counter statistics Circuito: 08/20/2006

Sábado, Agosto 26, 2006

Orkut faz apelo a usuários brasileiros e muda regras

Hoje, ao entrar no Orkut, você deve ter notado a seguinte mensagem: "Lembre-se: nós todos gostamos do orkut.com e contamos com a sua ajuda para mantê-lo saudável. Por favor use o serviço com responsabilidade e não hesite em reportar imediatamente quaisquer abusos em perfis e comunidades. Conteúdo ilegal não será tolerado e será devidamente removido. Veja nossos Termos de Serviço".

O tal "Termos de Serviço" deixa claro que a exigência de que os integrantes do Orkut devem ser maiores de 18 anos e reitera que qualquer "conteúdo ilegal não será tolerado e será devidamente removido".

Dá só uma olhadinha...

Reservamo-nos o direito de modificar ou encerrar o serviço orkut.com por qualquer motivo e sem aviso prévio, sem que isso implique qualquer responsabilidade em relação a você, a qualquer outro membro ou a terceiros. Reservamo-nos também o direito de modificar os presentes Termos de Serviço periodicamente e sem aviso prévio. Você é responsável por verificar regularmente os presentes Termos de Serviço para manter-se informado sobre todas as mudanças.

Qualificação e inscrição
É necessário ter 18 anos ou mais para o usar o serviço orkut.com. Ao inscrever-se no serviço orkut.com, você afirma e atesta ter 18 anos ou mais e possuir capacidade para compreender, aceitar e cumprir os presentes Termos de Serviço.

É necessário ter uma conta do Google para usar o orkut. Além disso, é necessário fornecer informações verdadeiras, exatas e completas ao efetuar a sua inscrição como membro do orkut.com ("Membro"). Como parte do processo de inscrição, será solicitado que você selecione um nome de usuário e uma senha. Você será responsável por toda e qualquer atividade realizada sob o seu nome de usuário e por manter a sua senha em segurança. Podemos nos recusar a conceder-lhe um nome de usuário que corresponda ao nome de outra pessoa, que seja ou que possa ser protegido por marca comercial ou por lei de direitos proprietários, ou que seja considerado vulgar, ofensivo ou impróprio, de acordo com os nossos próprios critérios.

Conduta e conteúdo apropriados; apenas para uso pessoal
O serviço orkut.com é disponibilizado somente para uso pessoal. Empresas, organizações ou outras entidades legais não podem usar o serviço orkut.com para nenhuma finalidade.

É vedada a utilização do serviço orkut.com para quaisquer fins ilegais ou não-autorizados. Os usuários de outros países concordam em cumprir todas as regras locais relativas à conduta on-line e ao que é considerado conteúdo aceitável, incluindo as leis que regulam a exportação de dados dos Estados Unidos ou do seu país de residência. Você é o único responsável pela sua conduta e por quaisquer dados, textos, informações, gráficos, fotos, perfis, clipes de áudio e vídeo, links e outros conteúdos ("Materiais") que você enviar, publicar e exibir no serviço orkut.com.

Poderemos, sem que haja obrigação de nossa parte, remover Materiais que, de acordo com os nossos próprios critérios, sejam considerados ilegais, fraudulentos, ameaçadores, depreciativos, difamatórios, obscenos ou questionáveis, ou que infrinjam ou violem a propriedade intelectual de terceiros, outros direitos de propriedade ou os presentes Termos de Serviço.

Outros exemplos de uso ilegal ou não autorizado incluem, mas não se limitam a:

- modificar, adaptar, traduzir ou fazer engenharia reversa de qualquer parte do serviço orkut.com;
- remover qualquer aviso de direitos autorais, marca comercial ou avisos de direitos de propriedade contidos no serviço orkut.com;
- usar qualquer tipo de robô, spider, aplicativos de pesquisa/recuperação de site, ou outro dispositivo para recuperar ou indexar qualquer parte do serviço orkut.com;
- coletar quaisquer informações sobre outros membros (incluindo nomes de usuários e/ou endereços de e-mail) para fins não autorizados;
- reformatar ou criar frame de qualquer parte das páginas da web que fazem parte do serviço orkut.com;
- criar contas de usuário por meios automatizados ou sob pretextos falsos ou fraudulentos;
- criar ou transmitir comunicações eletrônicas indesejadas como "spam" ou correntes de mensagens a outros membros ou interferir de alguma forma na fruição do serviço por parte de outro membro;
- enviar materiais de terceiros sem o prévio consentimento escrito deles;
direcionar um usuário (por exemplo, por meio de um link) para materiais de terceiros sem o prévio consentimento escrito deles;
- enviar materiais que expressem ou indiquem falsamente que tais materiais são patrocinados ou apoiados pelo orkut.com;
- enviar materiais que infrinjam, neguem ou violem a propriedade intelectual, a publicidade, a privacidade ou outros direitos de propriedade de qualquer proprietário;
- transmitir vírus, worms, defeitos, cavalos de Tróia ou qualquer outro item de natureza destrutiva.
- enviar materiais que sejam ilegais ou promovam ou incentivem atividades ilícitas; ou
- enviar informações falsas ou enganosas.

(...)Política de privacidade
A coleta e utilização de informações pessoais é regida pela nossa Política de Privacidade. Clique aqui para ver a Política de Privacidade do orkut.com. Você compreende e concorda que o orkut.com pode acessar, registrar e divulgar as suas informações pessoais e o conteúdo de sua conta, caso solicitado por força da lei ou quando acreditarmos de boa fé que tal acesso, registro ou divulgação é realmente necessário para atender a um processo legal ou proteger os direitos, a propriedade e/ou a segurança do orkut.com, de seus afiliados ou do público em geral.

Declaração de isenção de responsabilidade quanto a garantias
orkut.com e seus afiliados, licenciados, parceiros, fornecedores, consultores e agentes ("orkut") não assumem nenhuma responsabilidade, total ou parcial, pela exatidão, conteúdo, integridade, legalidade, confiabilidade, operacionalidade ou disponibilidade das informações ou dos materiais exibidos no serviço orkut.com. O Orkut se isenta de toda e qualquer responsabilidade pela conduta de qualquer Membro.

