MPB? Ou ela pensa que um dia será uma Marisa Monte, uma Adriana Calcanhotto? A praia dela é axé e acabou! Ela não cansa de fracassar, não?

Aí fica obrigando os fãs dela a viverem de passado, dizendo que em mil novecentos e lá vai bolinha ela vendeu milhões, que lá fora ela faz sucesso (Britney Spears tb faz), que ela está sempre inovando (na verdade tá ciscando pra todos os lados tentando emplacar um sucesso)...

Daniela, minha filha: se continuar assim, é melhor aposentar. Idade para isso você já tem...

05:53  
Anonymous said...

Que isso gente, isso aqui está ficando divertidíssimo. Quando a Daniela, Acho muito corajosa, não acho que está perdida, muito pelo contrário, encontrou um caminho, a música que ela está fazendo é muito acima do que a maioria das outras cantoras. E famos para de colocar a Marisa Monte como exemplo, será que ninguém ainda percebeu que ela é uma farsa, como compositora e cantora.

08:30  
Anonymous said...

É preciso de respeito, ao falar de um artista. Que você não goste tudo bem... mas, é preciso respeito!
Discordo sobre o CD/DVD Eltrodoméstico, que foi elogiado pela crítca ao saber dosar o samba reguee com a MPB, de alta qualidade e muit bom gosto. O carnaval eletrônico sempre foi dito como projeto independente, porém ele nos surpreendeu que ela manteve como cd de carreira. Já o Clássica, não é tapa-buraco, pq mantem uma qualidade q poucos artistas consegue fazer. Um DVD com tal repertório, presença vocal inigualável, só poderia ser Daniela Mercury. A respeito do novo CD, tudo ao seu tempo... Se vcs querem musik de Carnaval terão, mas é preciso conquistar todos os âmbitos. A nova musik de Daniela é linda... Doce, Prega nos ouvidos, ela consegue fazer uma letra simples brilhar.... Espero q outros artistas que lançarão cds neste período consiga o sucesso mercecido que o cd de Daniela terá!
Vamos respeitar!!!

08:53  
Rodrigo said...

Não gostei e pronto!

Não sou obrigado a gostar de Daniela! O cd Eletrodoméstico foi super criticado, justamente porque Daniela tentou, em vão, retomar o sucesso perdido ao longo do tempo. O cd e o dvd não deslancharam, tanto que Nelson Motta o considera a maior decepção dele como produtor(entrevista na revista Monet de Julho).

Carnaval Eletrônico é um disco ruim, que não aconteceu e que não acrescentou em nada na carreira de Daniela. Maimbê é uma música sem letra, feita exclusivamente para Daniela "aparecer" durante o carnaval. Aliás, de eletrônico o cd não tem nada. Ela poderia ter se informado melhor sobre música eletrônica antes de gravar esse cd.

Clássica dispensa comentários. Daniela geme, faz caras e bocas e simplesmente destrói clássicos de nossa música. Ela não tem voz, perfil e muito menos talento para a MPB! Tanto esse cd é um tapa-buraco que nem divulgação a própria vai fazer! Foi uma tentativa de dizer a todos: "Ei, estou aqui! Eu ainda existo!". A praia de Daniela é o axé. E mesmo assim, ela há muito já não reina absoluta!

Daniela, Gil e Ivete lançaram cds em 2004. Apenas Gil e Ivete receberam indicações ao Grammy Latino. Margareth vem crescendo novamente, seu mais recente cd é uma pérola. Babado Novo ocupa um espaço que Daniela jamais terá novamente. Cheiro de Amor, com Alyne, também vem tendo mais espaço que Daniela! Esse título de rainha há muito já perdeu o sentido. Mas como os fãs de Daniela adoram viver do passado...

A nova música de Daniela é boba, sem grandes emoções! Caberia perfeitamente no repertório de Kelly Key e Sandy e Júnior! Alguém precisa avisar Daniela que ela não precisa gemer tanto pra dizer que canta bem!

