counter statistics Circuito: 04/02/2006

Sexta-feira, Abril 07, 2006

Para informações sobre o Brasil no Google Earth...

...siga as seguintes instruções:

- Faça o download do arquivo cidades_brasil.kmz para seu computador;

- Abra o Google Earth; no menu File>Open, localize o arquivo salvo em seu computador e abra-o.

- Para informações sobre os recursos disponíveis por meio deste arquivo, disponibilizamos um pequeno tutorial (em formato PDF);

- Para informações sobre instalação e uso do Google Earth, visite a página oficial em http://earth.google.com.

O material foi preparado por técnicos do IBGE e da Google.

80 mil PDAs

É a quantidade estimada de micrinhos de mão que o IBGE vei precisar para planejando realizar, em 2007, pesquisas que abrangerão milhões de estabelecimentos e domicílios em todo país. O Instituto planeja usar computadores de mão (Personal Digital Assistant - PDA) na coleta de informações. Nas áreas rurais, os equipamentos deverão ter recurso GPS. Para avaliar a viabilidade da empreita, o IBGE realizará um teste piloto em alguns municípios, no período de 24 de abril a 05 de maio deste ano. O objetivo é examinar diversos modelos de PDAs disponíveis no mercado.

As empresas fornecedoras desse equipamento estão convidadas a participar da operação, cedendo, por empréstimo, uma quantidade mínima de 15 (quinze) unidades.

Crescimento de 200% em janeiro

Em janeiro, no Rio de Janeiro, a venda de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação cresceu 242%. Palavra da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional indica um crescimento de 112% no volume de vendas do primeiro mês do ano, em relação ao mesmo período de 2005.

O câmbio mais favorável e a melhora nas condições de financiamento, especialmente após o lançamento do programa Computador para Todos, fez os computadores ficarem 23,23% mais baratos. O que contribuiu bastante para o crescimento tão vertiginoso resgitrado para a categoria.

Internet para idosos nos Correios

Passou despercebido, na última quarta-feira, a aprovação do Projeto de Lei 2427/03, que institui o programa "Correios 3i", na na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara. De autoria do , de autoria do deputado Gilberto Kassab (PFL-SP), o projeto visa a inclusão digital da população da terceira idade nas agências dos Correios.

O relator, deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), considerou a proposta compatível com os objetivos da ECT, que vem diversificando sua atuação, incorporando a área da tecnologia da informação.

O projeto tramita em caráter conclusivo. Ou seja, não precisa ser votado em plenário. Basta que seja analisado e aprovado nas comissões de "Seguridade Social e Família" e "Constituição e Justiça e de Cidadania" para seguir para o Senado.

Qual será o preço da TV Digital?

Esta foi a principal preocupação dos internautas que participaram hoje de um bate-papo com o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) sobre o tema.
"Inicialmente, o usuário vai ter que gastar algo em torno de R$ 200 a R$ 300 em um conversor e, no futuro, talvez umas cinco ou seis vezes mais esse valor para adquirir um aparelho", calculou o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), autor do Projeto de Lei 6525/06, sobre TV DIGITAL.

Segundo o deputado, o tempo de transição para a cobertura total pela TV DIGITAL no Brasil pode variar de 10 a 15 anos. Até lá, Pinheiro acredita que a produção de aparelhos analógicos diminua, com aumento na venda de novos aparelhos e a conseqüente redução de preços desses novos televisores. No período de transição, no entanto, o usuário pode usar um conversor na sua TV, desde que ela tenha mais de 20 polegadas.

Liberada...

...a barra de ferramentas 2.0 do Google para o Firefox.

Mais de 10%

Pesquisa anunciado ontem pela Net Applications, realizada em março deste ano, dá conta de que a particioação de mercado do Firefox já superou a casa dos 10%. Tinha, então, 10,05%. Já o Internet Explorer encolheu para 84,7%. Queda de quase 6% em um ano. Tinha 90.31 em dezembro de 2004.

Completam a lista da Net Applications o Safari, da Apple, com 3.19%, o Netscape com apenas 1.05% e o Opera, com 0.54%.

Em novembro de 2005, nas contas de outra empresa de pesquisa de mercado (a OneStat.com), a fatia do Firefox já era de 11.51%. A diferença é que a pesquisa da OneStat considerou apenas o universo das 100 maiores companhias americanas.

Nas duas pesquisas, o crescimento do mercado do Firefox foi superior a 3%.

Sobre outra raposa

A Microsoft liberou algumas informações sobre o Visual FoxPro, codinome Sedna.