O SERVIÇO ORKUT.COM E TODOS OS MATERIAIS, INFORMAÇÕES (INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, QUAISQUER INFORMAÇÕES OU MATERIAIS OBTIDOS OU ACESSADOS POR MEIO DOS SERVIÇOS DO ORKUT.COM), PRODUTOS E SERVIÇOS NELE INCLUÍDOS SÃO FORNECIDOS "NA FORMA EM QUE SE ENCONTRAM", SEM GARANTIAS DE QUALQUER ESPÉCIE. O ORKUT NÃO CONCEDE, RESPEITADOS OS LIMITES LEGAIS, QUAISQUER GARANTIAS EXPRESSAS, IMPLÍCITAS OU PRESUMIDAS, INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, GARANTIAS DE COMERCIABILIDADE, ADEQUAÇÃO A DETERMINADO PROPÓSITO E NÃO INFRAÇÃO DE DIREITOS PROPRIETÁRIOS. Alguns estados proíbem a exclusão ou limitação de garantias implícitas; portanto, as exclusões e isenções de responsabilidade acima podem não se aplicar a você.

VOCÊ CONCORDA QUE O USO DO ORKUT.COM É INTEIRAMENTE POR SUA CONTA E RISCO.

Isenção de obrigação e de responsabilidade
Você concorda em isentar o orkut de qualquer obrigação ou responsabilidade civil reivindicada por terceiros que possa surgir em decorrência da sua utilização do orkut.com, ou de alguma forma a ela relacionada, incluindo qualquer responsabilidade ou despesa proveniente de reclamações, perdas, danos (diretos e conseqüenciais), ações judiciais, sentenças, custos de processos ou honorários, de qualquer tipo e natureza. Em tais casos, o orkut o notificará por escrito quanto à reclamação, ação judicial ou ao procedimento.

Limitação de responsabilidade
EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA O ORKUT ASSUMIRÁ RESPONSABILIDADE EM SEU NOME NO CASO DE DANOS INDIRETOS, INCIDENTAIS, CONSEQÜENCIAIS, ESPECIAIS OU EXEMPLARES DECORRENTES OU ASSOCIADOS À UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO ORKUT.COM, INDEPENDENTEMENTE DE O ORKUT TER SIDO ADVERTIDO SOBRE A POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS. A LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SERÁ APLICÁVEL (I) QUER OS DANOS SEJAM PROVENIENTES DE USO OU UTILIZAÇÃO INCORRETA E CONFIANÇA NO SERVIÇO ORKUT.COM, DE INCAPACIDADE NA UTILIZAÇÃO DO SERVIÇO ORKUT.COM OU DA INTERRUPÇÃO, SUSPENSÃO OU ENCERRAMENTO DO SERVIÇO ORKUT.COM (INCLUINDO DANOS INCORRIDOS POR TERCEIROS) E (II) NÃO OBSTANTE QUALQUER FALHA DE PROPÓSITO ESSENCIAL DE QUALQUER REMEDIAÇÃO LIMITADA, DENTRO DOS LIMITES DA LEI. Em alguns estados não é permitida a exclusão ou limitação de danos incidentais ou conseqüenciais, por isso a limitação e as exclusões acima podem não se aplicar a você. EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA O ORKUT ASSUMIRÁ RESPONSABILIDADE EM SEU NOME NO CASO DE QUANTIAS QUE EXCEDAM MIL DÓLARES (US$ 1.000,00).

Duração e encerramento
Esses Termos de Serviço aplicam-se ao seu uso do serviço orkut.com. Você pode encerrar a sua conta a qualquer momento, o que eliminará a exibição do seu perfil e as demais informações pessoais. Para saber como encerrar sua conta, clique aqui. Nós podemos encerrar a sua participação a qualquer momento, por qualquer motivo. Assim que sua participação for encerrada, você perderá o direito de utilizar o serviço orkut.com. Os nossos direitos proprietários, a declaração de isenção de responsabilidade, as indenizações, as limitações de responsabilidade e as disposições diversas permanecerão vigentes caso haja encerramento da sua participação.

Avisos
Orkut poderá fornecer-lhe notificações referentes ao serviço orkut.com ou aos presentes Termos de Serviço pelo correio, por e-mail ou por publicações no presente site.

No ar, o Trends, da Google

Novo serviço da Google que mostra ao internauta o interesse de outros internautas para os tópicos procurados. Incorpore até cinco tópicos e veja se estão entre os mais freqüentes no serviço de busca e no de notícias (Google News). E em que regiões geográficas.

A propósito, o WikiCharts mostra os verbetes mais consultados na Wikimedia. Pluto está entre os dez mais da última semana, claro.

Por escrito

Hélio Costa conseguiu convencer o juiz substituto da 20ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, Lincoln Pinheiro Costa, de receber, por escrito, a explicações do ministério para cada um dos pontos levantados pelo Ministério Público mineiro na ação civil contra o Decreto 5.820/06, que cria o SBTVD - Sistema Brasileiro de TV Digital, antes de tomar qualquer medida a respeito.

Sexta-feira, Agosto 25, 2006

Faetec Quintino avisa

Sua Escola Técnica, a Deputado Albano Reis, promove semana que vem a I Semana de Teleinfo, composta pela III Semana de Telecomunicações e da I Semana de Informática. A escola fica na Rua Clarimundo de Melo 847.

Palestras e debates acontecerão diariamente, no turno da noite. Além disso, projetos desenvolvidos por alunos e professores estarão expostos na escola durante todo o dia. Entre os temas abordados estarão "Tecnologia em TV Digital", "Empreendedorismo.com", "Tecnologia em alta velocidade", "Software Livre X Software Proprietário", "Escola virtual", entre outros.

Google - Pingos nos iis

Em conference call realizada hoje, com participação de jornalistas de todo o país, o advogado e procurador da Google Inc., Durval Noronha Goyos Júnior, anunciou ter protocolado ontem (dia 24 de agosto), nas nove Varas da Justiça Federal de São Paulo, pedido de informações sobre os processos que o Ministério Publico diz ter encaminhado à empresa.

