counter statistics Circuito: 07/16/2006

Sábado, Julho 22, 2006

Agora é oficial: AMD compra ATI esta semana

A CNN publica hoje que Advanced Micro Devices, segunda maior fornecedora de processadores do mundo, est[a muti pr[oxima de fechar um acordo para adquirir uma das maiores fabricantes de placas e chips gráficos, a ATI, por US$5.5 bilhões.

Representantes das duas empresas evitam falar sobre o negócio.

Sexta-feira, Julho 21, 2006

Flash para Linux emperra

O pessoal da Adobe que trabalha na versão do player do Flash 8 ou 9 para Linux está tendo problemas com algumas APIs do Windows e do Mac que o linux não tem, segundo o blog Penguim.SWF.

Agora é oficial. Vem aí o MS Zune

A Microsoft acaba de confirmar oficialmente que trabalha no desenvolvimento do Zune, com lançamento previsto para este ano, ainda. Mas não o vê como um simples MP3, concorrente direto do iPod. A empresa afirma apenas que o Zune será um agregador de facilidades digitais. E terá apenas três botões.

Segundo o Engadget, terá um processador de 400 MHz e poderá receber transmissões de satélite, para acesso a serviços como o Sirius e o XM, além do Urge (parceria da Microsoft com a MTV).

Click-to-play vídeo ads da Google agora no Brasil

Já está disponível desde ontem no Brasil o serviço Click-to-play para anúncios em vídeo da Google, com 2 minutos de duração, no máximo, nos formatos AVI, ASF, Quicktime, Windows Media ou MPEG. A venda é feita nos formatos cost-per-click (em que o preço varia de acordo com o numero de cliques) e cost-per-impression (em que o preço baseia-se em grupos de clientes por região, por categoria ou por sites de interesse).

Qualquer pessoa ou empresa interessada em divulgar seus produtos/serviços pode veicular seus anúncios, usando a partir de agora som e imagens em movimento, que só serão acionados mediante um click do usuário. Sem o click a imagem permanecerá estática. Algumas empresas como a Nike, a Paramount e a Pontiac já testaram o produto com muito sucesso.

Os vídeos são de propriedade dos próprios anunciantes e vão sendo inseridos, na medida em que as campanhas forem veiculadas. As campanhas que utilizam oClick-to-playsão criadas a partir do mesmo princípio dos links patrocinados.

Quem acessar o Google Adwords encontrará uma série de dicas para subir o vídeo e criar sua campanha.

Celular e câmera não pode. Notebook com Wifi pode

Resultado: hoje, praticamente todos os portais com operação em São Paulo estão transmitindo, passo-a-passo, os debates dos promotores e advogados de defesa no julgamento dos irmãos Carbinhos e de Suzane von Richthofen. Terra e Ig, com certeza. Uol também. É a tecnologia superando a lei, mais um vez. No próximo julgamento, vão acabar proibindo o ingresso de notebooks também. Hoje, o mundo está conectado lá. Nem o rodízio imposto aos profissionais de imprensa atrapalha a chamada transmissão "Direto do Fórum".

Na agenda...

A Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, apoiada pela Alog Data Center, realiza na próxima segunda-feira, no auditório do BNDES, o seminário "Compras Públicas de Software e Serviços de TI", onde serão apresentadas e debatidas as conclusões de estudo realizado para diagnosticar as soluções sobre a forma de licitar software. Informaçoes e inscrições gratuitas pelo e-mail inscricoes@assespro-rj.org.br.

Na caixa postal...

Correspondência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Diz que...

Justiça diz que Google não é responsável pelo conteúdo do Orkut

O juiz Flávio Citro Vieira de Mello, do II Juizado Especial Cível do Rio, julgou improcedente um pedido de indenização por dano moral feito pela dona de uma agência de viagem contra o Google do Brasil. A empresária Kátia de Carvalho Breia acusava o provedor de ser o responsável pela difamação dela na comunidade do Orkut "Tia Katzia - Grantur", em mensagens anônimas criadas numa lista de discussão em janeiro deste ano.

Na sentença, o juiz afirma que o provedor do serviço não tem a menor possibilidade técnica de controlar e fiscalizar a veracidade e o conteúdo das listas de discussão e informações veiculadas diariamente nas inúmeras comunidades e perfis de usuários do Orkut.

