counter statistics Circuito: 05/21/2006

Sábado, Maio 27, 2006

Ballmer deve ter levado um puxão de orelha

O release oficial do Vista mantém a previsão de lançamento do sistema para Janeiro de 2007, apesar do próprio CEO, Steve Ballmer, ter confirmado anteriormente as especulações de que seu chegada ao mercado poderia sofrer novo atraso.

"Eu disse que o Vista estará pronto para ser lançado na primeira quinzena de Janeiro do ano que vem January," se corrigiu Ballmer nesta quinta-feira." As entregas é que poderão atrasar algumas semanas", afirmou durente palestra no Seoul Digital Forum.

Um pouco mais sobre o Windows Media Photo

Windows Media Photo é o novo padrão de imagem digital sugerido pela Microsoft para substituir o JPEG, apresentado a seleto público, semana passada, durante a realização do Windows Hardware Engineering Conference. Será uma das poucas inovações gráficas do Vista suportada também pelo Windows XP. O DirectX 10, por exemplo, será esxclusividade Vista.

Para cumprir a ousadia de desbancar um padrão de fato, a Microsoft está trabalando nas pontas, comendo pelas beiradas, construindo alianças com os grandes fabricantes de câmeras digitais e impressoras.

A compressão da imagem é absurda: 24:1, sem perder a qualidade. A título de comparação, a compressão mais usada pelas câmeras digitais atuais é de 6:1. Signica ter a mesma qualidade fotográfica em altas resoluções com arquivos bem menores que os JPEG. Praticamente metade do tamanho.

Sexta-feira, Maio 26, 2006

Venda de notebooks vai dobrar em 2006

Palavra da Intel. Serão vendidas 600 mil unidades, contra as 300 mil vendidas em 2005. Em relação ao total de computadores vendidos no mercado brasileiro, os notebooks representarão 8,5% em 2006, contra 5% em 2005. Mas, apesar do crescimento expressivo, a compra de notebooks no Brasil continuará abaixo da média dos seis maiores países da América Latina, onde respondem por 12% do total do mercado de computadores. Chile e México são os dois maiores consumidores de notebooks da região.

Motivos para o crescimento de participação nomercado brasileiro? Alguns que já mencionamos na matéria de capa do caderno Internet, no início deste mês: queda de preço, especialmente dos modelos chamados de entrada (Celerons M de até R$ 3 mil), beneficiados pela MP de Bem, que reduziu a carga tributária, e a percepção do consumidor de que essas máquinas agora oferecem mais do que apenas o benefício da mobilidade. Servem para entretenimento também.

PS: Do mercado brasileiro de notebooks a Intel Brasil entende. Em 2005, a participação dos chips Intel neste segmento, aqui, foi de 95%, segundo o IDC.

Primeiros Centrino Core 2 Duo chegam em junho

As primeiras entregas do Centrino Core 2 Duo (nome oficial do processador Meron, que levará os duo core para a plataforma Centrino, da Intel) devem acontecer em Junho. A informação é de Elber Mazaro, um dos diretores da Intel Brasil.

Hoje, durante palestra realizada no Editor's Day _ encontro da Intel com editores de publicações brasileiras, que acontece aqui em Recife _ Ronaldo Miranda, Diretor de Mobilidade para a América Latina, garantiu também que a chegada do Centrinuo Core 2 Duo no Brasil deverá ser mais rápida que a do Centrino Duo, que apenas três meses após o lançamento mundial já estava disponível em notebooks de 15 fabricantes brasileiros.

Tem mais. Ronaldo Miranda também confirmou um desejo manifestado por diretores da Intel Corp. nos Estados Unidos, durante o último IDF, realizado no início de março, de que já no segundo semestre deste ano mais da metade dos processadores entregues pela Intel aos fabricantes serão duo core.

Quinta-feira, Maio 25, 2006

Hoje, no Congresso...

Executivos da AMD, acompanhados de Emerson Fittipaldi, apresentaram ao presidente do Senado, Renan Calheiros, um projeto para conectar metade da população mundial à Internet até 2015, com base no PIC (Personal Internet Communicator), voltado para o consumidor iniciante e de baixa renda.

