Sexta-feira, Novembro 10, 2006
É. Não custa tentar outra vez
Li hoje na newsletter TI & Governo, da Plano Editorail, que o governo deve propor a criação de um conselho nacional de inclusão digital, composto por representantes do governo federal, dos estados, dos municípios e da sociedade civil. Esse conselho pode
estabelecer um plano estratégico de inclusão para os próximos 20 anos.
Desde 2002, durante a realização da primeira oficina da inclusão digital realizada sob o comando do governo Lula, a criação desde conselho, ou de uma secretaria, é comentada entre os atores em atuação no segmento. Ele ou ela teriam a missão de ampliar o trabalho do grupo formado na Secretaria de Logística do Ministério do Planejamento. Mas as vaidades políticas sempre falaram mais alto, fomentando brigas por poder, em vez de ações concretas pró-ID.
Espero, sinceramente, que desta vez seja diferente. Perdemos quatro anos planejando projetos mirabolantes que não chegaram a cumprir um décimo de suas propostas. Está mais que na hora de virar o jogo.
Há muito se faz necessária uma coordenação centralizada dos programas de inclusão digital dos muitos ministérios e autarquias.
Quinta-feira, Novembro 09, 2006
O melhor do Skype 3.0?
A possibilidade de fazer chats, moderados. São os chamados Skypecasts. Baixe a versão beta aqui.
Gritaria geral
João Carlos Saad, da Band, anda chiando horrores sobre a indicação de Alexandre Jobim para o cargo de conselheiro da Anatel (e, talvez, futuro presidente da agência reguladora). Apesar de achar Jobim competente, Saad também o acha comprometido demais com os interesses da Rede Globo.
"Apesar de gostar muito do Alexandre Jobim e até respeitá-lo profissionalmente, devo dizer que a Band não concorda, de nenhuma forma, que a Anatel tenha um conselheiro caracterizadamente ligado aos interesses da TV Globo", disse Saad em entrevista à Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Aguarde...
Todas as palestras do seminário "O Processo da Música", realizado hoje na FGV-Rio pelo Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Escola de Direito da Fundação, estará disponível no site do CTS e no YouTube.
A mesa de abertura e a de encerramento são imperdíveis. Em especial a última fala do professor Joaquim Falcão, diretor da Escola de Direito da FGV, durante a mesa de abertura. Com o auxílio de um copo, uma garrafa e alguns outros objetos, o professor Falcão demonstrou, na prática, o que está acontecendo com a indústria fonográfica após a mudança nos processos de criação.
"Em cima do processo de criação (o copo), cria-se o modelo de negócio (a garrafa, que, emborca dentro do copo derrama um pouco de água nele) que, subtamente, tenta consolidar o processo de criação. Para isso, criam-se leis, como a do direito do autor (põe o crachá em cima da garrafa) e a figura do editor (o lápis em cima do crachá), do distribuidor (a caneta também). Acontece que o processo de criação mudou... (e o professor Falcão vira o copo, fazendo tudo o que foi colocano em cima dele cair)"
E mais não precisou dizer, sob aplausos da platéia.
SAfro-Brazil Remix
Tudo pronto para a competição SAfro Brazil Remix, iniciativa do ccMixter e do Overmundo que marcará o lançamento do site overmixter, versão brasileira do ccMixter. As inscrições foram encerradas no doa 6 de novembro.
Como no ccMixter, no overmixter você encontra músicas e samples sob licenças Creative Commons, que permitem o livre uso para fins não comerciais.
No ar...
... o Ziddio.com, site da Comcast que tenta atrair produções caseiras em vídeo, através de concursos onde os melhores passam a integrar a programação da TV à cabo.
Caminho parecido segue a Verizon Communications, em parceria com o YouTube. A idéia, neste caso, é permitir que os usuários dos serviços de TV Verizon possam assistir aos melhores vídeos do YouTube. Paragriam uma taxa extre pela facilidade de ter na tela da TV o que hoje só vêm na tela do computador.
