Música de Pernambuco já ganha o mundo e enfrenta o axé baiano
A Trama está lançando no Brasil coletânea idealizada para o exterior, The New Brazilian Music: Pernambuco, que sinaliza o crescimento do prestígio estrangeiro dos sons e artistas de Recife e arredores. Enquanto a Bahia vive da cultura da axé music (gênero que precisa de urgente renovação e de coragem para se livrar das garras da indústria fonográfica, ávida por repetitivos discos ao vivo com o baticum baiano), Pernambuco tem vivido em constante ebulição musical desde a explosão nacional do movimento mangue beat, em 1994. A exposição de Lenine na França é apenas um indício de que há ouvidos estrangeiros interessados na fusão pernambucana - hábil no reprocessamento dos ritmos nordestinos com a linguagem eletrônica contemporânea.
A compilação da Trama reúne fonogramas de Mestre Ambrósio (foto), Selma do Côco, Mundo Livre S/A, Lenine, Nação Zumbi, Quinteto Violado, Otto, Cascabulho, Antonio Nóbrega e da dupla Caju & Castanha, entre outros nomes. Cada artista é apresentado no encarte através de minibiografia. É disco para gringo, mas que poderá contentar consumidores nacionais que ainda não se deram conta da riqueza dos sons do mangue. E, por mais que seja negada, há a rivalidade Pernambuco X Bahia - no momento, com vantagem para o time pernambucano, como atesta a coletânea.
4 COMENTÁRIOS:
Discordo, Mauro. a música da bahia pode não ser tão moderninha como a de pernambuco, mas é ela que o povo canta. me cite um hit destes artistas citados nesta coletânea??
Mauro vc tem razão !! A musica de PE tá arrebentando !!!!!
Na França não se fala em outra coisa a não ser Lenine ( In cité ).
Nação Zumbi , Mestre Ambrósio e Otto são feras também !!!
Concordo com o Mauro e o Diogo, a música de Pernambuco é de qualidade, representa bem a cultura brasileira...infelizmente o que hoje vem da Bahia...
Da Bahia vem alguns lixos ...
Nào se fala de Jussara Silveira, Zeu britto,Margareth Menezes ,Timabalada...
Como o Diogo disse de PE vem coisa muito boa . Viva Chico Science !!!!O pioneiro.
Escutem In cité !!!!
Postar um comentário
<< Home