Sábado, Abril 22, 2006
Incrível!
O Intel Duo Core está voando a 3.4Ghz. E o overclock do Pentium 4 chegou a 7.2Ghz! Confira aqui!
Novo remendo na terça
A Microsoft planeja republicar o último pacote de segurança para o Windows, que tanta dor de cabeça gerou por conta de conflitos, principalmente com placas de vídeo. A atualização do MS06-015 deverá estar no ar na próxima terça-feira, dia 25 de abril. Ele deverá fazer uma correção automática no registry dos sistemas afetados.
Já viram o Orkut hoje?
Quem descobriu foi a Mylene Neno, que está escrevendo agora uma materinha para a seção de tecnologia aqui do site.
O sistema agora informa a sua popularidade por outras métricas: quantas vezes o seu perfil foi visitado desde a sua última entrada, na última semana e hoje.
Triple Boot no MacIntel
Além do Windows, Macs de coração Intel também rodam Linux. Dá só uma olhadinha no OnMac.net.
Sexta-feira, Abril 21, 2006
Anote aí
A ABEP (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação) e o Ministério do Planejamento, representado por sua Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), anunciaram esta semana, durante o 7º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl 7.0), um plano conjunto para definir, classificar, normatizar, divulgar e licenciar o Software Público Brasileiro (SPB) para possibilitar que seja compartilhado não apenas entre as unidades estaduais da federação e o Governo Federal, mas também por toda a sociedade, de acordo com os interesses de cada instituição e as prerrogativas legais do país.
É o que já vem acontecendo com o Sistema de Inventário CACIC, primeiro software livre disponibilizado pelo Governo Federal, sob a licença GPL (licença pública geral), para uso por qualquer interessado.
Sensacional
Vi lá no Good Morning Silicon Valley. Diz respeito à queda-de-braço das gravadoras com a Apple pelo fim do preço fixo no iTunes (US$ 0,99 por canção) e a adoção de um custo diferenciado de acordo com demanda pela canção. Os contratos da Universal, Warner Music, SonyBMG e EMI North America terminam em junho.
Na mão...
... o Kurumin 6.0, baseado no Debian Etch, ainda em teste e com lançamento marcado para dezembro de 2006, e com instalador mais estável e inteligente. Detalhes no fórum técnico.
Stallman prega boicote aos webmails
"Não confiem seu email para uma companhia dos EUA", alertou Richard Stallman durante o Fisl 7.0. Confira na cobertura Wiki do evento.
A EBay estaria buscando uma aliada para fazer frente à Google. De preferência, Microsoft ou Yahoo!
O Wall Street Journal de hoje publica reportagem comentando que a Ebay estaria negociando com a Microsoft e a Yahoo! para definir uma aliada contra uma inimiga em comum: a Google, que ontem anunciou crescimento de 60% no lucro do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Depois de trabalhar muito próxima à Google, nos últimos anos, a eBay não teria gostado de ver a antiga parceira invadindo o que considera ser território seu, com serviços como o AdWord e o AdSense.
Em resposta ao movimento da EBay, a Google teria proposto a ela uma parceria ainda mais estreita.
Mas a reportagem não revela detalhes financeiros ou de cooperação técnica e comercial da EBay com nenhuma das três empresas.
Acompanhe o FISL
Quer ficar por dentro dos melhores momentos do FISL7.0, que rola desde o dia 19 em Porto Alegre? Então fique ligado nesta janela, ou esta outra.
Novidade livre
Agora, além do Espresso, o instalador Linux baseado no Gnome, o pessoal do Planeta Ubuntu informa sobre a fusão entre os tradicionais dois CDs do Ubuntu, o LiveCD e o Install em um único CD de instalação chamado Dapper Drake. Para baixar a versão beta clique aqui. O lançamento oficial está previsto para 1 de Junho.
Quinta-feira, Abril 20, 2006
Alô, Alô, rádios comunitárias
A Agência Brasil publica:
Rádios comunitárias de 525 municípios brasileiros poderão receber habilitação para o funcionamento. A documentação necessária deve ser enviada ao Ministério das Comunicações em 45 dias. E o principal critério para a seleção será a representatividade dessas rádios, que deverão atingir o maior número possível de pessoas nas suas comunidades.