Segundo Noronha, a medida é necessária, já que os processos jamais foram entregues à ao Google Inc. "Resolvemos pedir à Justiça que verifique se eles existem e, no caso de existirem, sejam entregues à Google Inc., o mais rápido possível", informou o procurador. "Checamos em cada Vara e verificamos que os pedidos a que ele se refere não nos foram enviados".

O procurador explicou ainda que, muito provavelmente, este pedido, como muitos outros, podem ter sido encaminhados à Google do Brasil, "uma empresa que não tem competência para recebê-los". "A Google optou por dar uma procuração ao nosso escritório de advocacia para receber esets pedidos. Por isso, os pedidos dirigidos à Google do Brasil são ineptos", afirmou Noronha.

Os pedidos se referem ao fornecimento de informações que podem ser usadas como prova material para crimes internacionais, como pedofilia e tráfico de drogas, em que haja ameaça à Lei e à ordem. "Todos os pedidos, como estes, encaminhados aos procuradores da Google Inc, foram respondidos em 48 horas, no máximo. A colaboração é imediata".

O mesmo não acontece em casos em que há conflitos com a legislação americana. Nos estados Unidos, manter uma comunidade de conteúdo nazista não é crime. "Esses casos em que há conflitos de lei são analisados um a um", explicou Noronha. E pode haver recusa nas autoridades americanas em quebrar o sigilo dos usuários do serviço, mantenedores dessas comunidades.

Noronha diz ter conhecimento de 46 casos pedidos de informação feitos à Google. Deles, onze foram entregues erroneamente à Google Brasil; 16 foram entregues corretamente ao Google Inc.; outros 16 não foram recebidos pelo Google Inc, "contrariamente ao que o procurador da república Sérgio Suiama"; e três não foram examinados pelos juízes.

Semana passada, o advogado baiano João Glicério De Oliveira Filho ganhou uma liminar na 10ª Vara Cível de Salvador contra a Google, obrigando o Orkut a tirar do ar uma comunidade em que usuários o difamavam publicamente.

Da mesma forma, meses atrás, cinco jovens de classe média foram condenados por traficar drogas pelo site de relacionamentos Orkut. A decisão foi da juíza Inês da Trindade Chaves de Melo, da 5ª Vara Criminal de Niterói (RJ). Os condenados usavam o site de relacionamentos para oferecer ecstasy a outros jovens de Niterói e do Rio de Janeiro. O grupo também vendia maconha e outros tipos de droga na Região dos Lagos e em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os entorpecentes eram negociados, principalmente, em festas e também por meio de um disque-droga. Segundo os autos, a troca de informações sobre a qualidade da droga era feita pelo telefone.

Qual a diferença destas ações para as realizadas pelo MP? A ação do advogado baiano, segundo Noronha, é uma ação cível. Diferente da ação criminal. A ação cívil é entre inndivíduos. A criminal, uma questão de estado. "Se o autor da ação necessitar de um prova que está fora do país, tem que cumprir todos os trâmites para solicitá-la", explicou Noronha.

Talvez por isso, a Procuradoria da República em São Paulo tenha optado por uma ação civil pública contra a Google do Brasil. O escritório da empresa poderá ser fechado, caso a Google continue se recusando a fornecer à Justiça brasileira dados de 29 criminosos cadastrados no Orkut, site de relacionamentos virtual.

O Ministério Público Federal (MPF) alega que o escritório, filial da Google Inc. vem m descumprindo determinações judiciais para quebra de sigilo de internautas envolvidos em crimes de pedofilia, incitação a crimes, racismo, neonazismo, homofobia, maus-tratos contra animais, tráfico de drogas e intolerância religiosa.

Já no caso dos rapazes do Rio, o Orkut serviu apenas como ponto de partida para uma investigação de dois meses. Tempo no qual foram feitas 150 interceptações telefônicas que incriminaram os jovens. Não foi necessário, portanto, solicitar dados à Google Inc.

Outras ações
Dia 18 de agosto, o Juiz João Batista Ribeiro, da 5ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais determinou o imediato cancelamento de quatro comunidades do Orkut por incentivo e comercialização do consumo do cloreto de etila, popularmente conhecido como lança-perfume.

A Justiça Federal atendeu a um pedido do Ministério Público Federal, que abriu procedimento administrativo para investigar as comunidades do Orkut destinadas a discutir ou divulgar, por qualquer forma, conteúdo alusivo a crimes. O juiz determinou que, além da retirada das comunidades, o Google preserve todo o conteúdo dessas páginas, por intermédio de aplicativos tecnológicos que resguardem a integridade dos dados, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 334 mil por cada comunidade cancelada.

Não custa lembrar
A lei brasileira não pune um hacker que roube sua senha no Orkut. Mas permite que tudo o que você diga em seu perfil seja usado contra você. Segundo o advogado Gilberto Martins de Almeida, professor de Direito da Informática, há dois casos em que páginas do Orkut foram usadas como prova em juízo. Ambos no Rio Grande do Sul.

Num deles, uma comunidade de estudantes criada para homenagear um funcionário da escola foi usada como prova contra o funcionário, acusado de passar cola de provas aos alunos. No outro, um casal teve negado um pedido de não pagar as custas de um processo após a descoberta no Orkut de fotos de uma viagem a Paris.

Google.br - Nota oficial

Nota à Imprensa referente à matéria publicada hoje, 25/08/06 no jornal Folha de São Paulo

O Google não tem planos de descontinuar o Orkut no Brasil ou limitar o seu acesso aos usuários brasileiros. Estamos continuamente explorando oportunidades para melhorar ainda mais nosso serviço para todos os usuários no mundo inteiro.

Videomania

A Microsoft decidiu incluir vídeos no rol de categorias para buscas via o Windows Live Search.

Core 2 Duo com 67 bugs

A informação é da própria Intel, que já trabalha para corrigir 20 deles.

Anote aí...

A Google pediu à SEC, a Comissão de Valores Mobiliários americana, que deixe de tratá-la como um fundo mútuo, de acordo com as regras para empresas com muitas ações em carteira. No último balanço, a Google tinha US$ 4 bilhões em caixa e US$ 5,8 bilhões em ações negociáveis.

