counter statistics Circuito: 10/30/2005

Sexta-feira, Novembro 04, 2005

Na caixa postal...

...e-mail da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) sobre o funcionamento do ponto adicional na rede de transmissão de sinais do setor.

O ponto adicional da TV por Assinatura não é como o chamado ?ponto escravo?, ou seja, aquele cuja programação aparece completamente vinculada ao ponto principal instalado na residência do cliente. O ponto adicional participa da rede de transmissão de sinais do setor de forma independente, permitindo que o assinante assista programações simultâneas e distintas das exibidas no ponto principal, dispostas em pacotes também distintos um do outro. Frente à Nota Técnica emitida em conjunto pelo Procon do Estado de Minas Gerais, pelo Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado, na qual a cobrança do "ponto extra" ou "ponto adicional" no serviço de TV por Assinatura a cabo foi classificada como prática abusiva e ilegal, a Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) identificou a necessidade de esclarecer quais são as implicações técnicas e legais que fazem o ponto adicional funcionar dessa maneira, garantindo ao assinante não apenas a possibilidade de escolher e individualizar sua programação, dentro da diversidade dos pacotes ofertados pelas operadoras, mas também a de adquirir serviços característicos da convergência de tecnologias, como o VoiP, a banda larga e a interatividade.

O ponto adicional garante a individualização da programação, um benefício do assinante. Para que isso aconteça, porém, as operadoras precisam realizar, no ponto extra, todo o processo de codificação e decodificação dos sinais, que é necessário para controlar o acesso aos assinantes, possibilitar a formação de pacotes específicos e também para coibir a pirataria ou a compra ilegal dos programas da TV por Assinatura. Cada ponto de recepção contratado na residência recebe um equipamento decodificador, que tem a função de recuperar o sinal de vídeo (anteriormente codificado em sinais ininteligíveis para a TV), de desbloquear programações que eventualmente tenham sido compradas pelo assinante (pay-per-view), interferindo também na prestação de serviços adicionais. Ou seja, o ponto adicional é uma célula real da rede de transmissão, independente do ponto principal e, como tal, gera custos à operadora relacionados ao decodificador, sua instalação e manutenção, bem como ao monitoramento da rede na qual o ponto extra tem peso idêntico ao do principal.

Tais custos refletem-se em preços para o consumidor que correspondem, em média, a 20% dos preços cobrados pelo ponto principal dentro de uma política mercadológica destinada a incentivar o uso de pontos adicionais para a maior comodidade dos assinantes. ?Por absurdo, caso não houvesse a cobrança do ponto extra, os custos envolvidos provocariam um aumento de preços do ponto principal penalizando, justamente, os assinantes de menor poder aquisitivo que não possuem pontos adicionais?, diz Alexandre Annenberg, diretor executivo da ABTA.

Na TV por Assinatura via satélite (DTH) e MMDS, a operadora está obrigada a usar o decodificador porque sem ele não seria possível o controle de acesso, o que descaracterizaria a prestação do serviço para o qual a operadora está licenciada.

A Legislação aplicável

Os serviços de TV por Assinatura estão englobados na Lei Geral de Telecomunicações (LGT), cujo órgão fiscalizador e regulador é a ANATEL, a Agência Nacional de Telecomunicações. A TV por Assinatura a cabo está sujeita às regulamentações específicas da Lei do Cabo (lei 8.977), que também está sob o guarda-chuva da LGT.