Os editais de habilitação foram explicados hoje (20), em audiência pública, pelo secretário de Comunicação Eletrônica do ministério, Joanilson Ferreira. Na Assembléia Legislativa, ele informou que o município do Rio de Janeiro foi escolhido para o início da divulgação por ser um dos que apresentam o menor número de rádios comunitárias legalizadas. A cidade poderá ganhar mais 24 rádios comunitárias.
"O estado tem 64 e a capital, apenas três rádios comunitárias. Esse é o nosso ponto de partida. Pretendemos percorrer todos os estados brasileiros para divulgar esses avisos de habilitação", informou o secretário, que lançou o manual Como instalar uma rádio comunitária. O manual traz orientações técnicas e jurídicas para comunicadores populares.
De acordo com Ministério das Comunicações, existem no Brasil 2.470 rádios comunitárias legalizadas, 1.200 processos já em fase de tramitação e outros 5 mil requerimentos. Os editais de habilitação e o manual podem ser obtidos no endereço eletrônico www.mc.gov.br.
Anote na Agenda
O segundo encontro iCommons, de adeptos e estudiosos do modelo de licenciamento libertário Creative Commons, acontecerá de 23 a 25 de Junho aqui no Rio. Com direito a performance do cantor-ministro Gilberto Gil, na manhã do dia 23.
Já está no ar...
...a consulta pública número 691, de 19 de abril, com a proposta de plano alternativo de serviço telefônico, na modalidade local, para beneficiar usuários de internet por acesso discado.
Na mão...
- A versão 9.0 do Opera, ainda beta, mas já bem estável.
- E o novo kernel do Linux, o 2.6.16.9, corrigido por Linus Torvalds depois do alerta de vírus feito pelo Kaspersky Lab no início do mês.
14,1 milhões de internautas ativos em março
O Ibope NetRatings acaba de divulgar os números da audiência da Web brasileira em março, atestando novos recordes. pela primeira vez que a quantidade de internautas ativos supera a marca dos 14 milhões. Foram 14,1 milhões. E o tempo de permanência online também superou as 19 horas. Bateu 19 horas e 24 minutos.
Os brasileiros iniciaram 2006 navegando em média 18 horas na Internet, número praticamente igual ao de dezembro (17h58min) e que manteve o país na liderança do uso residencial da rede. Mas o número de usuários ativos havia apresentado uma pequena redução, por conta das férias de verão, passando de 12,2 milhões em dezembro de 2005 para 12,03 milhões em janeiro.
Em fevereiro, o carnaval puxou uma leve recuperação, consolidada agora. Os 13,2 milhões de internautas ativos registrado mês passado já foi recorde. A maior marca, até então, havia sido registrada em novembro de 2005, quando 12,5 milhões de pessoas acessaram a internet de suas casas.
Apesar de representarem uma pequena parcela do total da população brasileira, nossos internautas residenciais são bastante ativos: desde junho do ano passado os brasileiros são os que mais navegam no domicílio, de acordo com a Nielsen//NetRatings, superando inclusive americanos e japoneses. Em novembro, foram em média 17h53min navegados, contra 16h03min nos EUA e 16h20min no Japão.
O grande obstáculo para uma maior expansão do uso é o custo do computador e do acesso, principalmente para as classes C/D/E. De acordo com a 17a Internet POP, de abril de 2005, 83% dos brasileiros da classe A utilizam a Web, contra 11% das classes D/E. A Internet POP é a mais perene série de pesquisas sobre o uso da rede no Brasil e, conforme seus dados, podemos verificar que o uso está praticamente confinado às classes A/B nos últimos anos: em fevereiro de 2000, de acordo com a 6a Internet POP, a utilização na classe A era de 56%, contra 2% nas classes D/E.
Pergunta que não quer calar
Tem algo por trás da reportagem "Quase metade dos municípios brasileiros não tem sinal para telefonia móvel", do Bom Dia Brasil de ontem? Estaria ali uma crítica velada ao modelo europeu de TV Digital no tiocante ao quesito mobilidade?