"O réu Google, como provedor do Orkut, só deve ser responsabilizado se for demandado a retirar o conteúdo ofensivo de uma comunidade, ou se for compelido a identificar o IP de um usuário, e, desrespeitando a ordem judicial, se omitir de evitar a continuidade da mensagem lesiva, segundo uníssona jurisprudência especializada", frisou.

Ainda segundo o juiz Flávio Citro, caberia à dona da agência o ônus de provar a inércia do provedor quanto à efetiva contribuição para a manutenção da lesão à honra, conforme determina o artigo 333 do CPC. E isso não aconteceu.

Copa 2006 aumenta ligeiramente a audiência da Internet

Está comprovado: a Copa do mundo não atrai tanto o internauta. É um evento onde a TV manda, absoluta. Ao menos quando falamos do acesso domético. Prova disto, os números do anunciados hoje pelo Ibope NetRatings. O número internautas ativos e de horas navegadas subiu. Mas, nos dois casos, muito pouco.

O número de usuários ativos chegou a 13,4 milhoes em maio. Crescimento de 1,1% comparado a maio. Já o O tempo medio de navegaçao 20 horas e 33 minutos. Apenas oito minutos a mais que o recorde registrado em maio.

A audiência dos sites de esportes subiu apenas 18,5% em usuários únicos, atingindo a marca de 5,5 milhões.

Novas correções

A Microsoft publicou dia 19 atualizações para quatro boletins de segurança emitidos no dia 11. A MS06-038, que corrige falha crítica do Office XP; a * MS06-034, que corrige a "Caveats" Section; a MS06-033, corrigindo falhas na instalação do Microsoft .NET Framework 2.0"; e a MS06-024, que revisa a verigicação da chabve de registro do Windows Media Player 10 no Windows Server 2003.

Diz que...

...é esperado para amanhã o anúncio oficial de desenvolvimento do Microsoft Zune Player, que muita gente vê como concorrente direto do iPod, mas a Microsoft nega. Prefere posicionar como um dispositivo portátel com capacidades de rede sociail.

Procura-se experimentador de game

O Grupo de Tecnologia de Jogos da Microsoft está cadastrando menores de 18 anos interessandos em testarem novos projetos da empresa, para rportar bugs e problemas. É necessário ter a autorização dos pais ou responsáveis. Para se cadastras, basta clicar aqui.

Quinta-feira, Julho 20, 2006

Vem aí a Rio Info 2006

Está aberto o credenciamento para a Rio Info 2006, principal evento dedicado à Tecnologia da Informação (TI) no estado do Rio de Janeiro, que , este ano, será realizada de 01 a 03 de agosto, no Hotel Glória.

Novas oportunidades de mercado estarão em pauta por meio de seminários que abordarão temas como engenharia de software, tecnologias emergentes, gestão corporativa e governamental e negócios internacionais, além da realização de roda de negócios internacionais e palestras.

Hoje é o último dia para fazer a inscrição pagando menos. A partir de amanhã, dia 21, até o dia 27, o preço sobe 10%.

Números mágicos - Globo na Copa

Acaba de bater aqui na caixa postal um e-mail da assessoria de imprensa da Globo.com dando conta de que, de acordo com dados Webtrends, o portal Globoesporte.com teve uma média diária de 1 milhão de visitas e registrou aumento de 80% na média diária de visitantes únicos também em junho. Foram mais de 100 milhões de de páginas vistas e 4,9 milhões de requests nas transmissões das partidas do Mundial ao vivo. Os vídeos on demand tiveram 4,2 milhões de requisições.

No jogo entre Portugal e França pela semifinal, foram registrados 537 mil acessos no total, com pico de 72 mil usuários simultâneos.

E o vídeo da cabeçada do jogador Zidane em Materazzi, na final entre França e Itália, foi o mais requisitado no Globoesporte.com durante a Copa, alcançando 250 mil acessos.

Apesar disto, o Ibope/Net Ratings apontou aumento de apenas 38% para o Globo Media Center o mês de junho. Foram 1.347.000 de unique visitors com 18.688.000 de páginas visitadas.