O alvo foi o programa "Computador para Todos", do Governo Federal.

"A AMD já tem a isenção de impostos para a fabricação do PIC no Brasil, mas o computador não se beneficia dos juros diferenciados para o crédito oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Hoje o computador da AMD é vendido por cerca de R$ 800. Esse é um ponto muito importante, principalmente para o Brasil, porque o que a classe de menor renda está buscando é a possibilidade de pagar isso parcelado, com o maior número de vezes possível e com a menor parcela possível", explicou Fittipaldi aos senadores.

Renan gostou do projeto e comprometeu-se a colaborar e a conduzir uma negociação com o governo para as alterações necessárias junto ao BNDES.

Os mais populares

Já visitou o del.icio.us hoje? A primeira página agora destaca os links mais populares e bem avaliados pela galera.

Que tal?

O Google Video está indexando vídeos da AOL.

Hoje, no Planalto...

...Hector Ruiz, CEO e presidente do conselho da AMD, encontrou-se com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na pauta, o mercado brasileiro de tecnologia, possíveis investimentos da AMD no país e a contruibuição tecnológica que a empresa pode trazer para o Brasil. Atualmente, Hector Ruiz participa do PCAST (Conselho Consultivo da Presidência dos EUA para Ciência e Tecnologia).

Lula já fez o mesmo com o CEO da Intel.

Sancionado...

...o Projeto de Lei nº 324/2005, da vereadora Aspásia Camargo (PV), que dispõe sobre a utilização de sistemas e programas de computadores abertos na cidade do Rio de Janeiro. A decisão está publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro de hoje, 25 de maio.

Vulnerabilidade no Word

No ar, o "Microsoft Security Advisory (919637) - Vulnerability in Word Could Allow Remote Code Execution", que trata de uma vulnerabilidade zero-day (recém-descoberta e sem correção) no Word. A Microsoft ainda trabalha em um remendo para corrigir a falha. Mas, como providências imediatas, sugere, segundo o CAIS, que:

- O usuário utilize o Word Viewer 2003 para abrir os documentos. O download gratuito do deste aplicativo pode ser feito a partir do site da empresa.

- O usuário passe a utilizar o Microsoft Word em modo de segurança. Como?
1. Desabilitando a utilização do Microsoft Word como editor de e-mail no Microsoft Outlook.
2. Utilizando o Microsoft Word em modo de segurança.

Nasdaq: desvendado o mistério

Yahoo! e eBay são o mais novo par da praça. O Yahoo! ficará responsável pelos links patrocinados e pela busca avançada do eBay. Tem mais: o PayPal, serviço de pagamentos online do eBay, será estendido aos usuários do Yahoo!.

É o segundo grande movimento do eBay, pioneiro dos leilões online, nos últimos seis meses. O primeiro foi a aquisição do Skype, no fim de outubro de 2005. Uma transação de 4,1 bilhões de dólares. A maior feita pelo eBay até então, superando o 1,5 bilhão de dólares pagos pelo PayPal.

Quem ganha mais com o negócio? Na minha opinião é o eBay. Para o Yahoo fica o gostinho de tirar do arquival, Google, um parceiro importante. O eBay é um dos maiores anunciantes do Google. Mas a verdade é que já vinha sinalizando ao Google o seu desagrado em relação ao avanço do líder de buscas em segmentos de negócios que domina. O Google Talk entra na seara do Skype. O futuro Gbuy, na do Paypal. E o Google Base, em teste desde outubro de 2005, em cima do próprio modelo de trabalho do eBay. Só que com classificados gratuitos.

'Fotos da festa' é phishing

Palavra da Trend Micro, que começou a enviar para perceiros alertas sobre a mensagem gravada no "scrapbook" do Orkut de usuários que, muito provavelmente, tiveram seu perfil clonado ou invadido.

A mensagem "Dá uma olhada nas fotos da nossa festa, ficaram ótimas", oferece um link que dispara um o processo de download e instalação automática do vírus, que segundo a Trend Micro é uma mistura de trojan e spyware, que monitora e rouba suas informações bancárias, como números de cartões de crédito, senhas, dados de contas ou outras informações pessoais.