A sujeição dos serviços de TV a Cabo aos termos da Lei Geral de Telecomunicações é de especial importância, porque, a partir daí, a LGT passou a classificar os serviços de telecomunicações quanto ao seu regime jurídico, ou seja, se prestados em regime público ou privado. Neste cenário, o serviço de TV a Cabo foi incluído como prestado em regime privado. Isso significa que tal serviço segue o que determina o artigo 128 da LGT, claro em declarar que ?Ao impor condicionamentos administrativos ao direito de exploração das diversas modalidades de serviço no regime privado, sejam eles limites, encargos ou sujeições, a Agência observará a exigência de mínima intervenção na vida privada, assegurando que a liberdade será a regra, constituindo exceção as proibições, restrições e interferências do poder público?. O equilíbrio desta liberdade é assegurado pela Lei do Cabo que exige a vinculação dos preços dos serviços às práticas de mercado e aos custos da operação, previstos em contrato. Ou seja, a cobrança do ponto adicional faz parte da equação do mercado da TV por Assinatura, participando efetivamente da balança dos custos operacionais necessários para garantir não só a escolha individual dos assinantes, mas também a diversidade e a qualidade dos serviços exigidos pela lei.

Aqui no Rio, uma liminar recente, concedida pela 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça, proíbe a NET de cobrar pelos pontos adicionais, beneficiando 1,3 milhão de assinantes. A liminar foi concedida em ação movida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), que pensa em mover ação contra as outras operadoras de TV por assinatura no Rio.

Anote aí...

A HP vai lançar na próxima terça sua primeira linha de computadores para o mercado de consumo. Um dos modelos atende às especificações do Computador Para Todos.

Marvin Minsky no Brasil

É isso aí... O pesquisador do MIT, pai da Inteligência Artificial, vem participar do 7ª Edição do Simpósio de Segurança em Informática, que acontece de 8 a 11 de novembro em São José dos Campos.

PC Conectado - Desembolsos do BNDES começam semana que vem

A partir da próxima semana, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve começar fazer os primeiros desembolsos para venda de computadores populares. O finaciamento deve ser retirado pela rede varejista junto a bancos credenciados. O Magazine Luiza foi a primeira cadeia varejista solicitar e ter o financiamento aprovado, conforme adiantei aqui.

"O BNDES já está com essa nova linha de crédito de apoio ao programa Computador para Todos, do governo federal, disponível, só que através de operações diretas, isto é, em que os varejistas vão tomar dinheiro diretamente ao banco", informa de Eduardo Ichikava, administrador do Departamento de Financiamento de Máquinas e Equipamentos(Demaq), da área de Operações Indiretas do banco.

Para solicitar o financiamento a loja precisa estar enquadrada na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), que determina um conjunto específico de varejistas, pertencentes ao grupo G52, que pode operar a linha do BNDES. Esse grupo diz respeito ao comércio varejista não especializado com predominância de produtos alimentícios, englobando hipermercados e supermercados; o comércio varejista não especializado sem predominância de produtos alimentícios; e o comércio varejista de máquinas e equipamentos de uso doméstico e pessoal. "A gente conseguiu abranger todo varejista capaz de comercializar esses computadores", afirma o técnico.

O apoio do BNDES nas operações diretas se destina a projetos de valor superior a R$ 3 milhões. A dotação total do programa é de de R$ 300 milhões até o dia 31 de dezembro de 2006. Ichikava alertou, entretanto, que se houver demanda, a linha poderá ser renovada e o limite de recursos, ampliado.

As condições financeiras, tanto para as operações diretas como indiretas, envolvem Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), cobrada pelo BNDES em seus financiamentos, mais remuneração da instituição que pode ser de 4,5% ao ano ou de 1% ao ano. Ichikava esclareceu que no caso dos 4,5%, "o varejista está se comprometendo a financiar os seus consumidores em até 3% ao mês. Se ele se comprometer a financiar os consumidores a, no máximo, 2% ao mês, ele recebe uma taxa de juros cobrada pelo BNDES de 1%". Isso significa que quanto menos ele cobra dos consumidores finais, menos também ele paga ao banco, confirmou.

Ainda segundo Ichikava, outros comerciantes, além do Magazine Luíza, já encaminharam pedidos de crédito que estão em processo de análise pelo BNDES. E ainda este mês, o banco dará incío a uma ampla campanha de marketing e divulgação do programa em cadeia nacional.

Ichikava adverte que o funcionamento efetivo do programa requer o credenciamento prévio, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, dos fabricantes interessados em participar, bem como dos produtos que desejam comercializar. "Aí sim, a partir do credenciamento dado pelo MC&T, os varejistas vão poder bater aqui na nossa porta".