A reportagem diz que, por conta da posição geogáfica de Estrela do Sul, no Triângulo Mineiro, cercada por montanhas, o sinal da telefonia celular passa por cima da cidade. Para trazer até o solo seria necessário instalar uma torre. Mas retorno financeiro não compensa o investimento que precisa ser feito pelas operadoras.
E termina afirmando que segundo a Agência Nacional de Telecomunicação, Estrela do Sul não é um caso incomum. Mais de 2,8 mil municípios brasileiros - cerca de metade do total - estão na mesma situação.
Enquanto isso, o sinal broadcast, aberto e gratuito, chega a quase todos os lugares do Brasil.
300 anos?!?
A KMP Media acaba de lançar no mercado americano, com a marca e a tecnologia Kodak, mídias CD-R e DVD (-R) com tratamento para aumentar sua vida útil para até 300 anos!!! Você confia?!?
AMD promete chip de 45nm para 2008
O AMDZone publica esta semana uma entrevista da pesada com o porta voz da empresa, Damon Muzny, sobre os planos da AMD para fazer frente a nova arquitetura da Intel. Ele fala sobre a produção de chips com tecnologia de 65nm e 45nm, o dual-core Turion X2s e as memórias DDR3. Imperdível.
Por falar em TV Digital...
...acabo de ler no MeioBit.com uma nota muito interessante. Diz que a Philips criou " um sistema de transmissão em que marcadores seriam inseridos no sinal de televisão e o aparelho bloquearia a mudança de canal durante os comerciais, assim como o seu desligamento. O controle ao usuário voltaria logo após o a geradora de sinal liberar o aparelho novamente.
Além disso, se o conteúdo for gravado em DVD, o usuário ainda seria bloqueado de acelerar os comerciais, o famoso Fast Fforward (FF ou >> no controle remoto), sendo forçado a assistir os comerciais, no formato original da transmissão".
A fonte é um artigo da revista New Scientist. Já a patente do advert enforcer está aqui.
Já viram?
A Sony Japão está lançando hoje uma versão branca do PSP. O White PSP-1000 CW custa US$ 210 na Ásia. mas a empresa está aceitando encomendas de todo o mundo.
Quarta-feira, Abril 19, 2006
Anatel define cobrança da Internet após conversão de pulso para minuto
O Conselho Diretor da Anatel acaba de aprovar a criação de um plano alternativo para acesso discado à Internet após a alteração do pulso para minuto. A proposta entrará em consulta pública a partir de amanhã, com duração até o 22 de maio. Será obrigatório para as operadoras, e uma opção a mais para o consumidor, que poderá optar por ele caso seja economicamente mais vantajoso para o uso que faz da internet.
Segundo fontes da agência, o texto propõe 400 minutos de franquia para clientes residenciais e 360 minutos para clientes comerciais, em vez dos 200 minutos do plano básico criado inicialmente pela agência. Terminada a franquia, haverá a cobrança de uma taxa por chamada completada, equivalente ao preço de uma ligação de quatro minutos, mais uma tarifa por tempo. Com exceção do horário de tarifa reduzida (sábados a partir das 14h, domingos e feriados, e durante a madrugada, das 24h às 6h) em que será cobrada uma taxa fixa por chamada completada equivalente a uma ligação de dois minutos no plano básico e a quatro minutos no plano alternativo.
Neste caso, o tempo mínimo de tarifação será de 30 segundos e a cobrança a cada seis segundos. E o valor máximo para o minuto de tarifação corresponderá à quarta parte do valor do pulso do plano básico em vigor, ou seja, ao valor do pulso do plano básico, dividido por quatro.
Nas chamadas locais a cobrar serão aplicados os mesmos critérios de tarifação das chamadas com cobrança na origem, excluídos os tempos de aviso e aceitação de chamada a cobrar.
Já os valores máximos de comunicação (VC-1) envolvendo o Serviço Móvel Pessoal (SMP) e o Serviço Móvel Especializado (SME), por minuto, seguirão os mesmos valores do plano básico definido anteriormente pela Anatel.
