Foi divulgada hoje, ao meio dia, a segunda edição da pesquisa "Desburocratização
eletrônica nos municípios do Estado do Rio de Janeiro", realizada pela Firjan e o Sebrae-RJ, que mostra as prefeituras que dispõem dos melhores sites com serviços aos contribuintes - pessoas físicas e, desta vez, especialmente, pessoas jurídicas.
"Esta segunda edição comprava avanço do e-gov no estada, nos últimos tr~es anos e, pela primeira vez, avalia os serviços oferecidos pelos sites de governo para desborucratizar a vida das empresas, comenta Flávia Costa, da Assessoria de Infra-estrutura e Novos Investimentos da Firjan.
Como já havia adiantado, Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, 62 deles têm página na internet com serviços e informações para os contribuintes, um avanço em
relação a 2002, quando apenas 42 eram acessíveis na rede. A região Leste Fluminense, além de reunir o maior número de municípios com presença na internet, foi a que mais evoluiu nos últimos dois anos. Dos 16 municípios que a formam, Búzios é o único que continua sem página na internet.
Todos os sites foram avaliados e receberam notas de comissão técnica da Firjan e do Sebrae-RJ, com base em três critérios: estágio de desenvolvimento, abrangência de assuntos e técnica. O melhor colocado, nos três itens, foi o do município de Petrópolis que desbancou o Rio de Janeiro, que passou da primeira colocação, em 2002, para o segundo lugar na pesquisa atual.
O estágio de desenvolvimento é medido com base no número de serviços oferecidos pelo site. Abrang~encia, pela quantidade de tópicos abordados. E a nota técnica leva em conta critérios como usabilidade e design. O maior peso, na avaliação, recai sobre o fator estágio de desenvolvimento.
na avaliação geral, Petrópolis se destaca com o site mais completo, seguido de Rio de Janeiro, Rezende e Angra dos Reis. Quando a análise passa a ser a de quantidade de serviços voltados as empresasm Petrópolis manteve a liderança, mas Rezende se saiu melhor que o Rio de Janeiro, ficando com a segunda colocação. Campos foi a quarta colocada, seguida de Friburgo e, só depois, na sexta psoição, Angra dos Reis.
Sete municípios que tinham presença na internet em 2002 encontram-se, na pesquisa atual, entre as 30 prefeituras que deixaram de marcar presença na rede. São eles: Carmo, Japeri, Nilópolis, Nova Iguaçu, Porto Real, Teresópolis e Valença.
O estado do Rio de Janeiro possui sites informativos, interativos e transacionais, não apresentando, por outro lado, os chamados integrativos. Dos 62 sites ativos na data da realização da pesquisa, 16 foram classificados como informativos, 38 como interativos e 8 como transacionais.
Entre 2002 e 2005, as regiões que mais evoluíram no processo de desburocratização eletrônica no estado do Rio de Janeiro foram a Noroeste, Leste e Baixada. Não houve também qualquer alteração nas regiões Centro Norte e Serrana. Na primeira, enquanto os municípios de Sumidouro e Duas Barras passaram a ter presença na rede, Carmo e Teresópolis, como já mencionado, encontram-se atualmente na condição de municípios sem site.
Na região Serrana não foi observada qualquer alteração: os municípios de Sapucaia e Areal continuam sem página na internet.
Os 38 sites municipais interativos oferecem, juntos, um total de 17 serviços desse tipo, contra 13 tipos identificados na versão anterior deste estudo. O serviço de Ouvidoria é o que aparece com maior freqüência, estando presente em 93% dos municípios que oferecem serviços interativos.
Em 25 dos 38 sites interativos identificados, esse é o único serviço encontrado, o que contribui para que esses municípios pertençam à categoria em análise e que não sejam considerados meramente informativos. Em 2002, o estado do Rio de Janeiro possuía 28 sites informativos e 14 interativos.
Embora o crescimento dos sites interativos esteja relacionado sobretudo ao elevado número de serviços de ouvidoria, observou-se em 2005 a criação de novos serviços interativos como aqueles voltados a Concursos Públicos, Licitações, Pagamento a Fornecedores e ao Simples. Além disso, observou-se a criação de serviços relacionados a obras e meio ambiente, iluminação pública, vigilância sanitária e habitação, oferecidos exclusivamente pelo site da prefeitura do Rio de Janeiro.
O site da prefeitura do Rio de Janeiro é o que oferece o maior número de serviços
interativos: são 14 em um total de 17 serviços identificados nos sites municipais. A
prefeitura de Niterói, com metade dos serviços interativos oferecidos pela capital, ocupou a 2a colocação, disponibilizando diversos serviços relacionados a impostos como IPTU, ISS, ITBI, Simples, além dos voltados a consulta de processos, licitações e ouvidoria.
No site de Petrópolis, são oferecidos 6 serviços interativos, o que confere ao
município a 3a posição no ranking. O cidadão conta nesse site com os serviços relacionados a impostos (com exceção do Simples), a exemplo de Niterói e com aqueles
voltados a consulta de processos, concursos públicos e ouvidoria.
Serviços Transacionais
Oito são os municípios fluminenses que oferecem serviços transacionais: etrópolis,
Angra dos Reis, Itaboraí, Resende, Paraíba do Sul, Barra Mansa, Porciúncula e Volta
Redonda. Trata-se um avanço considerável em relação ao quadro observado em 2002,
quando nenhum dos 92 sites municipais ofereciam esse tipo de serviço, caracterizado por um maior grau de sofisticação, como mostra o capítulo metodológico dessa pesquisa.
Foram encontrados sete tipos diferentes de serviços transacionais. São eles: Impressão de Documento Fiscais, Consulta Prévia Online (obtenção de alvará provisório), participação em Licitações/ Pregões Eletrônicos, Emissão de Nota Fiscal
Eletrônica, Matrícula Online, Emissão de Certidão Negativa de Débito e Alvará.
A participação em pregões eletrônicos é, ao lado da consulta prévia, um dos serviços mais oferecidos ao cidadão. O primeiro é disponibilizado nos sites dos municípios
de Angra dos Reis, Barra Mansa e Petrópolis, enquanto os serviços de consulta prévia
podem ser encontrados nas páginas das prefeituras de Paraíba do Sul, Porciúncula e
Resende.
Nenhum site conseguiu nota máxima no critério Abrangência de Assuntos. O destaque foi Petrópolis, que apresentou 16 dos 18 assuntos considerados no levantamento,
seguido por Campos e Rio de Janeiro, ambos abordando 15 assuntos.
Desde 2002, de um modo geral, não houve melhora significativa na usabilidade e no
design dos sites municipais. A grande maioria ainda possui navegação deficiente, mal uso de imagens e animações, além de problemas de formatação, com gravidade semelhante ao encontrado no estudo realizado há três anos.