Diz que...

... a Fundação Mozilla concordou em trabalhar com a Microsoft para que o Firefox e o Thunderbird rodem no Vista. O convite foi feito por Sam Ramji, diretor do Microsoft Open Source Software Lab.

Quinta-feira, Agosto 24, 2006

Máquina das Crianças

Vai se chamar The Children's Machine 1, ou CM1, o computador de US$ 100 idealizado pelo MIT. Tem 7.5 polegadas, monitor de 1.200 x 900 pixel, suporte para rede mesh, processador AMD Geode de 400MHz e roda o Fedora Linux. As especificações de hardware, detalhadas, conhecidas desde junho, estão aqui.



Na mão...

.. o Internet Explorer 7 Release Candidate 1 para Windows XP. para rodá-lo foi preciso desinstalar o Beta 2. tarefa para a qual a Microsoft disponibilizou um programinha. Clique aqui para baixar o desinstalador.

No ar...

...um emulador Commodore 64, em Flash, sob licença GPL. Nome? FC64. Requer o Flash Player 9.

Guerra nas Estrelas, o elo perdido

Histórias do período entre as duas trilogias de filmes de George Lucas darão o mote do videogame lançado em comemoração aos 30 anos da saga. Não faltarão efeitos especiais.

Revisão no ar

A Microsoft publica hoje um boletim de segurança revisando e atualizando um dos boletins do dia 8 de agosto. O Security Bulletin MS06-042 se refere a uma falha cítica no Internet Explorer, que requer correção imediata.

Qualcomm ou Intel?

Quem vai mandar no mercado mundial de banda larga sem fio? A Intel será a fornecedora WiMax da Sprint Nextel, que pretende investir US$3 bilhões nos próximos anos. Já a Qualcomm, que perdeu terreno no mercado de terceira geração da telefonia celular (WCDMA), é dona de várias patentes importantes para a padronização das redes concorrentes ao WiMax. E, no ano passado, comprou por US$600 milhões a Flarion Technologies, empresa americana que desenvolveu uma tecnologia sem fio também concorrente ao WiMax.

Quarta-feira, Agosto 23, 2006

Na Agência Brasil...

O procurador da empresa Google Brasil, Durval Noronha, contestou hoje (23), em uma conferência por telefone, os números apresentados pela organização não-governamental SaferNet à respeito dos crimes contra os direitos humanos praticados no site de relacionamentos Orkut. "São números subjetivos, não auditados, e nós questionamos esses números apresentados", afirmou o procurador.

Em pesquisa apresentada ontem à imprensa pela SaferNet, o Orkut lidera o número de denúncias em crimes relacionados a direitos humanos na internet brasileira. Das 105.971 denúncias de crimes praticados na internet e colhidas pela ONG entre 30 de janeiro e ontem, 100.252 são relacionadas a perfis e comunidades no Orkut. O número corresponde a mais de 93% do total das denúncias. O crime mais denunciado é o de pornografia infantil e pedofilia, que responde a cerca de 39,65 % dos crimes apontados no Orkut (39 mil denúncias).

Segundo o procurador, os números podem ser questionados porque muitas das denúncias apresentadas pela ONG se relacionam a comunidades do Orkut que já se encontram fora do ar. "Na audiência realizada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, eles (SaferNet) apresentaram uma relação de conteúdo de pedofilia de 300 comunidades. Quando foi feita a averiguação dessas comunidades, mais de 90% já não mais existia", disse Noronha.

Agora, no Brasil, a Google Book Search

A Google Pesquisa de Livros reúne acervos de ficção, não-ficção, referência, textos acadêmicos, literatura infantil, literatura científica, médica, profissional, didática, entre outros, editados pelo Senac, BoiTempo e os grupos Planeta e Oceano, entre outros. Em http://books.google.com.br. Se o livro não tiver restrições de direitos autorais e for considerado de domínio público, você pode lê-lo na íntegra. Caso contrário, poderá ver um número limitado de páginas, junto com o link de onde comprá-lo.

Se você tem uma editora ou é autor e está interessado em adicionar o seu livro ao Google Livros, consulte o programa para Parceiros ou o projeto Biblioteca, parceria com diversas bibliotecas importantes, visando digitalizar os acervos e disponibilizá-los para pesquisa no Google Livros. A Biblioteca nacional foi uma das procuradas pela Google para ter parte do seu acervo disponível na busca. As bibliotecas parceiras é que definem os livros que serão digitalizados.

Qual a diferença para o Google Acadêmico? Bom, o Google Acadêmico é uma ferramenta de pesquisa para encontrar literatura acadêmica já disponível no índice principal do Google. Usa citações encontradas em cada ensaio para encontrar literatura adicional que pode não estar online. Ao encontrar uma citação de um livro, a Google Acadêmico cria um resultado, mas não leva ao livro real. Os resultados da Google Acadêmico ainda não estão integrados com o Programa do Google para Pesquisa de Livros.

Em São Paulo...

...a Secretaria da Fazenda dá os retoques finais em uma portaria que permitirá a cassação da inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS de estabelecimentos comercial que venderem, adquirirem, estocarem ou expuserem produtos falsificados ou mercadorias objeto de contrabando ou descaminho.

Consta que, de janeiro a agosto deste ano, a Delegacia de Investigações Gerais fez 1348 prisões na cidade de São Paulo, abriu a mesma quantidade de inquéritos policiais e recolheu R$ 156 milhões em mercadorias pirats. Já a operação De Olho na Bomba, em conjunto com a Secretaria de Fazenda de São Paulo, lacrou 176 postos que vendiam combustíveis adulterados. Já o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, vem atuando no combate à pirataria em confecções, isqueiros, lâmpadas, material elétrico, entre outros, vindos principalmente da China e Paraguai. Nos últimos doze meses foram apreendidos 212 mil isqueiros, 20,1 mil brinquedos falsos, 10,4 mil cabos conectores e 2,7 mil produtos têxteis.

