counter statistics Circuito: 02/05/2006

Sábado, Fevereiro 11, 2006

Colabore com a tradução

A sugestão de tradução para o termo call sign é indicativo de chamada. Para feed, alimentação. LPT device pode virar dispositivo paralelo.

Achou estranho? Pois saiba que são traduções para termos técnicos propostas no Microsoft Terminology Community Forum, que inaugurou hoje o fórum para o Português.

Não concorda com a tradução? Inclua lá a sua sugestão.



Java pode ser considerado Software Livre?

Esta é outra questão que, vire e mexe, alguém levanta. Eu mesma já a fiz mais de uma vez, sem receber respostas convincente e definitiva, até aqui.

Semana passada, a dúvida mobilizou a lista PSL-Brasil, de onde pinço algumas informações interessantes.

Por exemplo. Vocês sabiam que existe um projeto para "libertar" o Java das armadilhas proprietárias chamado javali http://www.javali.org.br/. Está numa fase bastante avançada e é uma iniciativa brasileira.

Há quem diga que a SUN, ao manter o c''odigo do Java proprietário, quer evitar o que aconteceu com o Linux: um kernel mas com milhares de versões. No caso do Java, a licença é para livre uso, mas não paea a criação de outras versões.

Quinta-feira, Fevereiro 09, 2006

É cíclico

Vira e mexe, por um motivo ou outro, aparece alguém querendo mudar a lei Geral das Telecomunicações - LGT. Anos atrás, o motivo era o FUST. Agora é a TV Digital. Por trás deles, um só problema: o rápido avanço das tecnologias digitais no mundo das comunicações, permitindo o surgimento de serviços como o acesso internet e, agora, a multiprogramação da TV digital.

Mas a maior motivação dos deputados para aceitarem a discussão de mudanças na LGT é a implantação do telefone social que, conforme concebido, fere o princípio da isonomia. Desafio e tanto para 2006. O ministro Hélio Costa já afirmou e reafirmou que enviará um projeto para a previdência alterando a LGT.

Hoje, Hélio Costa enviou à Casa Civil a proposta do projeto de lei que cria o telefone social. O projeto, que será encaminhado para apreciação e votação ao Congresso Nacional pelo presidente Lula, altera a Lei Geral de Telecomunicações para permitir a criação do telefone social, e ainda propõe alteração na aplicação dos recursos do FUST (Fundo de Universalização de Telecomunicações).

Serão aplicados neste ano R$ 650 milhões em 100 mil escolas; 70% nas áreas urbanas e os 30% restantes nas regiões rurais. Ainda serão utilizados no programa de inclusão digital. Este fundo será usado pela primeira vez desde a privatização das companhias telefônicas.

Confirmado

Segundo o Yahoo Blog, da Cnet, o Yahoo confirma testes com uma nova página. A interface mais tradicional e padronizada da webesfera vai ficar mais limpa, clara, arrumadinha, conforme a primeira imagem a circular na rede.

Quarta-feira, Fevereiro 08, 2006

MMDS poderá explorar a faixa de 2,5 GHz

O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje o novo Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências nas faixas de 2.170 a 2.182 MHz e de 2.500 a 2.690 MHz. O regulamento mantém estas faixas para uso do serviço MMDS (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal), que permite o provimento de serviços multimídia com mobilidade restrita. E abre caminho para explorar de forma eficiente e moderna o uso da faixa de 2,5 GHz.

Diz o informe da Anatel que:
O novo regulamento prevê a prorrogação das atuais autorizações de uso das radiofreqüências, uma única vez, e somente podendo ocorrer indeferimento em três casos: se for constatado que as radiofreqüências não estão sendo utilizadas de forma racional e adequada, nos termos da regulamentação específica; se a autorizada cometer infrações reiteradas em suas atividades; ou, então, se for considerada necessária a modificação de destinação do uso de radiofreqüências.