Espero que Daniela, com o novo cd, conquiste seu espaço sem essas inovações bobas, que tentam disfarçar a busca dessa artista por uma identidade perdida!

Quanto às comparações com Marisa Monte, a quem chamaram de farsa, melhor não comentar! Quem nasceu pra ouvir Daniela, jamais saberá apreciar o talento de uma Marisa Monte. Cantora simples, direta, com voz verdadeiramente suave e honesta com sua carreira. Não precisa ficar gravando eletrônico e muito menos "assassinar" clássicos da MPB para TENTAR fazer sucesso!

12:02  
dude said...

rodrigo, meu caro... tens tempo sobrando na vida, heim... gasta tanto tempo pra esculhambar uma artista que, boa ou má, está aí na luta. Aliás, por que você não faz o mesmo? Vai à luta, amigo, talvez conquiste alguma coisa. Sentimentos como o que você demonstra, de raiva, recalque, fazem mal. Pra você mesmo. Eu também não sou fã de Daniela Mercury. Mas o disco que ela lança ou deixa de lançar não muda nada em minha vida. Já na sua... tô vendo! Relaxa.

12:29  
Anonymous said...

Rodrigo...to contigo e não abro ( até joguei a chave fora.....hehe)

abs

15:56  
Diogo ! said...

Rodrigo meu caro :

Sou fã do Blog do Mauro Ferreira e sempre acompanho as materias ...e os comentarios tambem .


Lamento , mas tenho que fazer uma correçào.

Como membro do Latin Grammy Awards tenho que dizer que vc se equivocou !

Os 7 albuns brasileiros indicados na categoria de " Melhor Album Pop Contemporaneo Brasileiro " foram :

1 Carlinhos Brown es Carlito Marron

2 Roberto Carlos Pra Sempre

3 Jota Quest MTV Ao vivo

4 Rita Lee Balacobaco

5 Daniela Mercury Carnaval Eletronico

6 O Rappa O Silencio Q procede o esporro

7 Ivete Sangalo Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso

O Vencedor foi Carlinhos Brown . Daniela Mercury participou da Cerimonia , entregando ao lado de Xuxa o premio de Best MPB Album à Maria Rita.

Já Gilberto Gil nào foi indicado no ano de 2004.

Em 2003 ele foi a Personalidade do Ano e ganhou o premio pelo conjunto da obra . O CD Kaya N'Gan Daya Ao Vivo ( ode a Bob Marley ) foi indicado em 2003 mas foi preterido pelos Tribalista .

Esse ano a entrega será em 3 de Novembro na cidade de Los Angeles .

Vá ao site e confira os indicados ?

Ivan Lins concorre nas principais categorias .

Um abraço

Diogo !

00:10  
Santos said...

Chega de falar de Daniela Mercury e seu novo CD !!!!!!!

Vamos falar de Luciana Souza

00:29  
Anonymous said...

ROSEMBERG:
NOSSA, TODAS AS VEZES QUE O FOCO DA NOTICIA É A DANIELA, CAUSA DISCUSSÕES CALOROSAS E INTERESSANTES.
PELO MENOS O IBOPE DELA AQUI NO BLOG É ALTO PARA O BEM OU PARA O MAL.
AGORA FALANDO SERIO, GRAVAR A MUSICA AQUARELA DO BRASIL É OBVIO DEMAIS NÃO.
NAÕ QUE EU NÃO GOSTE DA MUSICA, MAIS JA FOI GRAVADA E CANTADA TANTAS VEZES QUE PRECISA DESCANSAR UM POUCO.

BOA SORTE DANIELA.

BERGRJ@HOTMAIL.COM

06:56  
Rodrigo said...

Para meus opositores...

Caro Dude, pelo visto tem sobrado tempo para nós dois, tendo em vista o tempo que gastou respondendo meu comentário! O espaço aqui é livre, tenho total liberdade de expressão, você gostando ou não...Assim como o fato de Daniela lançar ou não um bom disco não muda em nada a sua vida, seus comnetários não mudarão em nada a minha vida também. O que pensas sobre mim não faz a menor diferença!

