web page hit counter
Sexta-feira, Setembro 23, 2005

'Segundo', o show, não arrebata como o primeiro, mas cresce nos temas densos

Maria Rita deu ontem, no Canecão (RJ), o pontapé inicial na turnê de lançamento do disco Segundo. Com a casa cheia, mas não lotada, a cantora apresentou curto roteiro de 18 músicas, apresentadas em pouco mais de uma hora. Segundo, o show, não arrebata como o primeiro grande show da filha de Elis Regina. É seguramente um bom show, pois Rita (na foto, num clique de Rogério Domingues) encara o palco com leveza e segurança surpreendentes para seus 28 anos. A incorporação à banda do percussionista Da Lua - ausência sentida no disco - deu um molho extra, mas foram poucos os momentos realmente empolgantes e, coincidentemente, eles foram os mais pesados - num indício de que a suavidade vocal do CD nem sempre seduz no palco.

Prova é que os primeiros aplausos realmente calorosos vieram quando a cantora elevou o tom para cantar, em clima dramático, Santa Chuva, a música de Marcelo Camelo que ela lançou no primeiro disco. Outro número sublime foi Sobre Todas as Coisas (Chico Buarque e Edu Lobo) na mesma leitura voz-e-piano do disco. Prova de que grandes cantoras precisam de grandes músicas. Tudo o que a bossinha latina Mal-Intento, do uruguaio Jorge Drexler, não é.

O show transcorre morno na maior parte do tempo, mas é agradável de se ver por conta da categoria vocal da intérprete - à vontade na divisão manemolente dos sambas mais suingados (Recado, Conta Outra) e graciosa ao brincar com os versos do rock Pagu (Rita Lee e Zélia Duncan). O cenário é bonito (com pombas da paz que remetem à eucaristia da religião católica), mas o figurino - um lenço estampado e um vestido vermelho colado ao corpo que realça o fato de Rita estar fora de forma - é imperdoável.

Quase imperdoável é o roteiro, sem surpresas. A única música não gravada nos dois discos, Todo Carnaval Tem seu Fim, já era do show anterior. Mas que bom que ela canta muito Marcelo Camelo, pois são do hermano alguns dos momentos mais bonitos do show (Casa Pré-Fabricada, Despedida). Mas ninguém sai de Segundo boquiaberto como saía do primeiro. E isso é fato.

26 COMENTÁRIOS:

Carla said...

Maria Rita não pode agradar a todos. Tem que seguir o seu caminho e pronto.

15:33  
Ted said...

Maria Rita é uma grande cantora, isso não se discute, mas o show, assim como o CD Segundo, está aquém dela. Os melhores momentos são as canções de Marcelo Camelo e Sobre Todas As Coisas. O show é morno durante quase todo o tempo, deixa no ar uma certa sensação de burocracia. O cenário é correto, mas o figurino é desde já fortíssimo candidato a desastre do ano.

16:06  
Anonymous said...

Adoro Maria Rita, mas o que é esse figurino???? Não gostei...

17:17  
Anonymous said...

Olha Sr. Mauro, eu só quero ver se o senhor vai criticar a roupa de determinadas cantoras, principalmente de axé...percebe-se uma tremenda má vontade...a jovem cantora tem os mesmos problemas que a maioria das mulheres brasileiras, como eu...pequena estatura e gordinha, qual o problema? E se a roupa não está tão bem,qual o problema? Ela canta bem? Então deixa de bancar o Ronaldo Esper, porque sua praia é outra. Está ficando muito sem graça esse seu blog, tá virando guerinhas de fãs clubes, de gente desrespeitosa, de gente que não aguenta o sucesso alheio. Cansei, aqui não volto mais e nem divulgo. Fique com suas idéias do que seja música e roupa adequada.VIVA MARIA RITA!!! ADEUS!!!

18:29  
Clarice said...

Vi o show ontem tb. Maria Rita é fantástica. O que falta talvez é um diretor, nada mais, para dar uma visão geral e opinar no figurino - realmente ruim. Ela continua bárbara.

20:03  
Anonymous said...

O show é bom, certo. Mas é evidente que falta ousadia. E mais: um show muito curto. E o figurino? Pra lá de ruim... Mas, Mauro, que negócio é esse de "pombas da caristia da religião católica"? Seria Eucaristia? Só que a pomba, na Igreja católica, representa o Espírito Santo. Que que é isso???