A título de compração, o Terra afirma ter registrado 195 milhões de páginas vistas no período da Copa do Mundo, um incremento de mais de 400% em relação ao mês anterior. Também durante o mundial de futebol, foram computados 10 milhões de usuários únicos, número 164% superior ao do mês anterior, e visualizados 33 milhões de streamings.

O pico, de 400 mil usuários simultâneos, foi atingido no acompanhamento ao vivo do jogo Alemanha x Argentina. Esses números correspondem à região da América Latina, e o Brasil é responsável por 60% desse total.

Moral da história: nem com todo o bom resultado da Copa e os vídeos exclusivos em tempo real a Globo.com conseguiu superar a concorrência.

Quarta-feira, Julho 19, 2006

Lista telefônica é gratuita

O assinante que solicitar lista telefônica à companhia telefônica terá direito ao recebimento de um exemplar de forma gratuita e obrigatória, mas facultará à prestadora o direito de lhe cobrar pelo fornecimento de informações pelo serviço de informação de código de assinante (o 102), caso o número solicitado à telefonista conste do catálogo que recebeu.

A decisão, publicada hoje pela Anatel no Diário oficial da União (DOU), reitira a gratuidade da lista de assinantes e a cobrança do 102 só para números não constantes dela, alterando o artigo 18 do Regulamento sobre as Condições de Acesso e Fruição dos Serviços de Utilidade Pública e de Apoio ao Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), em vigor desde a publicação da Resolução 357, de 15 de março de 2004.

A decisão considera, também, que a obrigação de fornecer a Lista Telefônica Obrigatória e Gratuita (LTOG) estará cumprida pela concessionária local que oferecer gratuitamente o serviço 102.

O artigo 18 do Regulamento passa a ter a seguinte redação:

A prestadora de STFC na modalidade local se obriga a fornecer a seus assinantes, diretamente ou por intermédio de terceiros, de forma gratuita, listas telefônicas dos assinantes de todas as prestadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado, em sua área de prestação, observada a regulamentação.

§ 1° Considerar-se-á adimplida a obrigação prevista no caput por meio da prestação gratuita do serviço de informação de código de acesso de assinante, observados os termos da regulamentação.

Deu no Tela Viva News

Em entrevista ao ao repórter Carlos Eduardo Zanatta, o secretário de serviços de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, afirmou que caberá "ao Fórum de TV Digital, propor ao Comitê de Desenvolvimento do SBTVD as inovações brasileiras que serão incorporadas ao padrão ISDB-T para implantação no Brasil. Na opinião de Roberto Pinto Martins, as duas modificações mais sensíveis, que provavelmente serão incorporadas ao sistema brasileiro e que exigirão um maior tempo para especificá-las, são o H-264 (a compressão de vídeo base do MPEG 4) e o middleware desenhado no Brasil, o "Ginga". Entre estes dois, o mais demorado é o H-264, que deve ser embarcado em um chip para utilização em todos os equipamentos do sistema. "Acredito que este chip esteja pronto no final de 2007 para que a comercialização de equipamentos transmissores e terminais possa ser feita no começo de 2008", disse Roberto Pinto Martins".

Submarino amplia cesta de produtos

Com o lançamento das lojas de Vinhos & Cia, Casa & Segurança e Papelaria, o Submarino (www.submarino.com.br) amplia sua oferta de produtos. Agora são 700 mil itens, agrupados em 25 categorias de produtos, obtidos em mais de 1.200 fornecedores.

A principal inovação é a seção de Vinhos, que traz uma extensa seleção de marcas das maiores regiões produtoras do mundo. São mais de 350 opções internacionais de grifes, como Gaja, Viña Montes, Catena Zapata, Luís Pato e Penfolds.

"Fizemos uma parceria com a Mistral, uma das principais importadoras e distribuidoras de vinhos do País, e teremos desde o início um catálogo diferenciado", afirma André Shinohara, diretor comercial e de marketing da loja virtual.

Para facilitar a compra, o Submarino desenvolveu um sistema de busca que permite ao cliente selecionar opção por país, região, tipos de vinho e uvas e faixa de preço. A vantagem é que esse formato beneficia tanto os mais versados apreciadores da bebida quanto os menos experientes. Além disso, há indicações das combinações gastronômicas para cada característica de vinho, seja tinto, branco ou rosé.