É ouro

A Vivendi Games acaba de lançar SWAT 4 Gold Edition. Agora, quem ainda não conhece o SWAT 4, da Sierra, pode adquirir de uma só vez a quarta versão do jogo que reproduz as experiências do legendário esquadrão de elite da polícia de Los Angeles e a expansão "SWAT 4: The Stetchkov Syndicate", que coloca o jogador no comando de um seleto grupo de agentes e deve combater o crime em uma grande cidade, lutando contra criminosos e terroristas.

Para jogar o SWAT 4 Gold Edition é preciso instalar primeiro a versão original do SWAT 4 e, na sequência, a expansão SWAT 4: The Stetchkov Syndicate. Mais detalhes no site: www.swat4.com.

Requisitos mínimos: Windows 98 SE, 2000 (com SP3) ou XP, processador Pentium III de 1,0 GHz, Celeron de 1,2 GHz ou AMD AthlonTM de 1,2 GHz ou equivalente, 256 MB de RAM, 1 GB de espaço livre no disco, placa de som compatível com o directX 8.1, placa de vídeo NVidia GeForce 2 com 32 MB (a MX 200/400 não é compatível), ATI Radeon 8500 com 64 MB ou equivalente, DirectX 9.0c, teclado e mouse compatíveis com Windows, unidade de CD-ROM / DVD-ROM (necessária para instalação) e modem 56k para jogos on-line.
Faixa etária: 18 anos
Software: em inglês, manual e cartela de comandos em português.
Desenvolvedor: Sierra
Lançamento: Vivendi Games
Onde encontrar: lojas especializadas, revendas de informática, livrarias, lojas de discos e supermercados.
Preço médio: R$ 79,90.

Nas prateleiras....

...da distribuidora CDI Brasil, os novos processadores Intel Core 2 Duo. O preço médio para as revendas? A partir de R$655.

Mercado aquecido?

Este ano, pequenas e médias empresas da América Latina investirão nvestir mais de US$ 10 bilhões em Tecnologia da Informação. A projeção é da IDC. Para 2009, a IDC espera que este investimento chegue a US$ 14 bilhões. A Argentina é o país que apresenta maior crescimento de investimento no segmento, seguido pelo Brasil. As soluções de segurança estão em primeiro lugar, seguidas das soluções de ERP.

Anote aí...

...a demanda por serviços de comunicações via satélite deve continuar crescendo globalmente nos próximos anos. No Brasil, especialmente, este crescimento será impulsionado por três fatores: a chegada da TV Digital por satélite, o crescimento no interesse por serviços especiais como o Ensino à Distância e a necessidade de ampliação de áreas de cobertura pelas emissoras de TV regionais. A previsão é de Rick Mortellaro, vice-presidente global de vendas da Loral Skynet, empresa americana que opera sistemas de satélites como o Estrela do Sul EDS 1 / Telstar 14, que atende ao Brasil e outros países sul-americanos.

Com sede e estação terrestre no Rio de Janeiro, a Loral Skynet do Brasil representa uma fatia de 15% do faturamento total da companhia e oferece serviços de vídeo e dados para clientes que vão das redes de televisão regionais até empresas de telecomunicações.

Ecos de Brasília

A indústria de semicondutores terá isenção total de tributos, para facilitar sua implantação no país. Incidirão sobre a produção apenas tributos indiretos. A~s informações são do Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"O BNDES não terá limite de recursos para o setor. Todo empresário que precisar de recurso emprestado, preenchendo as condições, vai conseguir o empréstimo para implantar a indústria de semicondutores", afirmou Mantega, lembrando que as taxas cobradas pelo banco ficarão em cerca de 10% ao ano, em entrevista à Radiobrás.

Mantega ainda comparou as medidas que estão sendo estudadas para o setor de semicondutores aos incetivos dados na década de 50 para impulsionar a indústria automobilística. "Vamos recuperar o tempo perdido e, de fato, terá quase o impacto do que se fez para a indústria automobilística no passado", disse o ministro.

Diz que...

...está consolidada no Governo a intenção de tratar os diversos modelos de set top box e os televisores digitais como bens de consumo, não como bens de informática. Até o Ministério das Comunicações, contrário à idéia, já fala em deixar a decisão de fora da Medida Provisória com incentivos fiscais, principalmente na área de microeletrônica, a ser lançada pelo governo nos próximos dias. Caberia ao futuro Fórum de TV Digital a discussão, e posterior decisão, sobre a inclusão desses aparelhos como bens de informática, sujeitos aos benefícios fiscais previstos na Lei de Informática.

Na mão...

...a Beta 2 da versão 3.0 do Windows Desktpop Search, para uso conjunto com programas como o Outlook 2007 e o OneNote 2007.

Vídeo no celular: a próxima onda

O painel sobre "TV Digital e portabilidade" foi um dos mais concorridos do Seminário de TV Digital realizado, seamana passada, pelo Instituto de Estudos de Televisão (IETV), no Rio. Além da Vivo e da Oi, Ericsson e Siemens puderam expor como estão vendo o negócio de vídeo no celular.

O recado da Vivo foi claro (sem trocadilhos!!!): qualquer que seja a regulamentação para o serviço, buscará uma forma de atender seus clientes, em GSM ou CDMA. O português Alexandre Fernandes, diretor de produtos e serviços da empresa, não descarta a possibilidade de um modelo de assinatura mensal, ou tarifação diária para recebimento de vídeo broadcast no celular. Algo como os serviços Push-TV e/ou Live-TV, em uso na Europa.

Por Push-TV entenda-se a assinatura do serviço, para uso full durante o mês. Seria o modelo mais adequado também para o cenário descrito pela Ericsson, de serviço de portabilidade de dados, não importando se o que trafega é vídeo ou áudio. Por Live-TV, a TV ao vivo, com a mesma programação recebida pelos televisores.

Já a Oi vê viabilidade econômica, mais simples e justa para o consumidor, em um primeiro momento, nos modelos de download de vídeo e de TV-on Demand (como Pay-per-view, usado hoje pelas TVs a cabo e, em brve, pelos serviços IPTV das companhias telefônicas).

