Anima��o aceleradaCars, desenho animado da Pixar que estr�ia dia 9 de Junho nos Estados Unidos, � mais uma anima��o de alto n�vel a usar o RenderMan, software criado pela Pixar para Linux,Windows e MacOS, e que se prepara agora para tirar maior proveito de recursos da Arquitetura Intel, como paralelismo e multitarefa.
Rodando em processadores Dual Core, a renderiza��o de um frame de anima��o pode levar apenas uma hora, em vez das sete de praxe. Diferen�a consider�vel, j� que para fazer Cars com um �nico PC de 64 bits a Pixar levaria 2,3 mil anos, segundo Greg Brandeau, seu vice-presidente de Tecnologia. E que quanto maior o poder de processamento, maior o realismo do desenho.
"Cars � o filme mais ambicioso que j� fizemos. Os frames s�o mais complexos. Usou 300 vezes mais poder de processamento que Toy Story," explica Brandeau. "N�s gastamos muito tempo renderizando frames. A renderiza;�o dos mais complexos chegou a levar dez horas nas m�quinas convencionais. Tempo que conseguimos reduzir experimentalmente para uma hora m�quinas Dell (Intel) rodando em paralelo, usando a tecnologia SAN."
Sobre Cars- O filme e o jogo est�o no ar, em
http://disney.go.com.
- O processo de cria��o do filme � destaque da USENIX Annual Technical Conference,
dias 30 e 31 de maio. Em
www.usenix.org/usenix06.
No iTunes, a US$1Depois de muita discuss�o, as gravadoras Universal, EMI, Sony BMG e Warner decidiram permanecer no iTunes mantendo o pre�o de US$ 0,99 para cada can��o. As gravadoras queriam mais. A Apple disse n�o.
Utilidades- Quer um bom editor de fotos online, aliado ao Flickr? Use o
http://pixoh.com.
- E um bookmark social mais simples que o del.icio.us? Use o
http://blinklist.com.
As dicas do Meiobit.com.
Linux padr�ost� no ar o Linux Standard Base 3.1, iniciativa do Free Standards Group para padronizar aplica��es Linux. Detalhes em
www.freestandards.org/en/Download. A comunidade agradece.