21:20  
sun said...

...concordo Mauro, o show é morno, assim como o cd, os melhores momentos realmente são as músicas do Camelo e do Chico, mas é louvavel o trabalho que Maria Rita esta promovendo, lançando novos autores. A expectativa de grande sucesso e de grande diva criada pela gravadora é responsável pela cobrança exagerada do público, de uma cantora que esta apenas começando, com certeza Maria Rita veio p/ficar, como prova em alguns bons momentos do show. O cenário é pobre (um certo ar cafona naquelas pombas), a luz salva o roteiro sonolento, imprimindo cores adequadas e quentes em um show frio. Com certeza Maria Rita errou no figurino...não precisa ser modelo, mas quem esta no palco é para ser vista...e aquela barriguinha ninguém merece.

22:29  
sérgio said...

maria rita impõe-se pela simplicidade e categoria, provando que faltava uma cantora de verdade na nova mpb....alguém q finalmente não tente imitar cássia eller, nem se imponha por um repertório brega e cafona (caso de ana carolina, a propósito uma protegida do crítico mauro ferreira).

14:22  
Rodrigo said...

Náo assisti ao show ainda, mas pelo que pude ler, Maria Rita está apresentando o mesmo repertório do show anterior, acrescido apenas de canções do novo disco. Não uma show inédito, como se esperava. Uma pena, já que girava em torno do mesmo um grande mistério.

16:32  
Cris Passinato said...

É momento de achar-se, de crescer e introspectivo.
Foi mto bafafá no primeiro trabalho, era de se esperar uma ressaca no segundo.
Gostei do intimismo, da introspecção necessária da intérprete.
Shows impolgantes, existem aos montes, esse é para se pensar, se cantar com gosto músicas melodiosas, harmoniosas e de qualidade.
Esse é o tamanho que MR tem de alcançar.
Acredito que ela esteja se achando, ainda tenha mto a trabalhar e caminho a percorrer nessa estrada.
Vamos ter paciência como com todos os outros artistas, não?
O fato mais redundante é o mesmo de sempre, mas será que ela assumirá para se corrigir de vez?
Será que pra ela é conveniente se corrigir se o público e imprensa a mimarem como sempre mimaram desde seu lançamento?
Não quero nem ver se ela realmente não se corrigir, qual será o fim do "Terceiro"...
Boa crítica, quase em totalidade concordo com os posicionamentos.
Cristiana Passinato - RJ

09:15  
Anonymous said...

É lamentável ver que a Maria Rita, sem dúvida nenhuma uma grande cantora, preferiu ser a Filha da Elis a ser a Maria Rita. É nítido que ela é dirigida para ser igual à Elis: gestos, forma de cantar etc. Se ela não fosse dirigida para ser igual à mãe, ela não teria rabo preso como tem em cantar músicas gravadas pela Elis, além da necessidade que ela tem de dizer em todas as entrevistas que é autêntica, que canta com o coração etc. Ou a Maria Rita se assume enquanto artista ou não vai conseguir passar do "Terceiro". Sucesso fabricado tem prazo de validade.

13:48  
Cris Passinato said...

Voltei para tentar lembrar da simbologia maior das pombas que podem vir a querer trazer o sentido de que ela esteja buscando a paz e a leveza que tanto fala.
Sobre o comentário anterior, eu senti mto do gestual, sim, no novo show de MR.
Não sei se ela é dirigida para tal, talvez seja uma influência mesmo gde, o que pode ser mto natural, se ela assumisse.
Como citou a pessoa de cima.
Um abraço,
Cristiana

16:23  
Anonymous said...

Por que os fãs de Maria Rita são tão arrogantes? Aprenderam com os do Los Hermanos?? Deveriam todos se filiar ao PT...

20:42  
Anonymous said...

ANDESON Oi gente! sou um admirador incondicional da Ritinha,não acredito que ela tente ser um clone da mãe,não sei o que ela ganharia com isso? Elis Regina era sem dúvidas a maior cantora brasileira,mas, não era um artista popular,poucos conhecem a sua obra completa.Maria Rita é verdadeira.Sobre ser ou não ser um produto de gravadora? é claro que ela é ,como a Gal Costa, Marisa Monte,Djavan e Chico buarque; todos tem suas qualidades exploradas.Para as gravadoras pouco importa a construção de uma cultura musical,todo o investimento em um artista é visando lucro ,a curto ou a longo prazo,o importante é vender.O marketing hoje em dia é essencial.Elis Regina também desejo ser popular,até tentou inserir suas músicas em trilhas de novelas globais.Particularmente prefiro ver uma cantora talentosa na mídia do que certas ninfetas desprovidas do mesmo.ex: sandy,wanessas, kelly e luka.