Para se proteger, dele o scrap e mantenha o antivírus atualizado. Alguns provedores, como o UOL, fizeram uma ferramenta que ajuda o usuário a limpar a máquina.

MAS MUITA ATENÇÃO! Já tem gente mal-intencionada enviando mensagens com supostos programas para limpeza da máquina que, na verdade, também são vírus.

Dell - Fim das especulações

A empresa não vai sair do Rio Grande do Sul. Mas vai, sim, abrir uma nova fábrica em São Paulo. Ao contrário dos comentários que circularam no mercado, de que estaria dimunuindo os invetimentos no país, a empresa afirma estar aumentando sua presença, expandindo a capacidade de seu Business Center e o Centro Global de Desenvolvimento (GDC), que ficam no Rio Grande do Sul, além da construção da nova fábrica em Hortolândia, com inauguração prevista para o fim do ano. A sede das operações brasileiras permanecerá no Rio Grande do Sul, onde a Dell continuará respondendo por mais de 700 empregos diretos.

A expansão do business center visa intensificar o atendimento à crescente demanda dos clientes da Dell no País. Já a fábrica de Hortolândia permitirá à Dell aumentar a velocidade de sua cadeia de suprimentos, uma vez que os principais fornecedores se localizam no estado de São Paulo, e facilitar a importação e exportação de partes, peças e produtos acabadaos, já que estará mais perto dos principais aeroportos internacionais da América Latina. Vantagens que deverão se traduzir em redução de custos de produção e do tempo de entrega, beneficiando clientes. 

?Como São Paulo e estados vizinhos respondem por uma fatia substancial de potenciais clientes de TI, a instalação de uma nova fábrica em São Paulo foi o passo natural a ser dado, visando oferecer a nossos clientes a melhor estrutura de custos. Com esta decisão, poderemos continuar crescendo e direcionando melhorias em qualidade e produtividade?, declarou Terry Kahler, Vice-Presidente e Gerente Geral da Dell Inc para a América Latina.

Diz que...

...está para acontecer um grande negócio no segmento Internet, envolvendo a Microsoft, o eBay e a Yahoo!. Nasdaq anda nervosa. Enquanto o boato não se desfaz, a Microsoft dá mais um passo em direção ao mercado de publicidade online. A MSN negocia a compra da Third Screen Media, pequena empresa americana especializada na criação de anúncios Web para a versão dos navegadores para os celulares.

Em tempo
A navegação Internet a partir dos celulares é outro segmento de mercado que a Microsoft tem tratado com maior atenção. A empresa de Bill Gates é uma das sócias da Mobile Top Level Domain, especializada na adaptação de sites Web para os navegadores dos celulares, junto com a Vodafone, Nokia e até mesmo a rival da hora, Google.

Como o nome já diz, a nova empresa será uma das primeiras a registrar domínios ".mobi", que pretende ser, para os dispositivos móveis, o equivalente ao ".com" na grande rede.

A intenção é fazer com que a Internet realmente funcione nos dispositivos móveis. Quase Casi 75% dos celulares vendidos nos Estados Unidos hoje contam com navegaores Internet, mas só 17% dos usuários navega na Web a partir deles, segundo dados da Forrester Research Inc.

Esta semana, a Mobile Top Level Domain começou a receber pedidos para o registro dos primeiros domínios ".mobi", que custarão US$140 ao ano para marcas registradas e US$45 ao ano para nomes genéricos.

Prêmio Prix Ars

Os projetos brasileiros MetaReciclagem e Cyberela foram, respectivamente, menção honrosa e Prêmio Distinção na categoria Digital Communities do Prêmio Prix Ars Electronica.

Quarta-feira, Maio 24, 2006

Quem perdeu hoje...

...a palestra "Criando jogos em Flash", do Ciclo de Palestras e Mini-Cursos do Instituto Infnet, terá nova chance. Ela será repetida durante a Copa, no dia 13 de Junho (dia do jogo de estréia do Brasil), das 9h30 às 11h30 (Ufa! O jogo é à 16h!).