Já a área de Papelaria, que antes era um pequeno departamento dentro de Livros, ampliou o sortimento e hoje conta com mais de 1.600 itens, como cadernos, canetas e mochilas. A seção traz também acessórios para artes, entre tintas, pincéis e telas.

iTunes venderá vídeo

O grande buchicho da rede hoje é o vazamento da informação de que o CEO da Apple, Steve Jobs , usaria o keynote do próximo Think Secret, que acontece no dia 7 de agosto, para anunciar que a iTunes iniciará a venda de filmes. A Apple já teria fechado contrato com a Walt Disney, a Universal Studios, a Paramount Pictures, e a Warner Bros.

Links vetados no Orkut

O Orkut está se aprimorando para evitar que incautos sejam vítimas de phishing no sistema. Esta semana, usuários do Orkut voltaram a receber links que convidavam a ver fotos e que levavam a sites que poderiam conter códigos maliciosos. Só que desta vez, o sistema classificou o link como suspeito e emitiu um alerta automático.

IPTV MLS

A MLS Wireless, provedora de acesso Internet via rádio do Rio de Janeiro, e colaboradores associados desenvolveram um hardware com tecnologia totalmente brasileira que permite aos usuários a conexão de canais de TV aberta e por assinatura via satélite através Internet.

De pequena dimensão e baixo custo, a caixa quando acoplada ao computador, também permite ao usuário a utilização de serviços de VOIP ou mesmo o acesso a canais de navegação em qualquer velocidade. A única exigência do sistema é que o usuário esteja conectado à rede Internet em banda larga. 

A MLS já negocia com empresa do setor de telecom ávidas para agregar valor à receitas de telefonia.

No papel...

IPTV é a próxima onda
Serviços Ethernet para negócios estão em primeiro lugar entre os que deverão impulsionar as necessidades de banda larga, seguidos de serviços de vídeo para o consumidor e capacidade em sistemas móveis 3G. Este é, em resumo, o resultado da pesquisa anual da Tellabs, em parceria com Telephony, com participantes da Globalcomm 2006, realizada no início do mês em Chicago. Mais da metade dos entrevistados afirmou que os provedores de serviços em telecomunicações do mundo todo devem começar a competir para valer com companhias de TV a cabo por serviços de vídeo, em no máximo um ano. Aqui, o cenário ganha um ingrediente a mais: a TV Digital. Uma das grandes icógnitas é como a nossa Lei do Cabo tratará a obrigatoriedade de transmissão do sinal digital, como faz hoje com o analógico.

Novidades
- No ar, a versão 2.64 do Paint.Net para XP. Em www.eecs.wsu.edu/paint.net.
- Para órfãos da Microsoft Private Folder, o Truecrypt. Em www.truecrypt.org.
- Não é oficial, mas o Google Paint já está em http://stuartjmoore.googlepages.com/Gpaint.html.

Infoinclusão
- O Crédito Cidadão, banco de microcrédito da prefeitura de Petrópolis, vai liberar empréstimos com juros de 1% ao mês para a compra de PCs. Informações: ( 24) 2246-9346/9354.
- Governo proíbe dual-boot no PC Popular. MCT já está notificando os fabricantes.

Superprevisão
Qualquer outro exercício de futurologia perde para o Earth Simulator, apresentado esta semana no Japão. A dobradinha software/supercomputador de altíssima capacidade, capaz de realizar 35,6 trilhões de cálculos por segundo, prevê o clima da Terra daqui a 30 anos!

Tome nota
- Acontece dia 25, aqui no Rio, a 10ª edição do Help Desk Day. Em www.helpdeskday.com.br. Preço? R$ 250.

A Internet Security Systems aconselha usuários do VoIP Asterisk a atualizarem suas cópias em www.asterisk.org/asterisk-1.2.10 para corrigir uma vulnerabilidade.

Terça-feira, Julho 18, 2006

IPTV - Telemar se prepara para escolher fornecedor

Alberto Blanco, diretor da Telemar, quebrou ontem o silêncio imposto pela operadora a respeito do tema IPTV. Em entrevista ao repórter Fernando Paiva, da publicação "TI Inside", afirmou que a empresa escolherá seu fornecedor para a plataforma IPTV até o fim de agosto. Estão no páreo a Alcatel/Microsoft; a Huawei; a Siemens; a UTStarcom; e a ZTE.