A polêmica, no painel, ficou por conta de Mario Baumgarten, diretor de Tecnologia da Siemens, defensor da tese de que o mundo já tem um padrão de fato TV portátil: o padrão de telefonia HSDP-A, para streaming em aparelhos 3GSM, aliado ao padrão de transmissão DVB-H, da TV Digital. Padrão este que, hoje, está descartado no Brasil, a partir da decisão do governo de optar pelo padrão de transmissão japonês (ISDB) para o SBTVD-T (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre). "A decisão do governo pelo padrão japonês já está tomada e não se discute mais, mas não acredito que funcione", afirmou ele. No Japão, a tecnologia usada para transmisão ISDB no celular é a CDMA, oferecida no Brasil apenas pela Vivo.

Segundo Baumgarten já existem 50 pilotos GSM com DVB-H em uso no mundo. Observando cada um deles, chega-se a uma média internacional de 15 minutos diário de acesso à TV por dispositivos móveis no mundo.

Baumgarten e outros representantes de empresas européias continuam defendendo, junto à Anatel, a liberação de uso de um canal de freqüência UHF para que fabricantes e operadoras celular que usem o padrão GSM possam transmitir de TV pelo padrão DVD-H. Mas a Anatel diz não ter espectro de freqüência disponível para tal.

Curiosidades
- Em julho, a Argentina ganhou o primeiros serviço de TV por assinatura usando o padrão DVB-T. De início, serão oferecidos 10 canais de TV em UHF; cada um transmitirá quatro serviços; posteriormente, aumentarão para 60 canais digitais.

- A Siemens já investiu, este ano, R$11 milhões em um projeto de set top box para
TV digital com padrão DVB.

- Está em operação, em São Paulo, um canal piloto (o 24 no UHF) que transmite conteúdos cedidos pela Globo, SBT, Record, Rede TV! e Band para celular, das 7h às 17h.

- Pesquisa do Jupiter Research, apresentada em junho, durante o 6° Congresso GSM, no Rio de Janeiro, mostra que o consumidor, especialmente o americano, não aceita pagar mais por aplicações de vídeo e televisão no celular. O máximo que se consegue cobrar hoje pelo serviço é algo em torno de US$10 adicionais. A mesma pesquisa revela que \penas 5% do conteúdo de vídeo para celular é produzido especialmente para a nova mídia. A maioria dos programas já é veiculado para outros meios, reeditados para caberem na telinha do celular.

No papel...

Em defesa da Google.br
Prestaria serviço maior ao Brasil, o Ministério Público Federal de São Paulo, se em vez de centrar seu arsenal contra a filial da Google no país (ameaçando até fechar a representação da empresa em solo tupiniquim, com anuência da Dona Justa) resolvesse exigir das autoridades brasileiras a adesão à Convenção Internacional contra o Cibercrime, mais conhecida por Convenção de Budapeste, já assinada por 47 países (43 estados-membros do Conselho da Europa, mais Estados Unidos, Japão, Canadá e África do Sul). Como signatário, o Brasil poderia exigir da Google, nos Estados Unidos, e em poucos dias, informações sobre donos de comunidades ilícitas no Orkut, como quer o Ministério Público.

Na Câmara...
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias enviou ao Congresso americano um dossiê com denúncias de pornografia infantil e pedofilia na Internet. O documento destaca o Orkut como local preferido pelos pedófilos em atuação no Brasil. O documento foi elaborado pela ONG SaferNet Brasil.

Na Justiça...
- O Governo garante ter como responder ponto por ponto da ação pública do Ministério Público Federal de Minas que pede a impugnação do decreto 5.820, que cria o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).
- Em tempo: fabricantes europeus já pensam em participar do Fórum de TV Digital.

Utilidades
- Já ouviu falar no Goear? É o equivalente ao YouTube para MP3. Em www.goear.com.
- Quer blogar do celular? Vá em www.twitter.com. Brasileiros devem usar o código +5521SEUTELEFONE.
- Transforme o Gmail em um MP3 player virtual. Use a URL http://mail.google.com/mail/html/audio.swf?audio Url=MP3_URL.

Em dia de Enem
- Domingo, 27 de agosto, 3,7 milhões de jovens farão o Exame Nacional do Ensino Médio. Às 18h, terminada a prova, professores do colégio Anglo resolverão e comentarão a questões no site www.cursoanglo.com.br.
- Também no Terra, professores do cursinho da Poli. Em www.terra.com.br.

Cenas Geek
- A videomania chegou ao vestuário. A americana Egokast (www.egokast.com) criou um cinto player MP4 com LCD de 320x240 pixels, cartão de memória SD de 512MB e bateria para 5 horas de uso, por U$ 289.
- Para fazer download dos vídeos do YouTube, http://andre.dotgeek.org/downtube.

Terça-feira, Agosto 22, 2006

Tome nota

Das 105.971 denúncias de crimes praticados na Internet colhidas pela ONG Safernet entre 30 de janeiro e hoje (22), 100.252 são relacionadas a perfis e comunidades no Orkut. O número corresponde a mais de 93 % do total das denúncias.

O crime mais denunciado é o de pornografia infantil e pedofilia, que responde a cerca de 39,65 % dos crimes apontados no Orkut (39 mil denúncias). Estima-se que cerca de 40 mil imagens de conteúdo pornográfico e envolvendo crianças foram publicadas no site desde o final de janeiro deste ano.

Os dados integram o documento encaminhado hoje pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados ao Congresso americano.

Negócio da China

A AMD anuncia a abertura de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento. Desta vez em Shangai, na China. Segundo a empresa, o Shanghai Research and Development Center (SRDC) será o maior centro de pesquisa da AMD fora dos Estados Unidos. O foco inicial será no desenvolvimento da nova geração de plataformas móveis da AMD. Mas também desempenhará importante papel na validação e testes da grande variedade dos atuais e futuros processadores da empresa.

"Esta inauguração representa nosso compromisso com a China e um movimento de aproximação com nossos clientes e consumidores de tecnologia", afirma Dirk Meyer, presidente e COO (chief operating officer) da AMD.

A abertura do SRDC irá beneficiar grandes empresas da região, como Lenovo, Tongfang, Flocity, HP, IBM, Sun, Acer, Asus, BenQ, Fujitsu entre outras.