Sobre ir à luta, tome isso como exemplo. Tenho vida estável, um excelente emprego, uma família linda e uma esposa maravilhosa ao meu lado. Um dia, quem sabe, você consegue também...

Bom, chega de gastar meu tempo livre com você, meu caro! E obrigado por gastar o seu comigo, mas não precisava!!!!

Diogo, meu caro...

Acho que o equívoco foi seu! Quando me referi ao Grammy Latino, não estava me reportando ao ano de 2004. Mas sim, às indicações desse ano! Se você realmente é membro do Latin Grammy Awards, deveria estar melhor informado quanto às indicações referentes ao ano corrente. Ivete e Gilmelândia estão lá, entre os indicados!

Vá ao site e confira os indicados!

07:52  
Diogo said...

Meu caro Rodrigo :

Lamento ,mas VC se equivocou de novo.

Daniela NÃO lançou CD em 2004 !

Como ela poderia ser indicada ao Latin Grammy DESTE ano ?

O CD Classicas foi lançado em Agosto , as fichas para as nominações já tinham sido fechadas !

08:00  
Diogo said...

Meu caro Rodrigo

Deixa eu explicar melhor para vc que ao que parece é leigo .

Apesar de ter lançado o Cd Carnaval Eletrônico no inicio de 2004 o Cd entrou nas Nominações do mesmo ano !

Pelo criterios da Academia esse ano o CD NÃO teria condições de ser indicado.

As gravações sim podem ser indicadas... Visto que muitos ( ainda ) investem em Singles promocionais .

Albuns não ! OK ?!



PS . Ao se referir a GIl, deu a entender ( pelo menos pra mim )que se referia ao Ministro .

08:14  
Alex Abreu said...

O que mais admiro em Daniela Mercury é a sua inquietação artística, muitas vezes confundida com ?falta de rumo?, de ?não saber o que quer? e outras frases do tipo. Poucos artistas que alcançam o estrelato que Daniela alcançou ousam sair da fórmula que os consagraram ? vide Ivete Sangalo, que neste fórum parece rivalizar com ela, contemporânea que se beneficiou do espaço aberto por Daniela, arrebanhou os fãs do estilo ?sai do chão!? e continua segurando firme (e solitária) o que restou da febre do axé. Nada contra, diga-se, é uma questão de opção artística e, neste sentido, ambas estão em caminhos opostos.
Daniela Mercury tem todo o direito de optar por novos rumos, novas linguagens, novos parceiros para a sua música. E essa busca não tem necessariamente a ver com sucesso. Eu particularmente admiro muito mais os artistas que eventualmente pequem pela ousadia do que aqueles que deitam eternamente no berço esplêndido da fórmula mágica. Mesmo porque ela não precisa provar que sabe emplacar um hit. Basta lembrar que as músicas mais tocadas nos últimos dois carnavais foram lançadas por ela: ?Maimbê Dandá? (presente no ?Carnaval Eletrônico?) e ?Olha o Ghandy Aí!? (ainda inédita). Se não foram capitalizadas em vendagem de disco, a culpa é exclusivamente da gravadora BMG, porque apelo popular Daniela Mercury provou que ambas as canções tinham ? ?Olha o Ghandy Aí!?, inclusive, foi escolhida pelos telespectadores da Band como a melhor música do carnaval deste ano e sequer foi lançada em disco!
O fato é que a BMG realmente não soube trabalhar a carreira dos discos que lançou. Me lembro, por exemplo, que a regravação de ?Como Vai Você? (Antonio Marcos) estourou nas rádios mas não constava no CD que acabara de lançar (?Sol da Liberdade?), o primeiro de Daniela após o rompimento da bem-sucedida parceira com a Sony Music. Resultado, a música alavancou as vendas sim, mas de um outro disco: o da trilha sonora da novela ?Laços de Família?, do qual fez parte. Tempos depois surgiu um CD bônus acoplado ao original, mas aí era tarde demais. Eu mesmo já tinha adquirido o lançamento original e não ia comprá-lo novamente, dois ou três meses depois, só por conta de uma nova música; assim como milhares de pessoas, preferi comprar a trilha da novela que ainda vinha com outras novas e boas músicas.
Enfim, esse é um exemplo de que muitas vezes o sucesso de um disco independe da qualidade do artista, está muito mais relacionado aos bastidores, ao marketing e a detalhes que fazem toda a diferença (ou competência). Portanto, desejo de todo o coração melhor sorte para Daniela Mercury nesta nova fase, agora na EMI. Que a nova gravadora tenha o mesmo carinho, atenção e competência que tem com outra estrela da casa, a Marisa Monte, exemplo de independência artística aliada à competência no marketing; o que a faz manter o status de grande vendedora de discos.
É isso.