Quinta-feira, Novembro 03, 2005

Por um destino nobre

O Senado deverá receber nos próximos dias o Projeto de Lei 653/03, do deputado Luciano Zica (PT-SP), que destina ao Ministério da Educação equipamentos de informática abandonados ou apreendidos.

De acordo com a legislação atual, computadores e aparelhos eletrônicos apreendidos são encaminhados à secretaria da Receita Federal. Cabe a ela, hoje, guardar ou encontrar um destino para as máquinas. O mais comum é o armazenamento de partes e peças em depósitos distantes uns dos outros. Para não dizer coisa pior.

O projeto de Zica foi aprovado esta semana na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, em caráter conclusivo. E segue agora para apreciação do Senado.

Computador para todos - TV só em dezembro

Apresentada a marca do programa "Computador para Todos" (essa mesmo , que revelei na coluna de ontem), lojistas, fabricantes e reprsentantes de associções de classe que estiveram agora pela manhã na reunião convocada pelos coordenadores do programa ficaram sabendo também que, este mês, a campanha de divulgação será restrita a veículos de endomarketing do governo. Quais? As revistas do Serpro, do Banco do Brasil, jornais da imprensa nacional, sites do governo, spots na Rádio Nacional, etc e tal. A campanha maior, em emissoras de rádio, TV e jornais de todo o país, ficará para dezembro.

Até lá, dá tempo de sobra para que indústria e comércio se preparem para aproveitar as vendas de Natal.

Ah! O selo com a marca terá que ser fixado na CPU e no monitor. E estará presente também na filipeta inserida na caixa com explicações sobre o funcionamento da máquina.

PC Conectado - acesso Internet

Poucos minutos atrás, durante a apresentação das regras finais do programa "Computador para Todos", que acontece no auditório do Serpro em Brasília com transmissão para dez capitais em todo o país, César Alavarez, assessor da presidência da República e coordenador do projeto, voltou a afirmar que as 15 horas de conexão Internet a R$ 7,50 serão objeto de um decreto de Lula. A publicação no Diário oficial está prevista para segunda ou terça da semana que vem.

O texto determinará prazo de 15 dias para que as operadoras coloquem o serviço especial de acesso em operação. Para ser beneficiado, será preciso não ter sido assinantes de nenhum provedor de acesso pago nos últimos seis meses, segundo Alvarez. Como é que eles vão controlar isto? Sinceramente? É praticamente impossível!

Números mágicos

Segundo a empresa de pesuisa de mercado alemã SR Consulting, brasieliros e chineses encabeçam a lista de maiores usuários do Skype, por país. respondem por 8,1% do universo de usuários cadastrados, cada um. Na terceira posição aparece os Estados Unidos, com 7%. Apesar disto, a maior concentração de uso, por continente, mostra a Europa como maior usuária, com 46% dos registros.

Quarta-feira, Novembro 02, 2005

Na mão...

... o Mozilla Firefox 1.5 Release Candidate 1.

OpenBSD 3.8 no ar

Já disponível para download o OpenBSD 3.8. Entre as novidades, novos drivers para controladores RAID, uma ferramenta de gestão de ipsec (ipsecctl), um daemon de host access point, agregação de interfaces de rede (trunking), e melhorias nos daemons ospfd e bgpd, além do OpenSSH 4.2.

Na mão...

... a versão 1.1 do Wicket, um framework em Java. Entre as novidades, suporte ao AJAX e a CCS e Javascripts.

Combinado?

O Conselho da Anatel adiou mais uma vez a decisão sobre o AICE. Vai esperar o talvez último despacho do atual presidente da Agência, Elifas Gurgel, com o Ministro Hélio Costa, prevista para amanhã, último dia do mandato de Elifas.

Na pauta, a discussão do telefone popular. O presidente da Anatel pretende mostrar ao ministro, detalhadamente, o modelo inicial do AICE.