GPS à brasileira-

Diz o pessoal da Wavekey que a primeira antena para sistema de posicionamento global (GPS) com tecnologia 100% nacional é pequena (46mm por 39mm e 12,5mm de espessura), leve (pesa menos de 90g), e consome menos energia em comparação com os modelos disponíveis hoje no mercado (90% delas oriundas da Ásia e, as demais, montadas nos Estados Unidos e Europa).

A BR 5001 foi criada pelo engenheiro elétrico Jefferson de Sousa, atual diretor técnico da Wavekey, especializada em soluções wireless e integrante da Incubadora Tecnológica de Santo André, com foco nas companhias que lidam com gerenciamento de frota.

Games Convention começa amanhã

E, desta vez, as empresas brasileiras estarão representadas na Alemanha por delegação da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), com apoio da Softex e da Apex-Brasil. As entidades terão um estande na maior feira européia de games que, este ano, acontece na cidade de Leipzig.

Um catálogo com as empresas brasileiras interessadas em expandir seus negócios no exterior (Délirus, Devworks, Ene Solutions, Insolita Studios, Interama, Jynx, Locz, Oniria, Outline, O2games, Southlogic e Tec Toy Digital), apresentará produtos brasileiros para as plataformas PC, console, celular e Web.

"Vamos oferecer produtos prontos para distribuição e conversar com desenvolvedores interessados em terceirizar parte de sua produção", destaca Bernardo Manfredini, consultor da Abragames.

Cópias de demos dos jogos ?Warbots?, da Délirus e ?Ayri ? Uma Lenda Amazônica?, da Outline, serão distribuídos, bem como do Game Gol, primeiro projeto da O2, único jogo de gerenciamento de futebol totalmente criado e desenvolvido no Brasil e que, em pouco mais de três meses de versão Beta reuniu mais de 11 mil usuários.

A participação no Games Convention é a primeira iniciativa do grupo de empresas de Games do PSI-SW (Projeto Setorial Integrado de Software), plano de internacionalização de empresas brasileiras produtoras de software e prestadoras de serviços.

Em tempo
O mercado brasileiro de jogos eletrônicos é estimado R$ 10 milhões. O país tem 55 empresas de jogos em atividade e que empregam, em média, 15 funcionários cada uma. O Paraná é o estado com a maior concentração de companhias, 33% do total, seguido por São Paulo (30%) e Rio de Janeiro (12%). A maioria atua no mercado mais tradicional, o de jogos para PC (63%). O segmento de jogos para celulares é explorado por 22% das companhias. Os dados são da pesquisa "A Indústria de Desenvolvimento de Jogos no Brasil", realizada pela Abragames no ano passado.

Webseminário gratuito sobre e-Commerce

A Ikeda realiza amanhã, dia 23 de agosto, às 14h, o webseminário "Construção de relacionamentos com clientes por meio do comércio eletrônico B2B". No timão, Ricardo Jordão Magalhães, presidente da Bizrevolution. Inscrições gratuitas no endereço http://www.aulavox.com/eventos_2006/_agosto/ikeda/b2b2308.htm.

Anote aí...

Segundo a Itautec, o setor de informática no Rio de Janeiro movimenta quase R$ 3 bilhões, correspondentes a 12,3% do PIB nacional do segmento. Por isso a empresa realiza aqui, quinta-feira, dia 24 de agosto, no Sofitel, das 8h15 às 14h30, seu Road Show sobre Tecnologia da Informação.

Até o fim do ano, outras cinco cidades vão sediar o road show 2006, realizado em parceria entre a Itautec e a Intel, com apoio da LANDesk e do IDG Brasil ? Jornal Computerworld.

No evento, haverá quatro suítes de negócios, onde participantes poderão discutir com consultores especializados projetos e necessidades específicas de suas empresas. As consultorias serão individuais e gratuitas. Cada uma das salas terá um tema: outsourcing, soluções de gerenciamento, planejamento estratégico e projetos de migração para software livre.

"Nossa intenção é que a empresa participante do evento descubra, na prática, maneiras de solucionar seus problemas", afirma a gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Itautec, Valéria Gustavson Garcia.

Tudo OFF

Começou a liquidação off do site Shoptime, com descontos de até 70% em todas as linhas: eletrônicos, informática, eletrodomésticos, games, cine e foto, telefonia, utilidades domésticas, entre outras.

Entre as promoções: monitores de LCD a partir de R$ 579, telefone sem Fio 900 MHz A5000 Siemens por R$ 99 e MP3 com FM Plus 128MB Neo por R$ 159.

É amanhã, na Galeria Mercedes Viegas de Arte Contenporânea

Inauguração da exposição das fotos da Tia Cora, feitas com celulares. Primeiro, elas viraram livro. Agora, ampliadas por Daniel De Plá, transformaram-se em verdadeiras obras de arte. Imperdível. Detalhes em http://www.mercedesviegas.com.br.

Ah, a Mercedes Viegas Arte Contemporânea fica na Rua João Borges 96, na Gávea; e a exposição das fotos da Tia Cora vai até o dia 23 de setembro.

R$ 130 milhões

É a indenização pedida pela Procuradoria da República no Estado de São Paulo em ação civil pública contra Google Brasil Internet Ltda, a título de danos morais coletivos por desobediência às ordens de quebra de sigilo de dados de comunidades e perfis criminosos que vêm utilizando o Orkut para prática de crimes de ódio e pornografia infantil.

A importância deverá ser revertida ao Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente. O valor da indenização sugerida representa 1% da receita bruta do grupo Google no ano de 2005.

Em caso de descumprimento da liminar, o procurador Sergio Gardenghi Suiama, autor da ação, pede multa diária de R$ 200 mil, no mínimo. E, caso o desrespeito à Justiça presista, a dissolução da filial da Google no Brasil.

O destaque do DIA...

...na mídia especializada em Tecnologia da Informação e em Publicidade e Propaganda é a estréia, na capa do YouTube, de publicidade em vídeo. A primeira cliente é a Warner.