11:27  
Rodrigo said...

É de morrer de rir...

Diogo, valeu pelos esclarecimentos. Você tem toda razão quando fala do álbum Carnaval Eletrônico! Ele foi mesmo indicado ao Grammy Latino em 2004. Em 2005 só foram indicadas, da Bahia, Ivete e Gilmelândia! E obrigado pela educação ao responder!

Ao Alex Abreu, não acho que Daniela ousou sair da fórmula que a consagrou. Até porque ela ainda tentou manter a fórmula com o álbum elétrica. Mas, a partir dali, com o surgimento de Ivete e Carla Visi, a carreira de Daniela estagnou!

Sendo assim, atirou para todos os lados, tentando achar uma "nova cara" para a sua música! É cômodo falar em inquietação e busca pelo novo quando se está perdido!

Quanto a emplacar hits, o discurso é, no míinimo, ambíguo. Dizem que Daniela não necessita emplacar hits, mas não deixam de citar as poucas músicas dela que fizeram um relativo sucesso!

E o que dizer quando argumentam que Daniela largou o estilo "tira o pé do chão", se logo em seguida afirmam que as músicas dela foram sucesso no Carnaval? Ou a música Maimbê é bossa nova???

Sobre o Band Folia, Daniela levou mesmo o prêmio de melhor música. Mas Ivete faturou o de melhor cantora. Inclusive Ivete faturou o prêmio Tim de música como melhor cantora este ano também, em duas categorias! Sua premiação não ficou restrita ao universo do Carnaval, ao contrário de outros artistas que se vangloriam de prêmios específicos dos três dias de Folia!

Concordo quando você diz que Ivete segue solitária no estilo que a consagrou. Pq, assim como Daniela, todos os outros artistas foram "esquecidos", perderam o fôlego! E isso nada tem a ver com opção de seguir um novo rumo, mas sim com falta de ouvintes para as suas músicas!

Culpar gravadora pelo fracasso de um disco é desculpa para a falta de competência. A mesma EMI citada não faz quase nenhuma divulgação da também citada Marisa Monte. E nem por isso Marisa vende menos que 500 mil cds. Ou seja, quando há talento, gravadora nenhuma barra vendagens do artista! E, se fosse assim, Eletrodoméstico teria vendido muito, pois houve divulgação maciça do cd na mídia e na própria MTV! Ainda falando de EMI, ela não faz nenhuma divulgação dos cds da Legião Urbana e, no entanto, o grupo continua a figurar na lista dos mais vendidos!

Ah, sobre o tal espaço que Daniela supostamente abriu, convém lembrar que Carlinhos Browm, Luis Caldas e Sarajane já haviam aberto bem antes do surgimento de Daniela. Se Ivete se beneficia deste espaço, é porque tem talento para isso e porque muito antes de Daniela, Sarajane e outros "criaram" este espaço também usado por Daniela para fazer fama!