A regulamentação vem no momento em que as prestadoras devem começar a informar à Anatel o interesse na renovação das atuais outorgas de MMDS, para que possam efetivamente renová-las. De acordo com a LGT (Lei Geral de Telecomunicações), esse interesse deve ser manifestado à Agência três anos antes do vencimento da outorga. abre caminho para explorar de forma eficiente e moderna o uso da faixa de 2,5 GHz.Neste ano, dez prestadoras têm até 16 de fevereiro para informar o seu interesse, já que as outorgas vencerão em 2009. Após isso, outras 68 deverão vencer nos próximos anos: 16 (2013), 16 (2014), 34 (2015), 1 (2016) e (1) em 2017.

Rumores no Pomar

Estão dizendo, mais uma vez, que a Apple estaria interessada em comprar a Palm.

Provas para Certificação SUN em Português

"A Sun acaba de anunciar que disponibilizou em português as seguintes provas da certificação SCJP:

- Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, Standard Edition 5.0 (CX-310-055)

- Sun Certified Associate for the Java Platform, Standard Edition, Exam Version 1.0 (CX-310-019)


Mais em:
http://www.sun.com/training/certification/localized.html

Na Agência Brasil...

Decreto presidencial adia em 30 dias definição sobre TV Digital

Brasília ? O relatório que trata da definição do padrão de TV Digital a ser adotado no Brasil teve o prazo de entrega prorrogado por mais 30 dias. A alteração da data está em decreto presidencial publicado hoje (8) no Diário Oficial da União.

Apesar do adiamento, o presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), Hélio Graciosa, afirmou que o documento será entregue até sexta-feira (10) ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, conforme estabelecido inicialmente.

De acordo com Graciosa, o ministro "está com pressa". Há uma semana, Hélio Costa disse que a implantação do modelo deveria ser imediata. Segundo ele, era necessário estabelecer um cronograma para que o assunto não ficasse apenas no âmbito da discussão. O CPqD é responsável, por meio de um convênio firmado com o ministério, por aprofundar os estudos sobre o melhor modelo de TV Digital para o Brasil.

O deputado Walter Pinheiro (PT-BA) considera, no entanto, o prazo de 30 dias muito pouco para esgotar o tema. "A gente tem que discutir bem mais", afirmou. A deputada Jandira Feghali (PCdoB- RJ) concorda: "Não podemos permitir esse açodamento de que tem que decidir em fevereiro ou março". Ela destacou ainda a necessidade de fazer um marco regulatório, discutir preços e a política industrial brasileira.

Já o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert), José Inácio Pizani, acredita que a decisão deva ser tomada logo. "O Brasil não tem tempo para esperar", disse Pizani. Hoje (8), a Câmara dos Deputados abriu o plenário para debater com empresários, comunicadores e cientistas a implantação de um modelo de TV Digital que seja mais adequado ao país.


Cantei a pedra, desde ontem... Infelizmente, a confirmação chegou depois do caderno fechado.

TV Digital

Terminou no início da tarde a comissão especial sobre TV Digital na Câmara, que continuará discutindo o assunto em seminário sobre o tema, previsto para março.

Em linhas gerais, discutiu-se sobre os padrões e algumas possibilidades que a implantação da TV digital pode trazer para o sistema de televisão do país, como melhor qualidade de imagem e som, livre escolha de horários da programação, maior diversidade de canais, interatividade, acesso à internet, educação a distância.

Leia mais:
- Programas alteram relação do telespectador com a TV

- Inclusão e interatividade são diferenciais brasileiros

- Padrão nacional traz inovações tecnológicas

- Abert quer mobilidade e interatividade

- Decreto estabeleceu normas para o sistema brasileiro

- TV Digital: Parlamentares querem mais discussão

- Para fabricantes, definição de padrão é pouco transparente

- Presidente da Abert quer implantação urgente da TV digital

- Presidente da Abert quer implantação urgente da TV digital

- Entidades divergem sobre melhor modelo de TV digital

- Fenaj diz que sociedade não foi ouvida sobre TV digital

- TV Digital deve atender demandas do País, diz pesquisador

- Coalizão aponta vantagens do padrão europeu de TV digital

- Telebrasil defende potencial de inclusão da TV digital

- Deputada critica ''pressão'' por rápida definição sobre TV Digital



Tome note
O Projeto de lei 6525/06, de autoria do deputado Walter Pinheiro (PT- BA), estabelece princípios para a instalação da TV digital no Brasil. A proposta delineia os preceitos básicos para a modificação da tecnologia da geração e da transmissão de imagens audiovisuais no País. Uma das diretrizes é a "prioridade ao uso de padrões abertos, livres de restrições proprietárias quanto à sua cessão, alteração ou distribuição", segundo o deputado.