Em maio, a Anatel realizará três audiências públicas, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, para que a sociedade possa se manifestar presencialmente sobre a proposta do Plano Alternativo.
PS: No Rio, cada minuto de ligação custaria R$0,10162, com os impostos já incluídos, se a conversão tivesse entrado em vigor na data prevista.
Além da voz
A Google obteve o registro de mais duas patentes, além da de busca por comandos de voz: a de controle de acesso e a do método de busca e respostas de objetos organizados por categoria.
Parlamentares indicam carioca para a presidência do Serpro
A Fenainfo, junto com outras associações de classe da área de tecnologia da Informação, articula com a Frente Parlamentar de Informática apoio à indicação de Sérgio Rosa para a Presidência do Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados, em substituição a Wagner Quirici, indicado pelo ex-ministro Antonio Palocci, e que teve seu afastamento solicitado pelo Ministério da Fazenda no dia 13 de abril. Wagner Quirici foi da equipe de Palocci em Ribeirão Preto, onde presidiu a Ceterp.
As principais lideranças da Frente Parlamentar de Informática, incluindo o Senador Saturnino e os deputados Walter Pinheiro, Jorge Bittar e Renato Casagrande, estão entre os que apóiam o nome de Sérgio Rosa, atualmente diretor da regional Rio de Janeiro do Serpro.
"O Sérgio é um excelente profissional e um articulador habilidoso que tem preocupação constante com o crescimento da informática nacional e isto para nós é fundamental", afirma o presidente da federação Maurício Mugnaini.
Para Benito Paret, presidente do SEPRORJ, "o Rio de Janeiro é merecedor desse reconhecimento no âmbito da informática pública nacional, e a figura do Sérgio Rosa muito bem representaria toda a comunidade de TI do estado em um cargo de destaque no governo federal".
Na opinião dos articuladores, o currículo de Sérgio Rosa o qualifica técnica e politicamente para o cargo. Formado em Oceanografia e Navegação pela Escola Naval e Pós-graduado em informática na PUC-RJ ( 1978) e COPPE/UFRJ ( 1981), o diretor do Serpro atuou junto ao grupo de formulação de uma política de software para o país de 1978 a 1979. Foi analista de sistemas da Dataprev e da Datasus. Foi Diretor de Informática na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e ocupou o cargo de presidente da Proderj. Foi presidente da APPD-RJ (Associação de Profissionais de Processamento de Dados), do SINDPD-RJ (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados) e dA FENADADOS (Federação Nacional dos Trabalhadores em Processamento de Dados). Foi também Conselheiro do Conselho Nacional de Informática ( CONIN) de 1984 a 1989; Conselheiro do Conselho Nacional de Informações Sociais (CNIS). Trabalhou na Coordenação do Setorial de Tecnologia da Informação do Partido dos Trabalhadores , participando do programa de governo Lula - José de Alencar e na coordenação da avaliação e fiscalização das urnas eletrônicas.
O Serpro é hoje a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil, responsável por atender à Receita Federal, o Tesouro Nacional, o Ministério do Planejamento e o Ministério do Exército, entre outros órgãos vitais do Governo Federal.
"A definição do novo presidente é uma questão que extrapola a perspectiva exclusivamente técnica e administrativa, uma vez que a autarquia é a principal usuária e difusora de TI no âmbito do Governo Federal. Interessa à toda a sociedade, em especial às entidades e organizações setoriais de TI que pretendem manter com o órgão interlocução profícua para o crescimento da TI no país", diz a nota divulgada pela Fenainfo, defendendo a indicação do diretor da regional Rio de Janeiro para a presidência do Serpro.
Mais sobre o Google Calendar
Dica do Francisco Tochetto, publicada no site da USP.
Se você é muito esquecido como eu e deseja tranformar o Web Clips do gmail em uma coisa realmente útil faça o seguinte...
No Google Calendar (google.com/calendar):
Crie um Google Calendar e cadastrar seus compromissos nele caso já não tenha um.
Entre em "Setting" / "Callendar"
Escolha o calendário desejado.