22:41  
Anonymous said...

concordo...
o povinho arrogante esse do fã clube dela!
Cruz credo

23:50  
Dereck said...

O show foi curto.
O som do Canecão é sempre horrendo, mas estava inesperadamente maravilhoso.
A banda é fera! Da Lua deu um molho especial.
Grandes cantoras precisam de grandes canções, e lá estavam elas: "Sobre todas as coisas", "Santa chuva", "Caminho das águas", "Ciranda do mundo", "Encontros e despedidas" e "Despedida".
E lá estava Maria Rita! Muito gostosa, cantando demais, charmosa, presença de palco incrível!
Deixa a menina... ela é necessária. E faz inveja a muita gente.

10:23  
Anonymous said...

A SITUAÇÃO DEVE ESTAR PRETA MESMO.
O CANECÃO NÃO ESTAVA CHEIO.

23:10  
Anonymous said...

Pera...
PÁRA TUDO!?
Canecão horrendo?
Putz, uma das mais tradicionais e melhores casas e ainda permite camarim, ou seja, o que eles querem esses fãs mal educados que nem respeitam as regras da casa?
Ficam filmando e fotografando a todo tempo e dando ataques por tudo que a moça faz, ainda bem que estava nas poltronas e nem tive oportunidade de ver as cenas.
Esse fã clube ainda estraga essa garota que quer crescer e não consegue por esse problema sério de tietagem e assédio desenfreado.

23:55  
Pedro Paulo said...

Maria Rita incomoda mesmo.
Só porque foi mãe e está acima do peso, não pode usar isso, não pode usar aquilo... pois eu acho que ela tem o direito de cantar com o vestido que quiser, está feliz, radiante... e, se me permitem, mesmo fora dos padrões de modelo, está gostosa, sim, como disse o rapaz lá em cima. Uma mulher realizada e feliz é gostosa, seja gordinha, magrinha, alta ou baixa.

Obs: o som do Canecão sempre foi péssimo, sim, isso é um fato reconhecido por todos. Quem não sabe disso nunca foi lá. É simplesmente uma questão técnica. O prestígio da casa, a tradição, não tem nada a ver com a qualidade de som que nos tem sido oferecida nos últimos anos. Ainda bem que o show da Maria Rita conseguiu nos dar um som impecável!

12:48  
Anonymous said...

Canecão, uma das melhores casas? Quem escreveu isso deve ser o dono do Canecão. Aquilo lá é um lixo. Mais parece uma garagem velha. Um som horroroso, ingressos caros, serviço péssimo, lugares espremidos. Estou doido que inaugurem logo a casa no MAM para esse Canecão ter concorrência e melhorar os seus serviços.

13:18  
Maria Luiza said...

Eu saí do "Segundo" boquiaberta como saí do primeiro. Isso é fato.
Pena que eu não tenha esse direito, pois o Mauro Ferreira não deixa. Me senti uma idiota lendo sua última frase. Mas tudo bem.

13:53  
JESSICA PINHEIRO said...