Resumo da ópera
Quer ficar por dentro do que realmente importa neste caso da TV Digital?: Então se liga no resumo muito bem feito do site Teleco.

No papel...

Muitos defendem o adiamento do SBTVD

Independente dos padrões em disputa, um dos pontos mais polêmicos da atual discussão sobre o SBTVD é o peso das redes de TVs abertas na decisão.

Em meados de janeiro, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação emitiu um documento alertando para o fato. Alegam que a atual gestão do Ministério das Comunicações deixou em segundo plano questões importantes como política industrial
e inclusão digital.

A digitalização da TV abre novas possibilidades para o desenvolvimento da produção audiovisual no País. E para o compartilhamento da mídia. É preciso garantir que a digitalização propicie o surgimento de serviços, aplicações e conteúdos que contemplem as características típicas de multisserviço e multiprogramação. Cuidados tomados na redação do Decreto 4.901, que deu origem ao SBTVD.

Por isso, muitas entidades têm pedido o adiamento da decisão do Governo e a ampliação da discussão.

Na Câmara...
...acontece hoje sessão plenária sobre a implantação da TV Digital. ?Queremos debater o assunto porque, além de definir a TV nas próximas décadas, orientará a pesquisa, venda e fabricação de equipamentos?, disse Aldo Rebelo.

Jogos.BR 2.0
Terminam no dia 15 de fevereiro as inscrições para a primeira etapa do segundo Concurso de Idéias Originais para Jogos Eletrônicos 2005/2006. Em www.jogosbr.org.br.

100% reciclado
Anote aí: 300 mil calços colocados nas caixas das impressoras HP, que já começam a chegar às lojas, são resultado da reciclagem de 14 toneladas de papel utilizados em teste de impressão.

Fique ligado!
- Americanas.com e Pão de Açúcar já receberam sinal verde do BNDES para a linha de crédito do Computador para Todos.
- A versão 2.0.2 do corretor ortográfico BrOffice.org já está com quase 900 mil palavras. Colabore em http://broffice.org.
- Disponível para download a versão 2.2.10 do Gimp, o ?Photoshop livre?. Em ftp://ftp.gimp.org/pub/gimp/v2.2.
- O Kurumin 6.0 alpha 5 já está no ar. Clique aqui para baixar.
- Pesquisadores da IBM anunciaram a criação de um novo chipset, pequeno e de baixo custo, que permite a dispositivos wireless transmitir e receber com velocidade dez vezes maior que as das atuais redes WiFi avançadas.

Antispam.br

Entra no ar na próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, o site Antispam.br (http://www.antispam.br), que será mantido pelo CGI.br com o objetivo de informar usuários e administradores de redes sobre o spam, suas implicações, formas de proteção e combate.

Terça-feira, Fevereiro 07, 2006

Nano menor

A Apple anunciou hoje um iPod Nano de 1GB, a US$ 150. E os modelos iPod Shuffle ficaram mais baratos: US$ 69 o de 512MB e US$99 o de 1GB.

Etiqueta plástica RFID

Novidade da Philips, a 13.56 MHz. O chip RFID é impresso direto na superfície plástica.

Segunda-feira, Fevereiro 06, 2006

No ar...

...a segunda pesquisa WBI Brasil sobre o uso das mensagens curtas no celular (SMS) pelas empresas brasileiras em ações de marketing e relacionamento com o cliente, chamado de SMS marketing.

São quatorze perguntas, divididas em duas partes: a primeira relacionada ao uso do SMS marketing pelas empresas e a segunda relacionada à percepção do cliente ao ser contatado pelas empresas através de mensagens no celular.

Quer participar? Clique aqui!