Um fórum que funciona como um ambiente de discussão livre sobre um tema comum entre os participantes, em cada assunto existe uma discussão "de todos para todos". Assim Fábio Boucinhas, responsável pelo projeto de localização do
Yahoo! Respostas no Brasil, define o produto, que segundo ele mesmo, sairá do estágio beta em breve.
"Cada pergunta funciona no formato de um para todos. Além disso temos um sistema de pontuação que incentiva os usuários a participarem cada vez mais. O Yahoo! Respostas foi idealizado para se realizar consultas pontuais, ao invés de servir de ferramenta para debates, como ocorre com um Fórum", diz ele.
"O objetivo do Yahoo! Respostas é servir de ferramenta para que as pessoas consigam obter respostas de outros usuários, principalmente perguntas cujas respostas não seriam facilmente encontradas através de uma ferramenta de busca convencional. Temos um conjunto de regras de comunidade, que com base nelas, a equipe do Yahoo! pode retirar do ar perguntas e respostas de conteúdo ofensivo, abusivo ou que incite a violência", afirma o executivo.
Perguntei a ele, como ele posicionaria o produto em comparação aos de concorrentes, como o atual Google Answers e o futuro Windows Live QnA. A resposta?
"Não existe hoje na internet um local que reúna experiências e opiniões de pessoas ?comuns?, de maneira organizada. Também não há um espaço no qual seja possível perguntar e encontrar respostas para qualquer tipo de questão, em uma ferramenta única. Normalmente, os interesses estão divididos e catalogados, ou então as respostas são oferecidas por experts neste ou naquele assunto. Yahoo! Respostas, para nós, é uma maneira de gerar uma fonte de informação sobre o conhecimento humano baseado na vida real e nas experiências e opiniões das pessoas de verdade. Podemos afirmar que o Yahoo! Respostas é único por ser um produto onde perguntas de pessoas comuns são respondidas por pessoas comuns", disse.
Segundo Flávio, no Yahoo! Respostas a interação acontece em tempo real. "Quando uma pergunta é realizada, vai direto para a página inicial e já pode começar a receber respostas. Uma vez satisfeito com as respostas, o usuário pode escolher a que melhor responde a sua pergunta e um conhecimento é formado", diz ele. Uma vez criado o conhecimento, é registrado no banco de dados e disponibilizado para quem quiser consultá-lo.
Segundo o executivo, a Yahoo! Brasil enxerga dois projetos com um grande potencial de sinergia para o Yahoo! respostas por aqui. Ambos como ferramenta para professores na sala de aula. "Eles podem usá-lo como fonte de informação para suas aulas, ou até como ferramenta de interatividade com os alunos, fazendo perguntas para que eles mesmos respondam e utilizem o conteúdo como assunto de discussão na sala de aula", explica.
"Acreditamos que o movimento da Web 2.0 representa uma evolução (e revolução) nas maneiras em que as pessoas utilizam a internet para interagir, trocar e conseguir informações. O Yahoo! Respostas é uma solução inovadora, com ferramentas e funcionalidades que estão sendo apresentadas pela primeira vez para os usuários. Certamente podemos fazer comparações com ferramentas já disponíveis, mas estamos seguros que estamos propondo uma maneira totalmente nova, não somente de interação mas também de armazenamento de conteúdo criado pelos usuários".
Por isso tudo, o executivo considera que inda é cedo para determinar qual o perfil predominante do público. "O Yahoo! Respostas foi projetado para atender a todos os tipos de usuários. Acreditamos que teremos usuários dos mais diversos perfis devido à sua diversidade de temas", completou.
Portanto, você fará a qualidade do produto. Entre e participe com perguntas inteligentes e respostas corretas.
Detalhe: não é necessário cadastro para buscar informações já arquivadas no banco de dados da ferramenta, que é aberto e livre para qualquer usuário da Internet. Mas para fazer uma pergunta ou responder as de outros usuários, é preciso ter uma conta do Yahoo!