Pelo modo como falam do axé, parece que Daniela foi tremendamente oportunista. Fez fama e, logo em seguida,abandonou o estilo! Vergonha do próprio passado? Acho que não! Até porque Daniela continua a participar de festas do estilo "tira o pé do chão"!

Concordo que Daniela tem todo o direito de optar por novos rumos e novos parceiros. Mas que não use isso como desculpa para a estagnação de sua carreira!

Ousadia é uma coisa! Falta de rumo e desespero são outras bem diferentes! Seguir novos rumos e gravar algo tão terrível como o álbum Clássica, onde Daniela conseguiu estragar pérolas de nossa música, só para dizer que é inovadora não dá! Ficar "gemendo" MPB é dose!!!!!!

E, se foge do óbvio, porque regravar Aquarela do Brasil, música tão óbvia?

12:25  
Rodrigo said...

This post has been removed by the author.

12:25  
dude said...

Ai, ai... que pena do rodrigo...
tem que ficar dando satisfação pra um estranho como eu... é triste... ver alguém se submetendo à humilhação de dizer que tem emprego estável, família linda, blá, blá, blá...
bom, diante de tanta demonstração de tolice por parte do rodrigo, eu me calo. Não vou expor meu lado pessoal e contar detalhes da minha vida pra quem eu não conheço. Isso é coisa de gente medíocre como o rodrigo, que só serve pra ficar esculhambando o sucesso alheio.
Sorte pra você, rodrigo. Volto a dizer que não sou fã da Daniela Mercury, mas torço por qualquer um que batalhe por uma carreira digna. O que não é o caso do rodriguinho, obviamente. Pobre rapaz... tão bobinho... tão perdidinho...

14:35  
Alex Abreu said...