É sabido que, depois de muitas críticas, o ministro Hélio Costa resolveu combinar os dois modelos (o do AICE com o do telefone social). No início, a Anatel concordou com a orientação. Depois, voltou atrás.

Combinações difíceis, essas!

Mais sobre o Windows Live

Quer saber como funciona o Windows Live? Está tudinho lá, no site ideas.live.com. A informações deixam claro que toda a nova estratégia da Microsoft é baseada na plataforma AJAX (linguagem que une o JavaScript e o XML), como já o são o Gmail, o Google Maps, o Flickr, a Google Personal Home Page, o Microsoft Start.com, o Meebo, etc.

Ao assinar o Ideas.live, ele reconhece a procedência da máquina, imagino que pelo número IP, muda a tela para portguês e apresenta, a seguinte descrição do serviço:
O que é o Windows Live?
Seu mundo online fica melhor quando tudo funciona de um jeito mais simples e ao mesmo tempo integrado. Essa é a idéia básica por trás do Windows Live. Todas as coisas online mais importantes para você - seus amigos, as informações mais recentes, seus emails, busca avançada, tudo - se reúne em um mesmo lugar. É uma experiência de Internet totalmente nova projetada para colocar você no controle. E isso é só o começo - você vai conhecer vários novos produtos nos próximos meses.


Já estão lá no ideas.live em português o Windows Live Mail beta, descrito como um serviço de email totalmente novo, onde é possível visualizar os emails sem ter que carregar uma nova página a cada vez, como no Outlook. E o Windows Live Messenger beta, prometido para breve, é descrito como a próxima geração do MSN Messenger.

Quem está por trás de tudo isto? Ele. Ray Ozzie, um dos pais do Visicalc, do Lotus Notes e fundador da Groove Networks.

Ray Ozzie

Terça-feira, Novembro 01, 2005

No ar...

O novo Portal do Aluno, do Ibmec São Paulo.

No papel...

Marca do PC popular será revelada amanhã
Fabricantes, lojistas e representantes de associações de classe (Abes, Softex, Assespro e Fenainfo) foram convidados pela Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica (Secom) e pelos coordenadores do programa "Computador para Todos" para uma reunião de trabalho amanhã, via videoconferência realizada nas instalações do Serpro nas 10 capitais do País, para decidirem o lançamento formal do programa.

Durante a reunião, serão confirmados detalhes operacionais das linhas de crédito já disponíveis no BNDES, Caixa e Banco do Brasil; apresentadas as peças da campanha de divulgação em jornais, revistas, rádios e TVs de todo o País; e a marca que estará nos selos de identificação dos micros integrantes do programa. Ela terá dois colchetes, os sinais de maior e menor e um círculo, remetendo à bandeira do Brasil. Assim: , nas cores verde e amarelo.

O MCT prepara agora uma instrução normativa especificando o selo que, nos gabinetes, identificará a adesão dos fabricantes ao programa. Mas atenção: a falta deste selo não impede a venda, assim que houver micros disponíveis para entrega.

Ainda sobre o Computador para Todos
Continua faltando resolver a questão da conexão Internet. Cezar Alvarez, assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que coordena o projeto, garante que a conexão depende da edição de um decreto, já pronto, parado no Ministério das Comunicações. Que, por sua vez, diz que basta uma portaria para instituir as 15 horas de acesso a R$ 7,50.

Certificação
Começa terça que vem o Certiforum 2005, que discutirá o uso de certificados digitais (identidade e CPF virtuais) por bancos, cartórios, para autenticação de e-mails etc. Em Brasília. Inscrições: www.certforum.iti.br.

Celular cartão
O Brasil tem toda a tecnologia necessária ao uso do celular para o pagamento de contas e compras, como já fazem os japoneses. Palavra da carioca Tauá Biomática.

Contra-ataque
A partir do dia 7 de novembro, a versão do Microsoft Office para estudantes e professores, que já é 235% mais barata (custa só R$ 400), poderá ser comprada em até dez vezes nas lojas on-line.

