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Sexta-feira, Setembro 16, 2005

Maria Rita já não sente o peso de Elis, mas seu 'Segundo' é inferior ao primeiro pelo caráter oscilante do repertório




Resenha de disco:
Título: Segundo
Artista: Maria Rita
Gravadora: Warner Music
Cotação: * * *


O peso de Elis Regina parece já não pesar sobre os ombros e a voz de Maria Rita. Segundo, o novo disco da filha da Pimentinha, é mais leve do que o primeiro. Mas também inferior. A leveza está na suavidade do canto da intérprete. Rita já soa menos sisuda, com menor força dramática - o que pode ser visto como um erro ou como um acerto, dependendo do sentimento de quem escuta o CD. Mas a incontestável (??) inferioridade de Segundo em relação ao primeiro está no repertório, mais irregular e com menor número de grandes canções. A melhor delas dentre as inéditas é Despedida, surpreendente ijexá do hermano Marcelo Camelo. A idéia de fazer a percussão a partir de uma batucada no chão do estúdio Toca do Bandido resulta envolvente e redime a cantora de ter regravado Casa Pré-Fabricada (do segundo disco do Los Hermanos) sem o toque sedutor do registro de Roberta Sá.

Camelo confirma a inspiração, mas já não é a bola da vez. Em Segundo, o posto está com o carioca Rodrigo Maranhão, autor de três das 13 faixas do CD. Maranhão também mostra talento autoral na graciosa toada Caminho das Águas, no samba Recado e na hipnótica canção apropriadamente intitulada Mantra - a faixa escondida do disco, composta por ele com Pedro Luís.

O peso de Elis já não oprime Maria Rita, mas é nítida a herança genética na divisão e nos maneirismos com que ela defende os sambas Recado e Conta Outra (do paulista Eduardo Tedeschi) - o segundo em empolgante gravação ao vivo.

Segundo tem produção dividida entre Lenine e a própria Maria Rita. Mas o disco não tem a cara do artista pernambucano. Tivesse tido controle total sobre o processo criativo, Lenine talvez tivesse posto uma camada percussiva na Ciranda do Mundo (tema de Eduardo Krieger, já gravado por Pedro Luís e a Parede). Nesta faixa, o conceito musical do disco - estruturado num trio de piano-baixo-bateria - soa limitador. Mas é o caráter oscilante do repertório o vilão de Segundo. Mal-Intento, por exemplo, é canção menor do uruguaio Jorge Drexler e parece ter entrado na seleção final apenas para fortalecer as vendas do CD na América Latina. A abolerada Sem Aviso, de Fred Martins e Francisco Bosco, também está aquém da produção habitual dos autores (Bosco é letrista que tem mostrado evolução).

Há, claro, grandes momentos quando há grandes músicas - item essencial para grandes cantoras como Maria Rita. Sobre Todas as Coisas - composta por Chico Buarque e Edu Lobo em 1983 para a trilha do balé O Grande Circo Místico - é uma delas e soa arrasadora na leitura voz-e-piano de Rita, que chega a rivalizar com os registros de Zizi Possi (o melhor), Gilberto Gil (o original) e Maria Bethânia (o mais visceral). Hit do grupo O Rappa, A Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero) também soa forte na voz da cantora em gravação mais melódica que valoriza a munição certeira dos versos de Marcelo Yuka.

Enfim, Segundo é bom e confirma que Maria Rita tem futuro certo na música brasileira. Mas que não arrebata como o álbum de estréia da cantora, lá isso não arrebata.

18 COMENTÁRIOS:

Olívia said...

Mauro, acho que você não deixa claro na sua crítica se prefere a Maria Rita leve ou pesada.

07:52  
Bruno Oliveira said...

Vou comprar o disco hoje, mas acho bobagem ficar comparando o segundo com o primeiro. cada disco tem sua história, seu momento.

08:25  
Wanda said...

Mauro, gostei do disco de Maria Rita. Não acho que seja inferior, no mínimo igual, e ainda vai dar o que falar...quanto mais a gente ouve mais a gente gosta. Agora, o mais importante é que os críticos já perceberam que Maria Rita é outra entidade, outra cantora. Elis teve sua carreira, seu sucesso, é maravilhosa. Maria Rita só tem 3 anos como profissional da música e muita coisa boa ainda vai nos apresentar,tenha certeza disso. Parabéns pelo blog.

08:35  
Anonymous said...

O problema é que o primeiro cd tinha muita música já conhecida, era mais fácil assimilar...agora Maria Rita está trazendo muita gente nova que ninguém ainda conhece bem, e isso é muito positivo. Gente jovem e de qualidade. Mauro, fale mais s/essa moçada, queremos conhecê-los melhor.