Mais sobre o Orkut

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados enviará hoje ao Congresso norte-americano um dossiê com denúncias de pornografia infantil e pedofilia na Internet. O relatório será encaminhado pelo conselheiro da Embaixada dos Estados Unidos, Dennis Hearne, a um comitê criado pelo congresso americano para apurar a responsabilidade dos provedores em relação aos crimes cometidos por meio da Internet.

Segundo a Agência Câmara, o relatório destaca o site de relacionamento Orkut, de propriedade da Google, como local preferencial para a ação de pedófilos no Brasil. O documento foi elaborado pela ONG SaferNet Brasil, especializada em denúncias de ações criminosas desenvolvidas por meio da rede mundial de computadores, a pedido da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

TV Digital na Justiça

O governo pretende rebater um por um dos argumentos usados pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais na ação civil pública em que pede a impugnação do decreto 5.820/2006, que cria o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD). Até para o ponto mais polêmico _ o de consignação de um canal de 6MHz a todas as concessionárias na fase de transição, que segundo o MPF seria uma atribuição do poder Legislativo e não do Executivo _ o governo tem uma explicação. Diz não tratar-se de uma nova outorga e sim de uma necessidade para que a transição posso ser feita sem descontinuidade do sinal analógico.

Diz que...

...hoje, o Ministério Público Federal de São Paulo cumpre a ameaça de entrar com representação contra o Google, para forçar a empresa a fornecer dados sobre comunidades de conteúdo criminoso no Orkut. Ontem, preventivamente, a Google impetrou ação solicitando à Justiça a nomeação de um auditor para atestar que os escritórios da empresa no Brasil não possuem dados sobre usuários que praticariam crimes no Orkut. Eles estariam na base de dados do serviço nos Estados Unidos.

Segunda-feira, Agosto 21, 2006

Diversão garantida

A Level Up! lança quatro jogos online no mercado brasileiro, em parceria com a NCsof: Lineage II, City of Heroes, City of Villains e Guild Wars.

Para jogar online é preciso ter um CD-Key que permite ao usuário criar uma conta de jogo. Os CD-Keys de City of Villains, City of Heroes e Lineage II dão direito a 35 dias de acesso. Após este período o usuário deve comprar créditos no site da Level Up! para continuar jogando. Já para Guild Wars, não é necessário comprar créditos adicionais.

Há duas formas de adquirir um CD-Key: através do site da Level Up! ou de revendedores autorizados.

Os preços?

CD-Key - Caixa
City of Villains - R$ 49,90 - R$ 59,90
City of Heroes - R$ 49,90 - R$ 59,90
Lineage II - R$ 49,90 - R$ 59,90
Guild Wars - R$ 79,90 - R$ 99,90

Para quem queria detalhes
City of Heroes foi desenvolvido pela Cryptic Studios e possui um conceito inovador. É o primeiro RPG online baseado em histórias em quadrinhos de Super-Heróis. O jogo traz uma nova temática para um gênero dominado por títulos baseados em ambientes medievais.

Em City of Heroes, o jogador pode criar seu próprio Herói, com super poderes e uniforme personalizado. O sistema oferece uma enorme quantidade de máscaras, capacetes, roupas, capas e outros acessórios capazes de tornar cada personagem único e especial. As opções de poderes também são variadas: superforça, capacidade de vôo, super velocidade, armaduras altamente tecnológicas, habilidades mutantes, escudos e martelos poderosos permitem combinações quase ilimitadas.

Os Heróis devem realizar missões por toda Paragon City. As tarefas são determinadas por cidadãos em perigo e podem ser cumpridas de forma individual ou em grupos. Os jogadores podem unir vários super-amigos para criar supergrupos no combate contra o crime.

Requisitos Mínimos:
Windows 98/ME/XP;
Intel Pentium III 800MHz ou AMD Athlon 800MHz;
256MB de RAM;
Drive de DVD-ROM;
2GB de espaço livre em disco;
Placa de vídeo Geforce Série 2 ou ATI Radeon Série 8500;
Placa de som de 16 bits;
Internet Banda Larga;
DirectX 9.0;
Teclado e Mouse;
Idioma do jogo: Inglês
Idioma do manual: Português
Idade: A partir de 14 anos
Mídia: DVD
Garantia: 90 dias para Defeitos na Mídia.

Web-audiência estável em Julho

A quantidade de internautas residenciais ativos em Julho manteve-se em 13,4 milhões, segundo o Ibope//NetRatings. Desde abril, quando este número caiu depois de atingir a marca dos 14 milhões em março, a audiência vem mantendo-se estável, na casa dos 13 milhões de brasileiros. O tempo de navegação também ficou próximo ao registrado em junho: 20 horas e 39 minutos.

De novo no ar, o Writely

O Google voltou a aceitar usuários para o editor de texto online Writely, comprado pela empresa, meses atrás, da Upstartle.

Skype + Outlook = Skylook!

É isso aí. Grave todas as suas conversas no Skype em aqruivos MP3 e guarde em pastas do Outlook. Quer saber como? Clique aqui!

SanDisk lança tocador MP3

Correção: A SanDisk lançou ontem um MP3 com 8 GBytes, capaz de armazenar duas mil canções. Praticamente o dobro do iPod Nano, o tocador MP3 mais vendido do mundo. Infelizmente, a fonte da notícia anterior (Wall Street Journal) estava totalmente errada.

O mais recente coelho...

...da cartola do Ministério das Comunicações, na história da licitação das freqüências para banda larga sem fio, é de que a intervenção, via portaria, teria sido recomendada pelo Planalto. mais precisamente, pela Casa Civil. E a portaria já estaria pronta, aguardando apenas o encaminhamento das negociações com a Anatel.

Brasil capaz

A empresa catarinense Mobwave conquistou o segundo lugar na categoria Business do Java Masters 2006, concurso mundial, para estudantes e profissionais, promovido pela BenQ Mobile e a Sun Microsystems. O produto apresentado foi o jogo para celular "Dance Mania", baseado no "Dance Revolution". O prêmio? Além do reconhecimento internacional, uma estação Sun Ultra e três vouchers "Unified Testing Initiative".

O Java Masters 2006 contou com participantes de 100 países.