Open Business ou economia perif�rica
Perif�rica... da periferia, mesmo, em todos os sentidos e aspectos mercadol�gicos. Da periferia dos mercados, em si. Da periferia dos novos modelos de prote��o de ditreito de autor e propriedade.
Entendeu? N�o? Vou tentar outra vez.
Open Business s�o todos aqueles neg�cios derivados das possibilidades abertas pelas novas formas de licenciamentos de produtos culturais, educacionais, cient�ficos, etc...
N�o entendeu nada? Que tal um exeplo?
Open Business � toda a economia perif�rica do tecnobrega de Bel�m, do funk carioca e do forr� nordestino, que nunca precisou dos modelos tradiocnais de licenciamento e distribui��o das grandes gravadoras para ser um fen�meno de mercado. A rentabilidade vem menos da venda de CDs e DVds pela Internet, e mais da produ��o dos shows e do aluguel de todo aparato eletr�nico para viabiliz�-los. Os CDs e DVDs s�o vistos como instrumentos de publicidade.
Palavra de Carolina Rossini, professora do Centro de Tecnologia e Sociedade, da FGV-RJ, coordenado pelo professor Ronaldo Lemos, representante do Creative Commons no Brasil. � assim, segundo ela, que se ganha dinheiro com o Creative Commons.
H� outras formas poss�veis? Sim. Uma delas � o Revver, site de publica��o de v�deo em que � poss�vel ganhar dinheiro, desde que algum anunciante esteja dispoto a ssociar a marca dele ao sus v�deo. Voc� ganha todas as vezes que o v�deo � visto por algu�m, gratuitamente, gra�as ao anunciante.
Este a� embaixo, por exemplo, at� o dia 20 deste m�s j� havia sido visto 2.5 milh�es de vezes, gerando US$30 mil (US$ 15 mil para a Revver e R$ 15 mil para seus criadores). Nada mal para um v�deo que custou US$300.
O Revver � Creative Commons. Mas n�o 100%. O componente de software que ele agrega ao v�deo para fazer a bilhetagem e o c�lculo de remunera��o � propriet�rio, j� que � a chave do neg�cio, segundo Steven Starr, fundador e CEO da Revver.
Veja detalhes aqui (em ingl�s).