Fique ligado!
- Vazou esta semana na Internet o Office 12 beta.
- Sabe quanto custa um laptop AMD 2800+ Sempron, com 256MB RAM, HD de 40GB, LCD de 15 polegadas e CD-RW/DVD no Wall Mart, lá nos Estados Unidos? US$ 400.
- Agora é oficial: Ingresso.com é do Submarino.
- Precisando usar um DNS Dinâmico? Experimente o www.no-ip.com.
- Em um mês, iTunes vende um milhão de vídeos.
- Anote aí: as operadoras serão obrigadas a trocar celular com defeito de fábria. A decisão é do Ministério Público do Distrito Federal.
- Quer aprender a criar tatuagens usando o Gimp? Leia o artigo em www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3920.

Na mão...

... a versão 10.0 do WinZip, com maior poder de compactação, capaz de criar arquivos Zip menores. Entre as novidades, suporte para o Windows XP SP2 Attachment Manager, que alerta para a suspeita de código malicioso nos arquivos "zipados".

Parem as máquinas

A Microsoft acaba de lançar novas iniciativas na Internet. Elas incluem uma versão online do Office e um novo serviço, chamado Windows Live, que incorpora ferramentas para uso de email, blog e mensageiro instantâneo.

Teve gente dizendo que o Live é uma versão online do Windows (?!?!) Bom... Até onde deu para sentir _ depois de uma espiadela rápida _ o Windows Live não passa de um agregador, como o My Google, ou o My Yahoo!. Mas preciso usar mais, para opinar melhor. Por enquanto, Windows Live é para mim o nome de batismo da nova geração dos serviços MSN.

Pensou na Web 2.0? Também tem gente dizendo que o novos serviços são a contra-ofensiva do Tio Bill ao conceito dos ambientes virtuais colaborativos.

O Live.com serve como o ponto de partida personalizado para serviços Windows Live, suportado por tecnologias de ponta como RSS, Asynchronous JavaScript e XML. É também ponto de partida para o Windows Live Search - disponível para testes desde ontem.

Quais são os serviços Windows Live? O Windows Live Mail encabeça a lista. Segundo a Microsoft, é um novo Webmail, criado para ser mais rápido, seguro e simples que o Hotmail, integrado ao OutLook. Os atuais usuários do MSN Hotmail poderão utilizar todas as funcionalidades do novo serviço. Inclusive, em português. Também já está disponível para teste o Windows Live Safety Center. Uma página que funciona como um anti-vírus online, com ferramentas para identificar e remover vírus do PC.

Outro serviço atende pelo nome de Windows Live Favorites e possibilita o acesso a sua lista de favoritos do Microsoft Internet Explorer e MSN Explorer a partir de qualquer PC que esteja online. Está em fase beta, na página http://ideas.live.com.

Completam a lista o Windows Live Messenger, que será o sucessor do MSN Messenger, com entrada em testes prevista para o fim deste ano. E o Windows OneCare Live, que será um serviço de assinatura com objetivo de manter a saúde e a integridade do seu PC, ajudando a proteger e manter as máquinas. Integra antivírus, firewall, manutenção, backup de dados e capacidade de recuperação.

Consta que, neste início, o acesso ao portal Windows Live será gratuito e sustentado por publicidade. Mas a Microsoft pretende lançar serviços transacionais, baseados em assinatura.

Microsoft Office Live
Com relação ao Office Live, ele será um conjunto de serviços baseados na Internet para aumentar e gerenciar negócios online. O Office Live Basics, por exemplo, ajudará a estabelecer presença na Internet. Inclui um nome de domínio, um Website com 30 MB de armazenamento e cinco contas de email sem custos, em um modelo sustentado por publicidade.