Na sessão "Private Address:" clique no ícone laranja "XML"
Copie o URL.
Agora no Gmail:
Entre em Settings / Web Clips
Cole o link do callendar no campo "Search by topic or URL:"
Clique em "Search"
Clique em "add"
Na agenda...
Web 2.0, convergência de mídias, mobilidade, colaboração e desenvolvimento de produtos para tecnologias emergentes são alguns dos temas que estarão em debate no XI Encontro de Web Design, que acontece dia 6 de maio no hotel Guanabara Palace, no Rio.
Dirigido a designers, programadores, profissionais e estudantes ligados ao segmento de web,´o evento terá como fio condutor as mudanças no desenvolvimento dos sites na era dos dispositivos móveis.
Inscrições e informações no site www.arteccom.com.br/encontro.
Índios online
Até o fim do governo Lula, o governo federal prevê a instalação de 220 telecentros em aldeias indígenas de todo o país. À frente da idéia, Paulo Lustosa, por anos o administrador do Gesac. Que, vai escolher as aldeias agraciadas? O Conselho Indigenista.
Minha experiência com inclusão digital em aldeias indígenas mostra que há muitas etinias já preparadas para usar bem os recursos de comunicação e processamento da informática aliada à Internet. E muitas muito despreparadas, onde a inclusão digital pode realmente funcionar como fator aculturador.
No papel...
Réquiem para o Win 98
Terminam, definitivamente, dia 11 de julho, o suporte, pago e gratuito, e as atualizações de segurança para o Windows 98 e o Me. Fica no ar, apenas, o suporte de ajuda automática online, até 30 de junho de 2007. O único problema é que ele usa o banco de informações sobre os produtos. Não é um suporte assistido, proativo.
?O prazo de suporte da Microsoft para esses produtos já terminou. Aqui no Brasil ampliamos por dois anos, em função da enorme base instalada?, comenta Alexandre Leite, gerente de marketing de Windows Desktop. Segundo ele, milhões de cópias do Windows 98 ainda estão em uso no País. Mas são apenas 10% da atual base instalada. A recomendação é a migração para o Windows XP. O Win 2000 também pode ser considerado por quem não tiver como investir no upgrade dos computadores. Mas não é o ideal.
Consulte a validade do suporte para outros produtos da Microsoft no site http://support.microsoft.com/gp/lifeselectindex.
M-Gov cresce
Da prevenção de incêndios em Belo Horizonte à emissão de documentos para ribeirinhos do Amazonas, os aplicativos de governo eletrônico para dispositivos móveis já somam dezenas. Porém, dois problemas precisam ser superados para que este canal de comunicação do governo com o cidadão se consolide: o preço do envio de SMS, ainda considerado caro, e a simplicidade de uso das aplicações. Confira em www.conip.org.br/mgov.
000.089.408.719
É a quantidade de celulares ativos no Brasil no fim de março, segundo a Anatel. Deles, 80,5% são pré-pagos. Foram 1,3 milhão de habilitações em um mês. A previsão é de atingir 106 milhões de usuários até o fim do ano.
Infectos da vez
- O Bagle voltou à ativa este mês. Anda disparando spam de máquinas já infectadas. Atualize o antivírus.
- Cuidado: o e-mail do TRE solicitando recadastramento do título de eleitor é falso.
Blognovidades
- A Wordpress 2 fala português. Clique aqui para beixar.
- Na Villago, agora, 200MB em disco e 5Gbps de transferência pelos mesmos R$ 29/mês.
Terça-feira, Abril 18, 2006
Depois do teclado virtual...
...a tela virtual. Desenvolvimento da Samsung. Projeta o formulário da tela sensível ao toque e, com o auxílio de uma caneta eletrônica, reconhece os caracteres escritos na mesa.
900 milhões de SMS ao mês
Já que, nas contas da Anatel, temos quase 90 milhões de celulares em uso, a conta é simples. Dá, 10 mensagens de texto por assinante, por mês!!! Ainda é pouco perto do que pode vir a ser.