GENTE CALMA AÍ ISSO AQUI E P/ FALAR DO SHOW,DAS MÚSICAS OU DA ROUPA???
CALMA AÍ O SHOW ESTAVA MAGNÍFICO, AS MÚSICAS MUITO BEM APRESENTADA E INTERPRETADAS E VAMOS PARAR DE FICAR FALANDO DA MÃE,PUTZ NINGUÉM AGUENTA MAIS ESTE PAPO.P***A ELA ESTA TENTANDO EVOLUIR NO PALCO,NO DISCO COM MÚSICAS CADA VEZ MELHOR COM SENTIDO POLÍTICO E VC'S FICAM: A ELA ESTA GORDA,A ELA ESTA IGUALZINHO A ELIS.NÃO GOSTA?NÃO COMPRA CD,NÃO VÁ AO SHOW.REFERENTE AO CD ESTA ÓTIMO E NÃO E IGUAL AO 1º PQ ELE NÃO É O PRIMEIRO,SE VC GOSTA DE REPRISE VÁ OUVIR PAGODE, AXÉ E SERTANEJO.SE VC GOSTA DE VER GENTE BONITA E COM ROUPA DA MODA VÁ ASSISTIR MALHAÇÃO.
E O Q VC'S CHAMAN DE "FÃ CLUBE" E ISSO MSM FÃ SÃO PESSOAS Q SE IDENTIFICAM COM A "MR É. E Q NÉGOCIO E ESSE DE NÃO ATENDER CAMARIM. O NOME DELA E "MARIA RITA" E NÃO OUTROS DA MPB Q NÃO PRECISO CITAR OS NOMES.E ESTE É O 2º E NÃO O 12º CD REFLITAM SOBRE ISSO.O MAL DE PESSOAS COMO VC'S E Q NÃO SABE DIFERENCIAR O NOVO DO VELHO O BOM DO RUIM.VÁ FALAR MAL DO PESSOAL DE BRASÍLIA OU DE ALGUMA COISA Q FAZ JUÍZO A ESTAS PALAVRAS Q VC'S ESCREVERAM ....
OBS: CRITÍCAS DE PESSOAS DE BEM DEVERIAM SER CONSTRUTIVAS SE VC QUER DEPRECIAR ESTA PESSOA PELO MENOS DIZ QUEM VC É SEM MEDO...
BJS...
E ABRAÇOS...

21:30  
Anonymous said...

Pra que a caixa alta ein?
Pra quando a Maria Rita ler, ver que vc é a que encabeça o cordão dos puxa sacos?
Consciência política?
Onde?
Ai meu Deus?
Imagine se ela tivesse na ditadura?
Ela estaria embaixo da mesa paradinha com (desculpe a palavra) um puta cagaço e não diria nada.
Esse tipo de música tem mais poesia que qualquer mensagem política por trás!
Informe-se, leia, cresça você também e saiba conviver com as diferenças, pois elas que fazem um país e se você não é democrática, vai pra Cuba, mora lá?
Aqui quem quer fala o que tem vontade, meu bem?
Um abraço

PS: Tem opção anônimo, não tem?
Então é opção de cada um, vai ser intransigente em sua casa!

23:32  
JESSICA PINHEIRO said...

melhorou pra vc? a letra gostei desta frase:"Imagine se ela tivesse na ditadura?
Ela estaria embaixo da mesa paradinha com (desculpe a palavra) um puta cagaço e não diria nada."
pelo menos não estaria mostrando uma raiva de uma pessoa da qual não conhece e não se enteressa em conhecer e não estaria se escondendo como vc o q me parece estar com "um puta cagaço" em se mostrar já q tem certeza do que diz ...
"puxa saco" cara sai dessa da onde vc vem ela não precisa eu não preciso gosto de quem gosto por motivos pessoais meus, porém quando não gosto não tento ofender como vc tenta fazer ...
bjs a todos....

22:35  
Anonymous said...

ELA É CANTORA E NÃO MODELO :P

20:11  
Anonymous said...

Como sempre, como todo espaço que se tenta falar algo diferente de elogios fanáticos, sai um ringue total, parece que nunca se pode tocar e nem falar dessa criatura?
Ela não é irretocável e nem perfeita.
Todos gostam da cantora, mas se observam outros aspectos que ela, com certeza não ignora, pq tb vive de sua imagem, filhinha.
Aqui é um comentário de um blog de um colunista de respeito e sério de um gde jornal do Rio, não é um site ou fórum desses que vcs encontram por aí por internet.
Aloque-se nesses lugares e junte-se com seus coleguinhas e por lá endeuse seu ídolo como quiser, mas aqui as pessoas NORMAIS falam o que querem e têem direito pq o colunista nos deu esse poder de voz, de fala, tá?
FICA NA TUA GAROTA E VAI CANTAR NA SUA FREGUESIA, em poucas palavras e via de regra, os artistas não gostam dessa manifestação doentia, talvez Maria Rita tb não curta e esteja sendo obrigada a fazê-lo por MEDO de não vender, de não ser contemplada pela venda de ingressos, pela mídia que está sempre querendo vê-la cair em contradição e a cerca, pois ela tem pose de princesa ou rainha, mas disso não tem nada, falou, gatinha?
TCHAUZINHO!

20:08  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006