Os eventos do Ciclo de Palestras e Mini-Cursos do Instituto Infnet são gratuitos, incluem certificado e, no caso dos mini-cursos, também a apostila.

Com vocês, o 'Cordel do Software Livre'

Está disponível online, em HTML e PDF, e é distribuído sob a licença Creative Commons - Atribuição, que permite o compartilhamento da obra para futuras produções.

Anote aí...

Babylon agora traduz textos completos em 17 idiomas e aciona a enciclopédia Wikipedia com um só clique, além do conteúdo de dicionários e enciclopédias
das maiores editoras do mundo: Britannica, Oxford, Merriam Webster,Pons, Larousse, Langenscheidt, Taishukan, Michaelis, Van-Dale, entre outras. O lançamento do Babylon 6 acontece mundialmente em uma série de eventos que serão realizados na Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália, Japão e Brasil durante o mês de maio.

Gates diz A, Ballmer diz B

Bill Gates foi taxativo durante seu o keynote WinHEC Keynote Streaming Video: o Windows Vista não vai atrasar.

Do lado de fora, o CEO Steve Ballmer não demonstrava tanta confiança. Ao contrário: sugeriu que o produto vai atrasar outra vez. A previsão mais realista agora é a de que não chegue ao mercado antes janeiro de 2007.

Na mão...

- o OpenOffice.org For Windows 2.0.3 RC3 (Beta).
- o Microsoft Windows Media Player 11 Beta.
- o Opera 9 Beta 2.
- o Yahoo! Messenger 7.5.0.814.
- o BitTorrent 4.9.6 beta.
- e o NVIDIA Linux Display Drivers 1.0-8762.

Saída do forno...

...a beta da versão 5.0 do Insigne Free Software, a distro que roda no PC Popular/Computador para Todos.

A quem interessar possa...

...a Microsoft acaba de disponibilizar a beta 2 do Office 2007.

Publicado...

...o primeiro livro "oficial" sobre o Windows Vista, ainda em inglês, para aqueles que já quiserem ir se familiarizando com o produto. O arquivo em formato Word para download tem 59Mb.

3.248 denúncias

Foi o saldo da segunda fase da campanha publicitária de combate à pirataria da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) e da Business Software Alliance (BSA), veiculada na TV entre os dias 10 e 30 de abril nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Recife (PE).

A maioria das denúncias foi deita em Recife (655 telefonemas, ou 29%)e Belo Horizonte (578 ligações, ou 26%). Com base nesse total, a média diária de ligações ficou em torno de 154, sendo que 25% foram feitas entre 19h e 20h. Nos feriados e finais de semana, foi registrado um total de 693 ligações, com média de 87 por dia.

Terça-feira, Maio 23, 2006

Woodcrest bate 20 recordes. Palavra da Intel

Segundo a empresa, testes realizados esta semana com o processador Dual-Core Xeon da série 5100, anteriormente chamado de "Woodcrest", apontam uma melhora de 125% no desempenho, em relação à geração anterior de processadores dual-core Intel Xeon, e até 60% de melhora no desempenho em relação à arquiteturas concorrente baseadas no x86, ao mesmo tempo que oferece liderança em desempenho por watt.

E já estão em desenvolvimento os processadores Intel Xeon Dual-Core série 5100, que em sua maioria consumirão um máximo de 65 watts.

Diz o release:

Utilizando o benchmark SPECint_rate_base2000, avaliamos o servidor Dell PowerEdge 2950, baseado no processador Intel Xeon Dual-Core série 5100, que atingiu a pontuação de 123.0, estabelecendo um novo recorde mundial.

Utilizando o benchmark SPECjbb2005, o servidor PRIMERGY RX200 S3, baseado no processador Intel Xeon Dual-Core série 5100, superou o recorde anterior com uma pontuação de 96,404 operações empresariais por segundo.