Ainda segundo Blanco, a Telemar pretende testar o serviço de IPTV com até 1 mil clientes ainda este ano. A previsão é de que o lançamento comercial aconteça no primeiro semestre de 2007.

Na opinião do executivo, o grande diferencial da IPTV serão os serviços de valor agregado envolvendo a interatividade permitida pela tecnologia. "Na IPTV você tem todos os comandos de um DVD. Você pode, por exemplo, pausar ou voltar um programa", disse.

TV Digital: Abinee x Zona Franca de Manaus

Quem vai levar a melhor nesta queda de braço? A primeira quer ver os conversores analógico/digital (os chamados set top box) enquadrados como equipamentos de Informática, merecedores de todos os incentivos fiscais decorrentes. A segunda, rainha absoluta da produção de equipamentos de áudio e vídeo no país, não.

Historicamente, a Zona Franca tem ganho mais batalhas.

EasyShare completa cinco anos

Para comemorar, a Kodak anuncia a expansão contínua do conceito EasyShare para três áreas: Easy Quality, Easy Sharing e Easy Archiving.

"Qualidade de uso, compartilhamento e armazenamento sempre foram nossas maiores preocupações ao desenvolvermos a tecnologia digital em fotografia", diz Richard Ford, Diretor de Captura Digital para as Américas, da Kodak. "Nosso objetivo é dar sempre aos consumidores o que de mais avançado há nessas áreas, para que eles se preocupem apenas em capturar os momentos mais importantes de suas vidas. Nós fazemos o resto", complementa Ford.

De quebra, a Kodak lança também a V610, que afirma ser a menor câmera com zoom óptico 10x e a primeira com tecnologia sem fio bluetooth. E que já usa a versão 6.0 do software, disponível para MAC e PC.

Esta versão 6.0 do EasyShare estará disponível nas próximas semanas, em português, no endereço http://www.kodak.com.br. A versão em inglês já pode ser baixada no endereço http://www.kodak.com.

Preço menor

A Dynacom decidiu reduzir em 15% o preços dos players mPocket (MP3), mPen (MP3) e MPvision (MP4).

O mPocket tem quatro modelos - com 128, 256, 512 MB e 1 GB de memória. E permite baixar músicas em formato MP3, WMA e WAV. Com o desconto, o modelo com 512 MB pode ser adquirido por R$ 389,00 (valor sugerido).

Já o mPen Player está disponível com 128, 256 ou 512 MB de memória e posssui seis funções: MP3 player, rádio FM, gravador de voz, "pen driver", agenda e apresentação de letras de músicas sincronizadas no visor. O modelo com 128 MB está sendo comercializado para o consumidor por um preço sugerido de R$ 170,00.

O MPvision modelo MP-4512 é um produto que vem com 512 MB de memória e permite ao usuário além de ouvir MP3, ver vídeos como filmes ou clips, imagens, etc., funcionando como MP4.

Mais informações em www.dynacom.com.br.

P&D Lucent

Lucent Technologies inaugura Laboratório de Segurança no Brasil. A América Latina é o 3º continente a sediar um centro de P&D em segurança da empresa. Os outros dois ficam nos nos Estados Unidos e na Europa. Entre as tecnologias mais pesquisadas estão as de prevenção à ataques DoS, DDoS e a de Worms. Mas soluções de segurança aplicadas a backbones, ambientes VoIP (Voz sobre IP) e de IPTV (Vídeo sobre IP) também serão foco do novo laboratório, parceiro da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na área, contemplando a participação de estudantes da própria instituição.

8GB de memória no bolso

A LG Electronics lança no mercado brasileiro o JM-53, player para diversos formatos de arquivos, como MP3, WMA, OGG (Q10), BMP, TXT e JPEG, entre outros, incluindo músicas em MP3 e vídeos em MPEG4.

O JM-53 tem display OLED de 1,77 polegadas, com alta resolução de imagens, memória de 8 gigabytes equivalentes a até 2 mil músicas ou mais de 30 horas de som, e mais de quatro horas de vídeo sem interrupção, formato ultra-slim (48 x 100,7 x 14 mm) e um pacote de músicas selecionadas pela LG para proporcionar relaxamento aos consumidores.

O preço? Tão parrudo quanto: R$1.299,00.