Nossa Rodrigo, como vc é passional em seus comentários... (agora que li as postagens anteriores). Fico pensando no que será que a Daniela Mercury fez pra que vc seja tão implacável com ela, embora saiba que em toda atitude passional há ingredientes de ódio e... amor!
Ainda não ouvi o cd "Clássica", mas assisti a um show que ela fez mês passado no Pq.Ibirapuera, ao lado de Zélia Duncan e Gal Costa, em que ela apresentou algumas músicas deste disco. Bom, não vou discutir gosto porque essa discussão não vai ter fim. Eu particularmente gosto de ouvir a Daniela cantando MPB.
Lembro que no show do ano novo que ela fez no Farol da Barra este ano ela privilegiou vários clássicos e adorei a versão de "Vapor Barato", com direito a berros e gemidos que remetiam a gravação original da Gal Costa (não sei se entrou no repertório de "Clássica").
E neste show no Ibirapuera o dueto/duelo que Daniela fez com a Zélia, cantanto "Sua Estupidez" (Roberto e Erasmo), foi antológico. Merecia um registro em disco.
Mas gostos à parte, vamos aos fatos. É preciso fazer justiça e dizer que, para o bem e para o mal, o carnaval baiano nunca mais foi o mesmo depois da explosão de Daniela Mercury. É verdade que houve alguns sucessos sazonais, como a Sarajane, a própria Margareth Menezes ("Elegibô"), o Luiz Caldas, a Banda Reflexu's... Mas nada que que configurasse um movimento, uma onda que as gravadoras explorassem maciçamente. Entrou todo mundo no rótulo "lambada", que foi como a mídia classificou à época, com o surgimento de várias lambaterias.
Acompanho a carreira de Daniela Mercury desde quando a vi estremecer as estruturas do Masp, em São Paulo, lá se vão quase 15 anos. Ainda indie (gravadora Eldorado), acabara de emplacar seu primeiro hit nas rádios paulistanas, ?Swing da Cor?. Sexta-feira, Avenida Paulista, hora do almoço, as duas pistas invadidas por uma multidão que não parava de aumentar. Não deu outra, o show teve que ser precocemente encerrado, antes que um mal maior acontecesse. Ainda um rosto desconhecido, Daniela Mercury estava começando a trilhar o seu caminho para o sucesso. Carismática, convidou todos a voltar no domingo, só que agora na USP, primeiro cenário do programa ?Bem Brasil? da TV Cultura. O público presente não só atendeu ao chamado como se multiplicou e mais uma vez roubou a cena, ocupando todos os espaços disponíveis e outros nem tanto assim ? várias pessoas começaram a subir nos topos dos prédios, em busca de um melhor ângulo, e provocaram novo tumulto. Daí em diante Daniela Mercury assinaria com a Sony e faria história com o ?Canto da Cidade?, dando voz, rosto e forma a um movimento que não cabia mais no rótulo "lambada", um movimento que traria a alegria de volta às paradas de sucesso e encerraria a supremacia dos ?breganejos? e a melancólica Era Collor.
Resultado, a mídia foi atrás de um novo nome e emplacou o ?axé music?. Foi sim a partir deste estouro da Daniela Mercury que bandas que já existiam há bastante tempo começaram a ter suas músicas tocadas fora da Bahia: Beijo, Eva, Chiclete com Banana, Cheiro de Amor, etc. O próprio Carlinhos Brown, embora figura mais conhecida como músico e compositor, só gravou seu disco solo bem depois, acho que em 96/97, o ótimo "Alfagamabetizado". Margareth Menezes (que também adoro) passou anos sem gravar e só foi fazer as pazes com o sucesso há uns três anos, com "Dandalunda".
Mas a contribuição de Daniela Mercury para o carnaval baiano - e por tabela o brasileiro - não pára por aí. Em seus shows, sempre lotadíssimos, ela não parava de incitar as pessoas a conhecerem o carnaval da Bahia. Eu mesmo me empolguei e fiz questão de vê-la em seu habitat. E testemunhei mais uma inovação, quando Daniela deslocou o carnaval do centro de Salvador para a orla Farol da Barra-Ondina, desfilando com o seu trio (à época Os Internacionais)sem cordão, sem abadá, e resgatando a essência do que algum dia se conheceu como carnaval de rua. Desnecessário dizer o quanto isso revolucionou o carnaval baiano, afinal, "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu..."
O que antes merecia apenas alguns flashs nos telejornais, passou a fazer parte da grade das emissoras. Primeiro foi a saudosa TV Manchete, hoje a Band tem a transmissão do carnaval baiano como um dos seus carro-chefe, oferecendo uma saudável opção a quem cresceu assistindo somente aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.
E as inovações de Daniela continuam, ano após ano, criação de camarotes, convidados inusitados, enfim. Se hoje o carnaval baiano é uma indústria (para o bem ou para o mal, diga-se), se emprega milhares de pessoas, se mobiliza anunciantes, fotógrafos, globais e audiência na televisão, sem dúvida este feito deve ser creditado a Daniela Mercury. E os próprios músicos que participam desta festa mágica reconhecem isso, basta ver a reverência que prestam a ela quando chegam em frente a seu camarote (não por acaso o centro das transmissões da Band), saudando-a como "rainha" - inclusive Ivete Sangalo.
Ainda lembro de sua generosidade para com os nomes que você citou - Luis Caldas, Sarajane - e ainda acrescento os de Márcia Freire e da que foi vocalista da Bamda Mel(uma negra linda que lamentavelmente não sei o nome, mas a do "tum tum tum bateu", vcs devem lembrar). Todos estavam ameaçados de não desfilar este ano porque não tinham patrocínio (olha o lado mal desta industrialização) mas foram agraciados com o apoio de Daniela que, inclusive, fez questão de dividir com eles os valorosos minutos de rede nacional a que tinha direito, resgatando assim, parte da história.
Por tudo isso, é claro que Daniela não renega o seu passado de "rainha do axé", pois sua história se confunde com a do carnaval baiano. E mesmo nesta seara ela surpreende e se permite misturar música clássica com axé!??! Uma das cenas mais lindas deste último carnaval foi ouvir "Trenzinho do Caipira" de Villas Lobos, ser executada em rede nacional em pleno carnaval...
Portanto, meu caro Rodrigo, querer que ela fique presa nesta seara é ir contra a natureza de um artista. Ela pode fazer isso com a competência e talento com que sempre fez, mas também pode mais, muito mais. O verdadeiro artista nasceu para ser livre, não para ser engaiolado. Por isso, "voa, Daniela, voa!" que eu pelo menos vou atrás.

