- Ainda não consegui descobrir as diferenças entre o Origami,
lançado ontem pela Samsung e Microsot no Cebit, e os UMPC mostrados aqui pela Intel. O Origami parece ser apenas a marca do Ultra-Mobile PC da Samsung. Mas continuam dizendo aqui que o software e a Interface do Origami serão diferentes, embora o equipamento mostrado no Cebit rode Windows XP como os daqui. O design é selhante também. Compare as imagens:
Há mais sobre o Origami no
Channel 9, na
página do projeto e no
blog dedicado ao produto.
- A Intel deixará de fabricar placas ATX. No ano que vem, todas serão BTX, por conta da melhor dissipação de calor.
- Mas a companhia continua apostando no aumento do cache dos processadores para nelhorar a cmunicação entre eles e a memória.
- O padrão
WiMAX Mobile está tecnicamente pronto para ser usado e os prineiros produtos deverão chegar ao mercado no ano que vem. O 3GPP com WiMAX já é possível hoje. E o 3GPP2 com WiMAX também, em muitas situações. A adoção em massa, no entando, depende das licenças de uso do espectro concedida pelos governos de cada país.
- O padrão
Wireless USB (com velocidades de conexão de 480 Mbps a três metros e 110 mbps a 10 metros) também começa a decolar, conforme adiantado mês passado no CES.
- As memórias flash NAND, para laptops, de baixo consumo de energia, fabricadas pela Micron, já equipa os iPOds mostrados aqui.
- Cresce o interesse da Intel em auxiliar a comunidade Linux a portar o sistema para os novos processadores Duo Core. Várias palestras técnicas lotaram, assim como este bate papo informal com técnicos que já avançaram bastante neste sentido.
- O próximo filme da Pixar,
Cars Movie, com estréia prevista para 10 de junho nos Estados Unidos, foi todo feito em workstations "duo processadas".
- Off-Topic: equanto escrevo acabo de ouvir na TV que a Apple começou a vender programas de TV para o iPod Video e a LG Eletronics decidiu suportar o padrão HD-DVD.
- Off-Topic 2: Nos corredores do IDF encontrei o professor Zuffo, da USP (o pai, doutor em microeletrônica). Mencionei a notícia da Folha de São Paulo (que hoje o governo afirma ter sido plantada) sobre a possível decisão de Lula pelo padrão Japonês. Ele lamentou. Defende a adoção do modelo misto, com transmissão do padrão , chip do padrão europeu e software MPEG 4 criado no Brasil. "É a nossa única chance de exportar podutos e pagar menos royalties", disse. E disso ele entende um bocado.