O servidor HP Proliant ML 37 G5, baseado no processador Intel Xeon Dual Core série 5100, e utilizando o bechmark TPC?-C8, que mede o desempenho em databases, superou outro recorde com a pontuação de 169,360 tpmC em $2,93/tpm.

A IBM também entrou para o livro dos recordes com o sistema IBM x3650, baseado no processador Intel Xeon Dual-Core série 5100, que conquistou a pontuação de 9.182 conexões simultâneas no becnhmark SPECWeb2005, que mede o desempenho de servidores web9.

Outros líderes nos bencmarks com o processador Intel Xeon Dual-Core série 5100 incluem Lotus Domino (R6iNotes), Microsoft Exchange Server 2003 (MMB3), SPECfp_rate_base2000 e SAP-SD 2-Tier.


Veja os processadores e o preço para quantidades de 1000 unidades:
- Dual-Core Intel Xeon processor 5080 3.73GHz, 2x2MB L2, 1066MHz FSB - US$851
- Dual-Core Intel Xeon processor 5063 MV 3.20 GHz, 2x2MB L2, 1066 MHz FSB - US$369
- Dual-Core Intel Xeon processor 5060 3.20GHz, 2x2MB L2, 1066 MHz FSB - US$316
- Dual-Core Intel Xeon processor 5050 3GHz, 2x2MB L2, 667 MHz FSB - US$177

Atenção assinantes de TV a cabo, MMDS e DTH

Seus direitos estão novamente em consulta pública no site da Anatel, que acaba de redigir uma proposta para o "Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura".

Entre os pontos em debate, um dos mais polêmico é o que estabelece o pagamento de ponto-extra. Segundo o texto da consulta, ele deve ser acessível a todos os assinantes e só deve ser cobrado com a disponibilização pela prestadora de nova Unidade Receptora Decodificadora (URD) e sua manutenção, que também poderia ser acompanhada do fornecimento de pacote alternativo. A URD permite a autonomia ao ponto-extra, também chamado de ponto adicional, para que passe a sintonizar canais independentemente do ponto principal da TV, deixando de ser, assim, um ponto-cego.

O texto também define as regras gerais para a prestação da TV por Assinatura, os direitos e deveres dos usuários e das prestadoras, e as formas de prestação do serviço. Estão lá algumas regras como:
- a que diz que a suspensão de serviço prestado ao assinante só pode ser feito por débito ou descumprimento de condições contratuais;
- a que diz que diante da interrupção do serviço, o assinante deverá ter abatido na sua conta o valor proporcional ao tempo no qual o assinante ficou sem serviço;
- a que estabelece o recebimento, em dobro e em dinheiro, das quantias pagas em decorrência de cobrança indevida feita pela prestadora;
- a que determina a não cobrança da ligação feita pelo assinante para a central de atendimento, que deve estar disponível diariamente, das 9h às 21h;
e por aí vai...

Contribuições e sugestões devem ser devidamente identificadas e encaminhadas preferencialmente por meio do Sistema Interativo de Acompanhamento da Consulta Pública, disponível no site da Agência, até às 24h do dia 26 de junho de 2006. Também serão consideradas as manifestações recebidas até às 18h do dia 21 de junho de 2006 por fax (0/xx/61 2312-2002), correio eletrônico (biblioteca@anatel.gov.br) e por carta endereçada à:
Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel
Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa - SCM
Consulta Pública nº 712, de 19 de maio de 2006
Proposta de Regulamento de Proteção e Defesa dos Direitos dos Assinantes dos Serviços de Televisão por Assinatura
Saus - Quadra 06 - Bloco F - Pirâmide - Biblioteca
70070-940 - Brasília - DF

No papel...

Pague o quanto usa...
...propõe a Microsoft, depois de testar o modelo comercial do computador pré-pago no Brasil, em 2005. A idéia é oferecer opções mais flexíveis para a aquisição de PCs com base na tecnologia FlexGo. Para funcionar, a máquina comprada pela metade do preço (R$ 600 no primeiro teste, e R$ 799 agora) precisa de uma senha, fornecida em cartões pré-pagos de até 120 horas. A hora de uso custa de R$2 a R$ 2,50. Em 2005, era R$ 1.