O Office Live também oferece um conjunto de serviços baseados em assinatura, com mais de 20 aplicativos, para ajudar a automatizar tarefas diárias de negócios, como gerenciamento de projeto, vendas, riscos, prazos, contas e clientes, relatórios de despesas, além de colaboração interna e externa com segurança. Eles podem ser usados integrados ou não aos programas do Microsoft Office. Criados a partir do Windows SharePoint Services, esses aplicativos poderão ser customizados e expandidos às necessidades específicas do cliente, por meio de um amplo ecossistema de parceiros Microsoft.

"O objetivo importante do Office Live é oferecer aos pequenos negócios o poder de gerenciamento que as grandes empresas já tem atualmente de uma maneira fácil e barata," disse Rajesh Jha, General Manager of Information Worker Services da Microsoft.

Para usar os serviços Office Live será preciso ser residente nos Estados Unidos e ser convidado por um dos muito "testadores" beta da Microsoft. Os primeiros convites começarão a ser emitidos no início de 2006. Pequenas empresas que queiram participar dos testes poderão fazer a inscrição em http://www.officelive.com e aguardar a liberação dos testes em outros países.

Anote aí...

O Mytob.c voltou a aparecer na lista dos 20 vírus mais ativos do mês, em outubro de 2005, segundo o Kaspersky Lab. Os analistas da empresa dizem que é grande a chance deste worm vir a ser o programa malicioso mais disseminado de 2005. Na segunda posição, aparece o estreante Doombot.b, da ''nova geração'' de worms que surgiram no vácuo deixado pelo Mytob.

"O Doombot é muito similar ao Mytob quanto à funcionalidade. Ele reúne worm de e-mail e funcionalidade de robô IRC, como o Mytob, e é baseado no código fonte do Mydoom", diz a Kaspersky.

Confira a lista completa de outubro.

Segunda-feira, Outubro 31, 2005

E no Consultor Jurídico....

Os principais provedores de internet do país vão passar a colaborar com a Polícia Federal e com o Ministério Público Federal nas investigações de crimes cometidos pela internet. Os dirigentes dos provedores chegaram a um acordo com o MPF e devem assinar um Termo de Ajustamento de Conduta no próximo dia 10.

Em nome da liberdade

O movimento Creative Commons, que defende novas formas de licenciamento de conteúdo digital, lançou hoje uma campanha para arrecadação de fundos que sustentem a causa. Não pode ajudar com dólares? Então ajude na divulgação, colocando no seu blog um dos três botões que convidam cidadãos do mundo a participarem da empreitada: "$5 for the Commons," "Become a Commoner" and "Support the Commons."

Esse aí embaixo passa constar oficialmente deste blog a partir de hoje.


Domingo, Outubro 30, 2005

Frase da semana

"O limite para a convergência é o bolso do cidadão", do presidente da Anatel, Elifas Gurgel do Amaral, sobre o direio das empresas de telecom de oferecerem conteúdo típico das redes de radiodifusão aos seus usuários.

TV Digital

Então ficamos assim: as teles preferem o padrão europeu. As redes de TV, lideradas pela Globo, o japonês. E as emissoras de rádio, o americano.

O grande problema do padrão japonês é o alto custo dos receptores, que inviabilizaria o uso da TV digital como ferramenta de inclusão digital, como quer o governo. Daí a necessidade do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) focar em receptores de baixo custo.

Chegou o Skype Groups

Novo serviço do Skype que permite que empresas criem contas para seus funcionários, pagas pela empresa. Permite também a realização de Conference Calls, etc.

Na mão...

...a versão 7.1.362 Build 652 do AVG Anti-Virus Free.

Legal ilegal?

O software HotRecorder for Media está fazendo o maior sucesso na rede. O que ele faz? Converte músicas compradas no iTunes ou na lojinha do Yahoo! para o padrão MP3. Isso é legal? Há controvérsia. O programa custa US$19.95, hoje e vai subir para US$29.90 em janeiro, segundo o fabricante.

Ah! Além do nome, não grava conversas via VoIP ou funciona como secretária eletrônica para o Skype como o HotRecorder, do mesmo fabricantes, mas de download gratuito na internet, e também muito usado para gerar podcasts.