Segunda-feira, Julho 17, 2006

Tome nota

Continua em tramitação na Câmara o Projeto de Lei Complementar 340/06, do ex-deputado Afonso Hamm, que permite às escolas de informática a opção pelo regime do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - o Simples. Mas que aumenta em 50% o percentual da alíquota do imposto a ser pago mensalmente pelos cursos de informática em relação a outras micro e pequenas empresas. As faixas de tributação previstas na proposta variam de acordo com a receita bruta anual.

O autor argumenta que as escolas de informática devem ter o mesmo tratamento de outras micro e pequenas empresas, em razão do alcance social e econômico. "Essas empresas prestam serviços relevantes e contribuem para a inclusão digital da população", afirma Hamm.

Valores
Pela proposta, a alíquota do imposto a ser pago pelas empresas de informática optantes pelo Simples deve ser:

1) para a microempresa:
- receita bruta anual de até R$ 60 mil: 4,5%;
- de R$ 60.000,01 a R$ 90 mil: 6%;
- de R$ 90.000,01 a R$ 120 mil: 7,5%;

2) para a pequena empresa:
- receita bruta anual até R$ 240 mil: 8,1%;
- de R$ 240.000,01 a R$ 360 mil: 8,7%;
- de R$ 360.000,01 a R$ 480 mil: 9,3%;
- de R$ 480.000,01 a R$ 600 mil: 9,9%;
- de R$ 600.000,01 a R$ 720 mil: 10,5%;
- de R$ 720.000,01 a R$ 840 mil: 11,1%;
- de R$ 840.000,01 a R$ 960 mil: 11,7%;
- de R$ 960.000,01 a R$ 1,08 milhão: 12,3%;
- de R$ 1.080.000,01 a R$ 1,2 milhão: 12,9%.

O projeto de lei ainda será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada pelo Plenário.

Verbetes Wikipedia agora também em RSS

O novo recurso já está no ar, para assinantes. Significa que ficou mais fácil acompanhar as modificações feitas nos milhões de verbetes. Que tal acompanhar as discussões sobre a história do podicasting?

Impulso para a banda larga

A Anatel abre hoje abre, hoje, o processo de licitaçãopara exploração de blocos de radiofreqüências nas faixas de 3,5 GHz e 10,5 GHz, para serviços de internet em banda larga. A outorga será concedida por um período de 15 anos, sendo prorrogável uma única vez.

A faixa de 3,5 GHz será dividida em blocos de 10,5 MHz para as outorgas referentes às regiões I, II e III do Plano Geral de Outorgas (PGO) ? Região I, Nordeste brasileiro mais Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Roraima, Amapá e Pará; Região II, Centro-Oeste e Sul do País mais Tocantins e Acre; e Região III, Estado de São Paulo ? e em blocos de 7 MHz para as áreas de numeração identificadas no Plano Geral de Códigos Nacionais (PGCN). Na faixa de 10,5 GHz, os blocos serão de 14 MHz para as regiões do PGO e de 7 MHz para as áreas de numeração do PGCN.

A intenção velada é a de que essas faixas de radiofreqüências sejam usadas para a oferta de serviços triple-play ? transmissão simultânea de imagens, sons e dados. Antes o principal interesse estava restrito a internet via rádio. Segundo os técnicos da Agência, essa é uma boa oportunidade para as empresas adquirirem o direito de uso de radiofreqüências para implementação de serviços com tecnologia wireless para banda larga. Entre as utilizações possíveis estão, entre outras, Wimax para acesso de banda larga sem fio; serviços dedicados como ATM em alta velocidade, usado no mercado corporativo; e telefonia WLL, acesso telefônico fixo sem fio.

Podem apresentar propostas as concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), na modalidade de serviço local. E ainda empresas constituídas segundo as leis brasileiras, com sede e administração no país, em que a maioria das cotas ou ações com direito a voto pertença a pessoas naturais residentes no Brasil, que tenha dentre seus objetivos a exploração de Serviços de Telecomunicações.

Caso a empresa vencedora não possua autorização para a prestação do Serviço, deverá efetuar o pagamento em conformidade com o Regulamento de Cobrança de Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e pelo Direito de Exploração de Satélite, aprovado pela Resolução n.º 386, de 3 de novembro de 2004.