Tem mais: A Vivo afirmou, em alto e bom som, durante o Fórum M-Gov, Cidadania Móvel, que acontece hoje e amanhã em Sâo Paulo, que 10% da sua receita atual é obtida com serviços de valor agregado, do qual a troca de mensagens de texto tem representado 80%.
E aí é possível fazer outra conta interessante: se o faturamento dos serviços de valor agregado chega a R$ 2,5 bilhões ao ano, se 10% da receita da Vivo é relativa a esses serviço e ela continua líder de mercado com 33,71% dos 89.408.719 assinantes ativos no fim de março, as celulares andam faturando bem. Estando, portanto, em condições de reduzir tarifas para facilitar o surgimento de novos serviços M-gov Brasil afora.
Segunda-feira, Abril 17, 2006
Summer of Code 2006
Já está no ar a convocação para a maratona de desenvolvimento de software de código livre por estudantes durante o verão americano, promovida pela Google pelo segundo ano consecutivo. O Summer of Code começará dia 1 de maio. Para tentar participar, é preciso que a sua instituição de ensino se inscreva e indique alguns alunos.
TV Digital
Fique ligado no debate TV Digital Manual Político do Usuário, que a Universidade Federal de Santa Catarina promove nesta quarta, 19 de abril, às 19h. Mais informações no site http://semfm.alquimidia.org.
Anote aí
Para a Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado), a afirmação de que os serviços de telecomunicações, radiodifusão e internet integram oss meios de comunicação social carece de fundamento constitucional ou infra-constitucional. Apesar de o conceito de comunicação social ser controverso, para a Abrafix é possível afirmar que ele não engloba serviços de telecomunicações.
Direitos autorais
Luiz Carlos Palieiro, da ABTA - Associação Brasileira de TV por Assinatura, defendeu hoje durante painel promovido pelo Conselho de Comunicação Social que os projetos relativos à divulgação de audiovisuais em tramitação na Câmara tratem com mais clareza a relação entre os produtores de audiovisuais e os autores de músicas. Já hoje, a cada exibição pública de um filme, por exemplo, nem sempre os produtores são obrigados a pagar direitos autorais aos autores das músicas inseridas nesse filme. Mas a legislação atual já autoriza os produtores a negociarem os direitos autorais com os que exibem audiovisuais.
Em defesa da regionalização
A Frente Parlamentar de Cinema reunirá amanhã, no Senado, artistas, jornalistas e cineastas que defendem a aprovação do Projeto de Lei 256/91, regulamentando a regionalização da programação cultural e jornalística e a presença da produção audiovisual independente na TV aberta brasileira.
A proposta, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), já foi aprovada pela Câmara em 2003 e aguarda votação no Senado.
Preços 46% menores
Anote aí. Pesquisa de comparação de preços do site Buscapé comprova não só um aumento de oferta de modelos de tocadores MP3, como queda de preços em comparação ao início das vendas deste tipo de produto, em 2004.
A oferta de produtos praticamente triplicou, no período, segundo Daniel Cabral, gerente de novos negócios do BuscaPé. E o preço caiu até 46%. Um modelo que custava R$ 2.424,14 pode ser adquirido hoje por R$1.298,47.
Um MP3 Player com 20 gigabytes de memória, por exemplo, já pode ser comprado por R$ 1.723,58. Em 2004, o mesmo produto não era encontrado por menos de R$ 3 mil.
Finalmente...
A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento inaugura hoje, em Porto Alegre, o primeiro Centro de Recondicionamento e Reciclagem de Computadores (CRC) do Projeto Computadores para Inclusão. Projeto antigo, que prevê a recuperação de computadores e bens de informática, como impressoras, descartados por órgãos da Administração Pública Federal, e por parceiros da iniciativa privada, para serem encaminhados a telecentros.
O Rio deveria ter saído na frente, aproveitando uma parceria com o banco do Brasil. Mas a burocracia emperrou o processo.
O CRC de Porto Alegre é em parceria com o Centro Social Marista da capital, o Cesmar. E o trabalho de manutenção dos computadores será feito por jovens em formação profissionalizante contratados através do Programa Primeiro Emprego.