Axé!

16:18  
Rodrigo said...

Dude...

Quando não temos argumentos, partimos para o lado pessoal. Não expus minha vida a você, meu caro. Até porque não valeria a pena. Seus valores são tão pequenos!

Agradeço os elogios! Palavras vindas de você são sempre muito elogiosas!

Obrigado por sua preocupação comigo!

Mediocridade é algo recorrente em sua pessoa, mas é mais cômodo a você apontar isso nos outros, né?

Obrigado por me considerar bobinho, perdidinho... eu sendo assim você já não fica sem escrever sobre mim, né???

Comecei falando sobre música, mas sua vasta inteligência cultural não permitiu que você levasse a discussão adiante. Sendo assim, é bem mais fácil levar para o lado pessoal, não é, meu querido?!

Quando aprenderes a redigir melhor e a debater com argumentos e não ofensas, quem sabe, poderemos medir mediocridade. Por enquanto, fique com sua redação mais que perfeita e sua eloqüência apurada...se é que você me entende!!!

19:08  
Santos said...

Aconselho voces todos a ouvirem LUCIANA SOUZA !

A Brasileira + bem sucedida no Exterior.


Parece que para o Mauro só existem Daniela Mercury , Gal e Maria Rita.

01:33  
Caçula said...

Meus Deus !!!!

Deixem Daniela em paz !!!

Alcione transita entre o pagode e a MPB ...

Elba Ramalho transita entre forró e a MPB ...

Fafá transita entre o Sertanejo e a MPB ...

Pq Daniela Mercury não pode transitar entre o Axé e a MPB ?

Ela manda bem !!!

Exemplo : Nobre Vagabundo , Como vai Você , Estrelas , Só pra te mostar , `A primeira vista , Mutante , ....


Ah ! a Marisa Monte ( m- a - r- a-r-a-v-i-l-h-o-s-a ) já gravou um Axé com a Timbalada !!!

Vá até ao UOL e confira na Radio UOL a musica TONELADAS DE DESEJO !!!

01:39  
Caçula said...

Meu Caro Santos :

Luciana Souza realemnte manda bem !

01:40  
Santos said...

Valeu Caçula ...

Luciana Souza é demais !

Ela é constantemente reverenciada pelo ( severo ) critico do The New Yorque Times .

Tem uma voz linda e um trabalho extremamente bem feito .

Já foi indicada 2 vezes ao Grammy ( e nào é o Latino ).

Radicada nos EUA faz bela ponte entre o Jazz a MPB !!!

No Brasil seus CDs sào encontrados na Biscoito Fino !


Seu Album + recente é o Duos II ( Escutem !!!!!)

Detalhe : Já ouvi Toneladas de Desejo com Marisa e a Timbalada é realmente Demais !!!!

Como Luciana Souza , Marisa Monte manda muito bem !

01:52  
Caçula said...

Mas... pra mim a Brasileira + bem sucedida no exterior era a Bebel Gilberto ?

01:56  
Anonymous said...

He gnt sem duvida!!! Como he bom haver troca de opiniões! Pra mim Daniela merece o sucesso que tem, não só pela sua competência em todos os âmbitos e saber transitar em todas as áreas! Não é uma simples cantora, na qual deita e rola na mesma fórmula, por isso conseguiu conquistar locais inesperados e fazer a Bahia ser conhecida mais fortemente no mundo. Isso pode ter certeza, graças a ela! Enquanto aos comentários a respeito do Novo CD, este acredito pelo o repertório e produção, irá agradar a população não só pela misturas de ritmos, mas pela raiz brasileira que está implantada fortemente nele!
Queria agradecer ao comentário muito sensato de ALex ao falar de Daniela Mercury.
A respeito de Rodrigo, respeito a opinião dele e achei interessante sua forma de se expressar muito educado, sem querer ofender!
Agradeço aí... Mas Daniela, a verdadeira rainha, a verdadeira brasileira que leva o nome do seu país onde for, uma cantora politizada preocupada com sua sociedade... Sinto mais orgulho dela!!!