Dizem que hoje, o que está na moda, é o conteúdo gerado pelos próprios usuários. Pena que as nossas emissoras achem modismos apenas isso: modismos passageiros. Lá fora, essas inciaitivas já estão gerando uma série de estudos jurídicos sobre produção de venda de vídeos caseiso, especialmente por terceiros, como no caso do YouTube, além de estudos sobre comportamento de consumo a partir da videomania caseira. Nunca é demais lembrar que o quadro de videocassetadas do Faustão continua sendo um dos mais vistos e lembrados pelos telespectadores.
Quarta-feira, Novembro 08, 2006
A Microsoft agora é uma registradora
Isto mesmo. Recebeu da Icann o direito de negociar (ou vender) domínios .com, .net, .org, .biz, .info, .name e .pro. Atividade para a qual a Google já é licenciada desde o ano passado.
Telefonia celular impulsiona ID
A primeira vez que ousei dizer isto, em um debate sobre popularização dos serviços de dados para telefonia celular promovido pela Network Eventos, em 2004, só o representante da Vivo me deu razão. Hoje, é o Comitê Gestor da Internet que bate o martelo: os telefones celulares que lideraram a inclusão digital no Brasil entre 2005 e 2006.
A conclusão é da 2ª Pesquisa Sobre Uso da Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil, a TIC Domicílios 2006, divulgada hoje pelo NIC.br. Segundo a pesquisa, 60,61% dos 10.510 entrevistados em áreas urbanas das urbana das cinco regiões do país, utilizaram o telefone celular nos últimos três meses e 46,3% possui um aparelho próprio. Desse total, 88,6% são telefones pré-pagos, e 60,5% usam o telefone para enviar e receber mensagens de texto (SMS).
A pesquisa aponta ainda o aumento na posse de computador em famílias de classe B e C, uma melhora na qualidade do acesso doméstico, assim como o aumento no uso de centros de acesso público pagos, como LAN houses.
Quer mais números? Vamos lá: 97% dos domicílios têm aparelhos de televisão e 49,7% contam com telefone fixo.
O telefone celular foi o que mais apresentou crescimento nesta categoria: passou de 61% do total de entrevistados que possuíam o aparelho em 2005 para 68% em 2006.
Houve um aumento na presença de computadores nos domicílios, passando de 16,6% em 2005 para 19,6% em 2006.
As regiões Sul e Sudeste ficam acima da média nacional, com 25% dos domicílios com acesso ao equipamento. Já as regiões Norte e Nordeste ficam bem abaixo, com 10% e 8,5%, respectivamente.
A internet está presente em 14,5% dos domicílios pesquisados em 2006, número que apresenta uma tendência de crescimento tímida em relação a 2005, quando se registrou 13%. Novamente a classe social influencia: quanto maior a renda, a classe e a escolaridade, mais alta é a proporção de pessoas que possuem acesso doméstico.
Com relação ao uso individual, 45,6% dos entrevistados afirmaram já ter usado um computador e 33% já acessaram a Internet pelo menos uma vez na vida, de qualquer lugar. Assim, destaca-se que 54,4% da população brasileira nunca usou um computador e 67% nunca navegou na Internet.
Entre aqueles que utilizaram a Internet nos últimos três meses (27,8%), o local predominante de acesso à rede é a própria casa, com 40%, seguido pelo centro público de acesso pago, como as LAN houses (30%), e o trabalho, 24,4%.
Também nota-se que o incremento do acesso em centros públicos pagos se deu principalmente nas classes C (que passou de 19,55% em 2005 para 35,54% em 2006) e DE (que passou de 30,02% em 2005 para 48,08% em 2006). Apenas 36,8% dos que já utilizaram computador declaram que a habilidade que têm com informática é suficiente para conseguir um emprego.
