Animação aceleradaCars, desenho animado da Pixar que estréia dia 9 de Junho nos Estados Unidos, é mais uma animação de alto nível a usar o RenderMan, software criado pela Pixar para Linux,Windows e MacOS, e que se prepara agora para tirar maior proveito de recursos da Arquitetura Intel, como paralelismo e multitarefa.
Rodando em processadores Dual Core, a renderização de um frame de animação pode levar apenas uma hora, em vez das sete de praxe. Diferença considerável, já que para fazer Cars com um único PC de 64 bits a Pixar levaria 2,3 mil anos, segundo Greg Brandeau, seu vice-presidente de Tecnologia. E que quanto maior o poder de processamento, maior o realismo do desenho.
"Cars é o filme mais ambicioso que já fizemos. Os frames são mais complexos. Usou 300 vezes mais poder de processamento que Toy Story," explica Brandeau. "Nós gastamos muito tempo renderizando frames. A renderiza;áo dos mais complexos chegou a levar dez horas nas máquinas convencionais. Tempo que conseguimos reduzir experimentalmente para uma hora máquinas Dell (Intel) rodando em paralelo, usando a tecnologia SAN."
Sobre Cars- O filme e o jogo estão no ar, em
http://disney.go.com.
- O processo de criação do filme é destaque da USENIX Annual Technical Conference,
dias 30 e 31 de maio. Em
www.usenix.org/usenix06.
No iTunes, a US$1Depois de muita discussão, as gravadoras Universal, EMI, Sony BMG e Warner decidiram permanecer no iTunes mantendo o preço de US$ 0,99 para cada canção. As gravadoras queriam mais. A Apple disse não.
Utilidades- Quer um bom editor de fotos online, aliado ao Flickr? Use o
http://pixoh.com.
- E um bookmark social mais simples que o del.icio.us? Use o
http://blinklist.com.
As dicas do Meiobit.com.
Linux padrãostá no ar o Linux Standard Base 3.1, iniciativa do Free Standards Group para padronizar aplicações Linux. Detalhes em
www.freestandards.org/en/Download. A comunidade agradece.