09:49  
Dude (fã do rodrigo) said...

he,he,he... olha lá em cima o rodrigo ficando irritadinho... calma, rodrigo, não perca a linha. Foi você quem primeiro falou de sua vida pessoal. Lembra? Que tem um ótimo emprego, é bem casado, blá, blá, blá... cara, você é muito engraçado. Tenta argumentar e se perde todo. Eu dou risada. Continue assim, pessoas como você são necessárias para nos divertir.
Continue sempre escrevendo essas bobeiras e nos fazendo rir.
Um abraço do seu fã!
Dude

12:02  
Camila - Sorocaba-SP said...

Não estou entendendo muito dessa discussão, mas só digo uma coisa: O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho?
NEM JESUS CRISTO AGRADOU A TODOS, PELO AMOR DE DEUS NÉ?
Queria agradecer ao colunista por sempre citar a Daniela Mercury. Não ligo para opinião dos outros cada um tem a sua, mas é até melhor que exista pessoas que odeie a Daniela pois é melhor ser odiada do que ser indiferente.
Eu adoro a Daniela, da forma como ela lida com tudo, do profissionalismo e de não ser escrava do público. Adoro ver ela cantando, só sei disso: adoro! Ela é uma cantora linda! E esse CD está com tudo. Quem não gostar que fique se mordendo a toa porque ela não está nem aí, já está com sua vida ganha!
Beijos
Camila

20:12  
Anonymous said...

É incrível como pessoas ridículas conseguem expor seus traumas de forma tão inpensada e leviana.
Quando o artista se dispoe a fazer algo de qualidade este merece todo nosso respeito, independente de nosso gosto pessoal.
Saber expor um gosto negativo é importantíssimo para nossa vida profissional e cotidiana.
Espero que pessoas desse nível repense nas besteiras que colocaram aqui a respeito de uma cantora/artista que faz a cada dia a música e sua arte ser respeitada pelos quatro cantos do mundo.
Pessoal antes de escrever algo pensem um pouco, pois o artista é um ser humano, não escrevam respndendo a insultos de outros dementes que se deixam levar pela mediocridade insana de um povo pobre cuturalmete e o pior espiritualmente.

23:25  
Anonymous said...

Passado quase um ano, é engraçado ler os comentários dos detratores do trabalho de Daniela aqui neste espaço. Achando-se analíticos de primeira linha, falaram mal de um disco que sequer haviam ouvido e questionaram a capacidade artística de Daniela. Pois bem: "Balé Mulato" foi colocado pela revista Isto É Gente e pelo Jornal do Brasil entre os cinco melhores discos de 2005; o disco ultrapassou a marca de 70 mil cópias (um sucesso para os padrões fonográficos atuais) e conquistou dois Prêmios TIM. Em Portugal, o "Balé Mulato" figurou na lista dos 10 mais vendidos, chegando a alcançar o segundo lugar logo nas duas primeiras semanas de lançamento, tendo voltando, mês passado, à lista dos 20 mais vendidos. Ainda em Portugal, a turnê do mesmo disco, também elogiada no Brasil, bateu recorde de audiência na transmissão da TV portuguesa "RTP". Sem contar que o DVD "Baile Barroco", também sucesso de vendagem e de crítica, acaba de ser indicado ao Grammy Latino na categoria "MELHOR VÍDEO MUSICAL VERSÃO LONGA".

Diante de todo esse êxito, a quem se deve dar atenção: aos pseudo-críticos daqui do blog ou aos FATOS?

00:29  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006