Quarta-feira, Abril 05, 2006

Mac Intel vai rodar o XP

Rebú no pomar. As açoes da Apple deram um pulo para o alto, hoje, depois de Steve Jobs anunciar o lançamento do Boot Camp, software que permitirá aos Mac rodarem o Windows XP, com versão beta disponível para download imediato. R-E que fará parte do Leopard, futura versão do Mac OS.

Mas, e o Vista? Vai rodar sem a necessidade de emuladores ou coisa que o valha, como este tal Boot Camp? O release de lançamento do software diz que a empresa não tem planos de suportar vender e dar suporte para Macs Intel rodando Windows. Mas, diante do grande interesse demonstrado pelos usuários, decidiu "facilitar a instalação" do sistema de Tio Bill nos Mac Intel.

O Boot Camp rquer um Mac com processador Intel, teclado e mouse USB, Mac OS X 10.4.6 ou superior, o último firmware, 10GB de espeço livre no HD, CD ou DVD e uma licença do XP Home Edition ou Professional com Service Pack 2.

TV Digital - Amanhã tem debate

A Agência Câmara promove nesta quinta-feira (6), às 9h30, bate-papo pela internet com o deputado Walter Pinheiro (PT-BA) sobre a implantação da TV Digital no Brasil. Walter Pinheiro é autor do Projeto de Lei 6525/06, que estabelece princípios para a modificação da tecnologia de geração e transmissão de imagens e sons no país.

A quem interessar possa

Uma petição ao Prefeito Cesar Maia, em defesa do Projeto de Lei que propõe a utilização de software livre no município do Rio, de autoria da vereadora Aspásia Camargo, está disponível para assinaturas no site "petitions on line".

No papel...

De olho no conteúdo ilegal
Até junho o Orkut ganhará ferramentas internas para melhorar a identificação, a comunicação e a remoção de conteúdos que infrinjam seu ?Termo de uso?. Palavra de David Jeske, Diretor de Engenharia da Google.

"O conteúdo do Orkut é formulado por seus usuários. Já hoje, ao tomarmos conhecimento
de infrações, agimos rapidamente para retirar o conteúdo do ar. Breve, não só os próprios usuários vão inibir a exibição de mensagens e excluir membros, como também nos notificar sobrea criação de comunidades com conteúdo ilegal, como pedofilia. Nossos controles internos, automáticos, vão aumentar,? afirmou. Mas não disse se isso
será feito usando omesmo mecanismo de palavras-chave do Google. Faz todo sentido...

Google Book
Consta que, além da Biblioteca Nacional, a Google negocia com editoras seus acervos para a versão nacional da Google Book Search. A criação do serviço é só uma questão de tempo, e de negociação de copyright.

Cópia Legal
É cada vez maior o número de clássicos disponíveis para download gratuito em sites como o da E-BookCult, em www.ebookcult.com.br e o da Biblioteca do Estudante da Língua Portuguesa, em www.bibvirt.futuro.usp.br.

Vai atrasar
A operação da TV Digital no Brasil pode ficar para 2007. Já não há condições para inauguração das transmissões no dia 7 de setembro, como queria Lula. Para iniciar em dezembro, o padrão deve ser decidido já.

Peça licença
A Microsoft decidiu incluir na lista de tecnologias licenciáveis as patentes do botão de rolamento e do recurso Magnifier, que permite zooms a partir de um clique no botão direito dos mouses. Qual a próxima?

Domingo, Abril 02, 2006

Largada dada para a Rio Info 2006

A Riosoft recebe até o dia 12 de abril as inscrições gratuitas para a seleção de 24 empresas que apresentarão seus casos de sucesso no seminário ?Gestão Corporativa e Governamental? que acontece durante a Rio Info 2006, marcada para os dias 1°, 2 e 3 de agosto, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro. Podem participar empresas fluminenses do segmento de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvedoras de soluções (software e serviços) e que as tenham aplicado em empresas usuárias.

As inscrições podem ser feitas no site da Riosoft (www.riosoft.softex.br) ou diretamente na sede da entidade (Rua Buenos Aires, 68 / 32° andar). Esclarecimentos pelo telefone (021) 3974-5031 ou pelo e-mail secretaria@riosoft.softex.br.

O objetivo, segundo o diretor executivo da Riosoft, Benito Paret, é oferecer aos participantes uma visão prática dos temas que serão abordados no seminário: ?TI na Gestão Corporativa: teoria e realidade?; ?Ambientes e ferramentas de Gestão?; ?Ensino a distância: instrumentos de melhoria de gestão?; ?Novas Tecnologias para melhoria da gestão?; ?Inclusão digital e acessibilidade? e ?Gestão Empreendedora?. Em cada tema serão selecionadas quatro empresas.

Ah! As empresas interessadas devem ser associadas à Riosoft, ao Seprorj ou à Assespro. É permitida a associação no momento da inscrição.