O programa é a forma de a Microsoft cumprir o compromisso firmado há anos pelas empresas de tecnologia, no Fórum Econômico Mundial, de ajudar a acelerar o acesso da população das nações em desenvolvimento às Tecnologia da informação e da Comunicação (TICs) e a educação.

Na próxima rodada de testes no Brasil, com início esta semana, o mesmo Magazine Luiza venderá mais mil máquinas em 14 cidades de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

China, Hungria, Índia, México, Rússia, Eslovênia e Vietnã também farão teste com o novo modelo de venda. Nesses países a Microsoft contará com vários parceiros. Entre eles a AMD, HSBC, Intel, Lenovo e Transmeta. Detalhes sobre as ações em outros países em www.microsoft.com/whdc/payasyougo.

Em Brasília...
A continuidade do projeto do PC de US$ 100 para estudantes, com o MIT, é uma incógnita. A prioridade é atender o projeto pedagógico do MEC. Os professores alertam para o fato de que precisam estar capacitados no uso da tecnologia, para não ficarem em desvantagem perante aos alunos possuidores dos laptops. O governo pretende treinar os professores e instalar PCs na escola, para uso exclusivo dos mestres.

VideocliquesPronto na Google, para uso no AdSense, o sistema que vai reinventar a publicidade na Web, com vídeos que aparecem incialmente nas páginas como imagens estáticas e só são exibidos ao clique do consumidor.

Para a Copa
- O HiDownload Pro baixa streamings de qualquer tipo e animações em Flash. Em www.recordstreaming.com.
- O Replay A/V também é outra boa opção. Em http://applian.com/replay-av.

Utilitários
- Precisa armazenar arquivos online? Tente o Box.net.
- Para quem já curte o Ajax, http://code.google.com/webtoolkit. Um achado!
- Se o scrap ?Fotos da festa? pintar no Orkut, delete!

Segunda-feira, Maio 22, 2006

Prorrogada...

...a consulta pública nº 691, da Anatel, que trata da proposta do Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (Pasoo) que será implementado pelas concessionárias de telefonia fixa. O prazo para manifestação por meio de formulário eletrônico no site da agência reguladora passou de 22 de maio para 7 de junho de 2006, até às 24h. Já as manifestações por carta (endereço abaixo), e-mail (biblioteca@anatel.gov.br) ou fax (61 2312-2002) serão recebidas até às 18h do dia 2 de junho.

Segundo a Anatel, o plano alternativo proposto vai reproduzr o modelo tarifário do atual Plano Básico, em vigor desde 1997, e utiliza o pulso como parâmetro de tarifação, após a conversão de pulso para minuto. O que deverá permitir ao usuário manter inalterado o valor médio dos gastos com as ligações mais longas e acesso discado à internet.

O plano alternativo é pós-pago e de oferta obrigatória. A habilitação e a assinatura mensal têm os mesmos valores do plano básico. A assinatura inclui uma franquia de 400 minutos para a classe residencial e de 360 minutos para as classes não residencial e tronco.

As chamadas serão cobradas por uma tarifa de completamento (equivalente ao pulso de atendimento atual), correspondente a quatro vezes o valor do minuto e por tempo de utilização, medido em décimos de minuto (seis segundos). O valor máximo para o minuto corresponde à quarta parte do valor do pulso do Plano Básico em vigor.

O Plano Alternativo tem modulação horária igual à do plano básico. De segunda a sexta-feira, das 6 às 24 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas, será cobrada a tarifa de completamento e o tempo de utilização. Entre 0 e 6 horas, das 14 às 24 horas dos sábados, e aos domingos e feriados nacionais cobra-se somente a tarifa de completamento.

Nas chamadas locais a cobrar serão aplicados os mesmos critérios de tarifação das chamadas com cobrança na origem, excluídos os tempos de aviso e aceitação de chamada a cobrar.

Tanto o Plano Básico quanto o Plano Alternativo serão reajustados pelo mesmo critério ? o Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) com a incidência do fator de produtividade ?, o que garantirá que não haverá diferenciações nas habilitações e assinaturas.