Realizada pela Ipsos Public Affairs, a pesquisa é sistemática estratificada, realizada por conglomerados, em três estágios e com cotas no último estágio. Foram utilizadas cotas de idade, instrução e População Economicamente Ativa (PEA), cruzadas por sexo de acordo com os dados oficiais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2004.
Sundance Film Festival terá nova categoria
A mobile. O Sundance Institute e GSM Association decidiram premiar filmes de 3 a 5 minutos para celular. Cinco deles, produzidos por seis filmmakers, foram selecionados para promover a nova categoria do festival, com estréia prevista para fevereiro de 2007.
Entre dois pretendentes
Seriam dois, no mínimo, os interessados na compra da TIM Brasil: a já sabida Telefonica SA e a mexicana América Móvel SA.
Números mágicos
O mercado mundial de celulares crecerá un 10% en 2007, atingindo a marca de 1.070 milhões de unidades vendidas. O aumento estará impulsionado peloa China, Rusia, Índia, Brasil e otros mercados emergentes. Palavra da Samsung.
Terça-feira, Novembro 07, 2006
Muita calma nesta hora
Antes de comemorar a retirada do projeto de lei que tipifica os crimes cometidos via Internet da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, convém redobrar a vigilância.
Se a retirada foi motivada pelo clamor de maior discussão a respeito das propostas, ótimo. Mas há quem veja nala apenas uma manobra para afastar os holofotes. O que seria ruim. Muito ruim.
Não há nova data para votação do projeto na CCJ.
Mudanças no Fust
Consta que 4.400 municípios não têm Internet com conexão banda larga e apenas 240 contam com efetivos serviços de redes com banda larga. Palavra do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Rogério Santanna dos Santos, durante o seminário sobre inclusão digital que debateu o uso dos recursos do Fust na democratização do acesso à Internet, realizado na Câmara dos Deputados.
Na mesma mesa, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Plínio de Aguiar Júnior, disse que a legislação do Fust deve ser alterada para que seja possível a utilização dos recursos desse fundo no desenvolvimento dos serviços de Internet banda larga por meio do programa Parceria Público-Privada (PPP).
Heim?!!
Sobre o projeto polêmico
O tal projeto de Lei sobre crimes eletrônicos em tramitação no Senado, que propõe a identificação de todos os internautas, tipifica os seguintes crimes, punidos com, com reclusão ou detenção de um a quatro anos:
- dano por difusão de vírus eletrônico ou digital;
- acesso indevido a dispositivo de comunicação;
- obtenção, guarda e fornecimento de informação eletrônica ou digital obtida indevidamente ou não autorizada;
- violação e divulgação não autorizada de informações depositadas em bancos de dados;
- permissão, com negligência ou dolo, do acesso a rede de computadores por usuário não identificado e não autenticado;
- atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública;
- interrupção ou perturbação de serviço telegráfico, telefônico ou de rede de computadores;
- difusão maliciosa de código;
- falsificação de cartão de crédito ou débito ou qualquer dispositivo eletrônico ou digital portátil de armazenamento e processamento de informações;
- falsificação de telefone celular ou meio de acesso a sistema eletrônico ou digital;
- furto qualificado com uso de dispositivo de comunicação, sistema informatizado ou rede de computadores; e
- não guardar os dados de conexões realizadas em rede de computadores.
No fundo, no fundo, não é de todo ruim. Volto a afirmar: precisa é ser bem analisado, para que os "excessos de zelo" e os "absurdos" possam ser coorigidos.
Gtalk no Orkut
A informação é do site Light Reading. Os serviços de messaging e VOIP da Google serão integrados ao site de comunidades. O anúncio oficial deverá ser feito ao longo desta semana. É esperar para ver.
Bela notícia
Hoje, durante a Web 2.0 Conference, que acontece em São Francisco, a Adobe anuncia a liberação do código fonte do Acrobat para a Fundação Mozilla, dando prosseguimento ao projeto Tamarin. A versão aberta do ActionScript Virtual Machine, do Flash Player 9.
