counter statistics Circuito: 02/19/2006

Quinta-feira, Fevereiro 23, 2006

No ar...

... o Google Page Creator, beta! A adesão foi tão grande que a Google preferiu bloquear a criação de novas contas. E já são milhares na lista de espera.

Ligue 144, ligue Aneel

Agora é oficial. A Anatel publicou ontem, no Diário Oficial da União, o ato que designa o código 144 à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo a Aneel, a previsão é que o número passea a funcionar nos próximos 30 dias. E 90 dias após a entrada em operação, quem ligar para o antigo 0800 727 20 10 ouvirá uma gravação informando a mudança do número.

Os números de três dígitos são de mais fácil memorização para o usuário e, segundo a regulamentação sobre as Condições de Acesso e Fruição dos Serviços de Utilidade Pública (SUP) e de apoio ao STFC, são códigos reservados apenas aos SUP, categoria que também inclui os Serviços Públicos de Emergência.

Os Códigos de Acesso a Serviços de Utilidade Pública compreendem a numeração telefônica entre 100 e 199, que podem ser acessados de diversas regiões do país pagando-se, de chamadas oriundas da telefonia fixa, apenas o custo de uma ligação local. No caso da Aneel, como a opção foi pela tarifação reversa, haverá o custeio das ligações dos usuários, ou seja, o código 144, assim como o 0800, será gratuito.

Entre os 42 códigos SUP e de apoio ao STFC já designados encontram-se serviços como Disque Denúncia (181), Polícia Militar (190) e Vigilância Sanitária (150), entre outros.

Quarta-feira, Fevereiro 22, 2006

No papel...

CDG 2006 será logo depois do Carnaval

Gamemaníacos e estudantes de computação, artes, comunicação,literatura etc, têm encontro marcado dia 10 de março, no Hotel Sofitel, em Copacabana, para a cerimônia de abertura da 3ª Conferência de Desenvolvedores de Games (CDG), quando acontece a revelação dos vencedores do Festival de Jogos Acadêmicos.

O temário deste ano foca no desenvolvimento de jogos para celular. Mas será que todo jogo pode vir a teruma versão para dispositivos móveis? Esta é apenas uma das muitas perguntas que os palestrantes tentarão responder.

Em paralelo à CDG-2006 acontecem mini-cursos para produção de games, além de campeonatos e consursos na área Game Zone.

A participação na GameZone custa R$18. Para a conferência há diferentes tipos de
passaporte.

Toda a programação da CDG 2006 está disponível no site www.cdgrio.com.br. Os interessados já podem se inscrever por lá.

Por que parou?
O preço do set-top-box, mais barato para o modelo europeu do que para o japonês e a indicação de uso do padrão MPEG4 em vez do MPEG2 são a pedra no sapato do Governo para definição do sistema de TV Digital.

Stallman aqui
O criador do movimento software livre e presidente da ?Free Software Foundation? virá ao fisl7.0 (http://fisl.softwarelivre.org), em Porto Alegre. A última visita ao Brasil foi em 2000.

Ponto legal
A Associação Brasileira de TV por Assinatura avisa aos Procons: parecer da Anatel e do Conselho de Comunicação Social reconhece a legalidade da cobrança do ponto extra ou adicional.

Fique ligado!
- Prorrogado até 11 de março a data limite de inscrição para o Concurso de Idéias Originais Jogos-BR 2005/2006.Em www.jogosbr.org.br.

- Para quem quer usar emoticons no Gmail Talk: https://mail.google.com/support/bin/answer.py?answer=34056.

- Quer compartilhar arquivos com o Skype? Use o Unyte.

- A Microsoft vai descontinuar o FrontPage. No Office 2007, ele será substituído por outras aplicações Web, colaborativas.

- Quer saber como proteger seu servidor e evitar invasões feitas por SSH? Vá no Dicas-l.

- A japonesa Konami criou uma versão do tamagotchi que se alimenta de MP3. Nome? Otoizm.

Domingo, Fevereiro 19, 2006

US$ 150 bem aplicados

Normalmente não falo de um produto sem ter com o que compará-lo, para avaliar prós e contras. Mas abro uma exceção hoje, tamanha a satisfação com a Samsung Digimax A402 que comprei por impulso, no aeroporto de Londres, aproveitando uma promoção de queima de estoque. A cor vermelho sangue, o tamanho diminuto (9x4cm, com 2,5cm de espessura), os 4 Mega Pixels, a lente de 58mm com zoom ótico 4x e, sobretudo, o preço, foram atraentes o suficiente para quem procurava uma câmera barata, pequena, leve, que coubesse no bolso, para fotografar o cotidiano.

Ontem, levei a Digimax para o show dos Rolling Stones em Copacabana. Parte do resultado vocês conferem aí embaixo.

Em foto:



Fiz vídeos também (que, infelizmente, vou ficar devendo por conta dos direitos de imagem).

O show? Foi tudo o que os leitores do DIA Online já disseram lá nos comentários. Uma confusão para chegar a Copa e maior ainda para sair. Quem não teve o privilégio de ser VIP ou imprensa, pouco viu. De perto, foi um espectáculo inesquecível, empolgante, gratificante.

Mas é preciso admitir: decididamente, Copacabana não tem estrutura para um evento deste porte, com superconcantração de público em pouco mais de um quilômetro em linha reta. Uma amiga, que ficou em um bar próximo ao Copacabana Palace, ao lado do Hotel Excelsior, passou o maior sufoco ao tentar se aproximar da frente do palco aos acordes da última música, tamanho empurra-empurra.

No fim, quem pôde sair contra fluxo, pela Atlântica ou pela areia mesmo, no sentido Ipanema, teve poucos problemas para deixar o local. Na direção inversa, caos. A Avenida Nossa Senhora de Copacabana parou.

Saí a pé, pela Figueiredo de Magalhães e consegui pegar um ônibus para atravessar o Túnel Velho. Já em Botafogo, foi fácil pegar um taxi e voltar para casa em segurança, só com boas recordações. Mas lamento que a maioria não tenha tido a mesma sorte.