08:55  
Anonymous said...

Mauro, não entendo a má vontade que a crítica tem com o Jorge Drexler. Gosto das músicas que ele faz. Será por causa da lingua espanhola, que nunca é bem recebida por aqui? Gostei do blog.

09:09  
Julia said...

Acredito que não podemos comparar um disco com o outro. Como disseram, cada um tem sua história e seu momento. Eu, particularmente, prefiro ela soltando a voz, com força. Mas tenho certeza que o Segundo está tão bom quanto o primeiro, qualidade e talento é o que não falta.

11:06  
Carlos Terra said...

Eu também acho que não dá pra comparar um disco com o outro, mas... esse é muuuuito melhor do que o primeiro! (comparei, não resisti) Já estou viciado na "Ciranda do Mundo" e na releitura de Edu e Chico.

15:01  
Tereza Costa said...

Mauro, que tal uma matéria reunindo os tais jovens compositores do disco? A gente lê tanto que falta renovação, não seria uma oportunidade de darmos espaço a quem vem batalhando por reconhecimento? Na época dos festivais era mais fácil pra garotada. Viva Maria Rita, que não pode suprir a lacuna dos antigos festivais, mas faz sua parte!

15:06  
Wanda said...

Mauro, como já disseram aqui que tal uma matéria com "esses meninos", talentosos compositores... gente esse cd vicia!!! Abraços!

16:29  
Anonymous said...

Pelo" carater oscilante do Repertorio "?

00:16  
Caçula said...

O Mauro o CD é bom ou não ?

Poxa se não for ... Tem Chico, Jorge Drexler, Moska , O Rappa...

Tem tudo pra ser . Quero ouvir !

Ainda Não ouvi ....

00:20  
Anonymous said...

O CD vai bombar !

Até a Marisa Monte ( dizem a boca pequena ... ), atrasou o lançamento do Cd novo ( duplo ? ) para não bater de frente com o Segundo da Maria Rita . Será ?

O Primeiro vendeu uma enormidade...

00:24  
Anonymous said...

SEGUNDO ou UM SEGUNDO ?!?!

Vale a pena saber se Maria Rita além de imitar a mãe que ela afirma nunca ter revisitado, agora também vai copiar os Veloso's ?!

Afinal, o segundo disco de BELÔ VELOSO -, de 1997, se chamou Um Segundo e tinha uma canção de Tavito, chamada Despedida.

Coincidência ou falta de informação a cantora, e, sua equipe pessoal e gravadora ?!?!

Seja como for... feiooooo ... tanto faz se for o segundo, terceiro ou quarto... é melhor a moça começar a rever suas coisas... e idéias (!).

01:13  
Anonymous said...

Putz... que cometario nada a ver...

As duas sào ótimas !

Feiooooo... é o que vc disse!

Hoje é o nome do album da Gal e dos Paralamas e dai ?

É Vc que precisa rever suas idéias( ! ) !!!

03:18  
Anonymous said...

O primeiro era uma gigantesca espectativa e foi fenomenal, vai ser difícil descolar das musicas que impregnaram os corações. O SEGUNDO não tem Tom Capone mas tem
Maria Rita. Cada disco será diferente,muitas coisas lindas Maria Rita trará para a Música Brasileira e Internacional e ela, como Elis, será uma Estrela inapelavelmente. O Disco não é igual ao MARIA RITA, talvez falte algo na banda (Da Lua?) mas é muito lindo.

03:43  
Anonymous said...

Maravilhoso, como ela brinca com a voz...e ainda vamos ter o Da Lua nos shows. Vai ser um espetáculo!!

06:55  
Anonymous said...

Acho que esse cd novo da MR deveria chamar-se Confirmação.
Confirmação de um inegável talento.

01:41  
Anonymous said...

Realmente, Segundo é uma inovação em relação ao primeiro trabalho da cantora. A começar pela radical mudança na concepção dos arranjos, um sinal inegável de ousadia. Maria Rita gosta de Piano, Baixo e Bateria, pois assim reafirma suas raízes no Jazz, e isso foi escrito em alguns veículos da imprensa, na ocasião do lançamento do disco. Sinceramente, isso tudo me soa patético, e considero ela uma nulidade artística. Mas se a imprensa e os fãs baba-ovo insistem no contrário, fazer o quê? Ouçam a música que merecem, pra mim esta embromação embrulhada em conceitos mal formulados definitivamente não serve.

Valeu,

Pierre

14:30  

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