Filmes no Xbox 360
É isso aí. A Microsoft começa este mês a permitir o download de filmes e programas de TV para serem vistos no Xbox 360. O menu de opções incluirá produções da CBS ("CSI", "Jericho", "Numb3rs" e "Star Trek"), MTV Networks, Paramount Pictures, Turner Broadcasting, UFC e Warner Bros.
Segunda-feira, Novembro 06, 2006
Do XP para o Vista, fácil fácil
A Microsoft anunciou hoje o lançamento de um programa para facilitar a atualização do sistema opercaional e do Office para versões Vista e Office 2007. A partir de hoje, máquinas cobretas pelo programa saem de fábrica com o selo Windows Vista Capable, que garante o upgrade entre os dias 26 de outubro de 2006 e 15 de março de 2007.
Mas preste atenção: embora todos os PCs com o logo Windows Vista Capable possam participar do programa, as ofertas de atualização variam de acordo com o fabricante. A atualização para o Windows Vista pode ser oferecida gratuitamente ou com descontos expressivos.
Para informações sobre ofertas específicas e os fabricantes participantes do programa clique aqui.
Para todas as aquisições de máquinas com o Windows XP, a Microsoft recomenda que os compradores optem pelos computadores com o logo Windows Vista Capable descritos como Premium Ready, especificamente os PCs que rodam o Windows XP Professional ou Windows XP Tablet PC Edition.
Os PCs com o selo Premium Ready garantem o acesso também ao Windows Aero e o Media Center. Confira os detelahes sobre cada versão em www.windowsvista.com.br/capable.
Nvidia faz recall da GeForce 8800 GTX
Segundo a empresa, algumas placas GeForce 8800 GTX apresentam um defeito de fabricação no resistor que controla as trocas dos modos 2D/3D. O defeito distorce as imagens 3D. Como muitas GeForce 8800 GTX _ com chegada às lojas prevista para quarta-feira, dia 8 _ já foram entregues aos integradores clientes da Nvidia,a empresa está solicitando a devolução para que possacorrigir o defeito, trocando o resistor.
Estava demorando...
A Google dáos últimos retoques em sistema de captação de publicidade que permitirá aos anunciantes comprar anúncios em mais de 50 jornais diários, entre eles o New York Times e o Washington Post, através do site Google Ads. O serviço entrará no ar esta semana, em fase de testes.
Devagar com o andor
Há mais pontos negativps que positivos no projeto de Lei contra crimes eletrônicos que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado analisará nesta quarta-feira. A começar pelo controle que pretende exercer sobre toda e qualquer transação na rede. Desde a mera troca de e-mails. Dispositivos como a identificação obrigatória do internauta deveriam se ater única e exclusivamente para transações bancárias e de acesso a banco de dados corporativos. Nunca a blogs, chats, etc. Como na vida off line. Afinal, ninguém pede sua identidade assim que você ingressa em uma loja. Pede na hora do pagamento da fatura. Ou para ingresso em clubes, sociedades, etc.
O mesmo se aplica à obrigatoriedade de o provedor de acesso manter o log de registro das conexões de cada cliente. Há casos e casos onde a medida, além de preventiva, é salutar. E outros em que atentaria contra a liberdade de ir e vir. Mais uma vez como no mundo off line.
Portanto, convém prestar atenção no texto final, de autoria do Senador Eduardo Azeredo, combinando três projetos em tramitação na casa: um de autoria do preseidente do Senado, Renan Calheiros e outros dois vindos um da Câmara e outro também do Senado.
As partes boas da proposta? Segundo o texto, a criação ou difusão de vírus poderá ser punida com pena de reclusão de um a três anos, além de multa. O acesso indevido a dispositivo de comunicação ou sistema informatizado será punido com reclusão de dois a quatro anos, além de multa. E a divulgação de informações contidas em bancos de dados poderá resultar em pena de detenção de um a dois anos, além de multa. E só.
O resto merece ser analisado com muito cuidado e parcimônia, para não sair pior que o soneto.