Um f�rum que funciona como um ambiente de discuss�o livre sobre um tema comum entre os participantes, em cada assunto existe uma discuss�o "de todos para todos". Assim F�bio Boucinhas, respons�vel pelo projeto de localiza��o do
Yahoo! Respostas no Brasil, define o produto, que segundo ele mesmo, sair� do est�gio beta em breve.
"Cada pergunta funciona no formato de um para todos. Al�m disso temos um sistema de pontua��o que incentiva os usu�rios a participarem cada vez mais. O Yahoo! Respostas foi idealizado para se realizar consultas pontuais, ao inv�s de servir de ferramenta para debates, como ocorre com um F�rum", diz ele.
"O objetivo do Yahoo! Respostas � servir de ferramenta para que as pessoas consigam obter respostas de outros usu�rios, principalmente perguntas cujas respostas n�o seriam facilmente encontradas atrav�s de uma ferramenta de busca convencional. Temos um conjunto de regras de comunidade, que com base nelas, a equipe do Yahoo! pode retirar do ar perguntas e respostas de conte�do ofensivo, abusivo ou que incite a viol�ncia", afirma o executivo.
Perguntei a ele, como ele posicionaria o produto em compara��o aos de concorrentes, como o atual Google Answers e o futuro Windows Live QnA. A resposta?
"N�o existe hoje na internet um local que re�na experi�ncias e opini�es de pessoas ?comuns?, de maneira organizada. Tamb�m n�o h� um espa�o no qual seja poss�vel perguntar e encontrar respostas para qualquer tipo de quest�o, em uma ferramenta �nica. Normalmente, os interesses est�o divididos e catalogados, ou ent�o as respostas s�o oferecidas por experts neste ou naquele assunto. Yahoo! Respostas, para n�s, � uma maneira de gerar uma fonte de informa��o sobre o conhecimento humano baseado na vida real e nas experi�ncias e opini�es das pessoas de verdade. Podemos afirmar que o Yahoo! Respostas � �nico por ser um produto onde perguntas de pessoas comuns s�o respondidas por pessoas comuns", disse.
Segundo Fl�vio, no Yahoo! Respostas a intera��o acontece em tempo real. "Quando uma pergunta � realizada, vai direto para a p�gina inicial e j� pode come�ar a receber respostas. Uma vez satisfeito com as respostas, o usu�rio pode escolher a que melhor responde a sua pergunta e um conhecimento � formado", diz ele. Uma vez criado o conhecimento, � registrado no banco de dados e disponibilizado para quem quiser consult�-lo.
Segundo o executivo, a Yahoo! Brasil enxerga dois projetos com um grande potencial de sinergia para o Yahoo! respostas por aqui. Ambos como ferramenta para professores na sala de aula. "Eles podem us�-lo como fonte de informa��o para suas aulas, ou at� como ferramenta de interatividade com os alunos, fazendo perguntas para que eles mesmos respondam e utilizem o conte�do como assunto de discuss�o na sala de aula", explica.
"Acreditamos que o movimento da Web 2.0 representa uma evolu��o (e revolu��o) nas maneiras em que as pessoas utilizam a internet para interagir, trocar e conseguir informa��es. O Yahoo! Respostas � uma solu��o inovadora, com ferramentas e funcionalidades que est�o sendo apresentadas pela primeira vez para os usu�rios. Certamente podemos fazer compara��es com ferramentas j� dispon�veis, mas estamos seguros que estamos propondo uma maneira totalmente nova, n�o somente de intera��o mas tamb�m de armazenamento de conte�do criado pelos usu�rios".
Por isso tudo, o executivo considera que inda � cedo para determinar qual o perfil predominante do p�blico. "O Yahoo! Respostas foi projetado para atender a todos os tipos de usu�rios. Acreditamos que teremos usu�rios dos mais diversos perfis devido � sua diversidade de temas", completou.
Portanto, voc� far� a qualidade do produto. Entre e participe com perguntas inteligentes e respostas corretas.
Detalhe: n�o � necess�rio cadastro para buscar informa��es j� arquivadas no banco de dados da ferramenta, que � aberto e livre para qualquer usu�rio da Internet. Mas para fazer uma pergunta ou responder as de outros usu�rios, � preciso ter uma conta do Yahoo!